Quanto rende? Como investir bem mesmo com juros altos – seja na poupança, no Tesouro Direto ou até em ações

Descubra quanto o dinheiro rende na poupança e em diferentes aplicações de renda fixa e renda variável. Compare opções e escolha sua alternativa.

Você já sonhou em ter uma ilha particular ou só quer mesmo tirar um belo sabático? Ou, então, ter uma aposentadoria tranquila? Pois saiba que investir pode ser o caminho para realizar esses e outros sonhos. Pensando nisso, a Inteligência Financeira montou esse guia de ‘quanto rende‘.

Afinal, para melhorar seus rendimentos, não basta sair por aí colocando seu dinheiro em qualquer aplicação, como as que prometem retorno de 10% todo mês, viu? É preciso escolher, então, os melhores ativos para o seu perfil de investidor e definir boas estratégias de alocação.

O que é o Guia Quanto Rende

Neste guia Show me the Money, vamos mostrar como você pode fazer seu dinheiro render mais com renda fixa – que é quase tão segura quanto andar de bicicleta com capacete e rodinhas🚴.

Mas não para por aí: também vamos apresentar as principais opções em renda variável e explicar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Você vai aprender sobre como fazer seu dinheiro render mais com CDBs, LCIs, LCAs, CRAs e CRIs, ações, fundos imobiliários.

Ei, calma! Parece um monte de siglas sem sentido? Pois bem, não se preocupe! Isso porque nós vamos descomplicar tudo para você.

Você vai ver que cada uma dessas opções tem suas características e seus rendimentos, que podem variar de acordo com o prazo, o risco, a taxa de juros (Selic) e as condições de mercado.

Então, vamos lá! Com este guia, você vai aprender a tomar decisões mais inteligentes para fazer seu dinheiro render mais – afinal, dinheiro parado não realiza sonhos. Bora lá?

Poupança

Apesar de ser considerada uma opção hiperconservadora, a caderneta de poupança ainda é o investimento favorito dos brasileiros. De acordo com pesquisa da Anbima, 26% dos entrevistados possuem aplicação na modalidade.

Mas será que a poupança é realmente a melhor opção para investir o seu dinheiro? Para saber mais sobre essa questão, portanto, veja os conteúdos abaixo sobre quanto rende na poupança, comparativo com outros investimentos e simulações de rendimentos.

Tesouro Direto e CDB

Mas você quer algo que rende mais do que a poupança? Então, saiba que há alternativas. O Tesouro Direto, por exemplo, é um programa do governo brasileiro que permite o investimento em títulos públicos federais. Sendo uma opção de renda fixa, nesta seção, vamos analisar o rendimento do Tesouro Direto em diferentes cenários e compará-lo com outras alternativas de investimento.

Certificados de Depósito Bancário (CDB) são títulos emitidos por bancos para captar recursos e financiar suas atividades. Nesta seção, então, investigaremos os rendimentos dos CDBs em diferentes cenários e como eles se comparam com outros investimentos em renda fixa e poupança.

LCI e LCA

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Portanto, aqui exploraremos os rendimentos de LCIs e LCAs em diversos cenários e prazos, além de compará-los com outras opções de renda fixa e investimento em imóveis.

Aliás, vale lembrar que eles são títulos emitidos por instituições financeiras que captam recursos para financiar projetos imobiliários e do agronegócio. Bora ver seus rendimentos:

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) são uma alternativa interessante para investidores que desejam exposição ao mercado imobiliário com a característica de renda variável. Ou seja, você ganha com imóveis, mas sem ter de pagar pelos custos deles (como aluguel, condomínio, contas de água e luz etc.). Parece uma ótima ideia, não é mesmo?

Portanto, vamos abordar o rendimento de fundos imobiliários em diferentes situações, tanto os de tijolo quanto os de papel, e como eles se comparam a outros tipos de investimentos, como a poupança e a renda fixa.

CRA e CRI

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis desses setores.

Nesta seção, então, vamos explorar os rendimentos desses investimentos e como eles se comparam com outras opções de renda fixa e a poupança. Vamos lá!

Ações

Você quer ficar de olho no sobe e desce das bolsas de valores – e, claro, ganhar dinheiro com isso? Se a sua resposta for “sim”, é hora de investir em ações. Opa, sempre lembrando de que isso tem de estar atrelado ao seu perfil de investidor, ok?

Veja alguns conteúdos que podem te ajudar a lucrar com ações: