Os tipos de investimentos: para qual perfil de investidor?

Depois de conferir a conversa de Cauê Fabiano com Victor Vietti, superintendente de portfolio e recomendação de investimentos do Itaú, conheça os tipos de aplicação mais adequados para o seu perfil

Você assistiu ao vídeo – e leu os posts anteriores, portanto já sabe que é fundamental conhecer o seu perfil de investidor. Assim, você saberá quais os tipos de investimentos mais adequados para você. Resumindo, a primeira dica é: você precisa se conhecer.

Não estamos falando de divã de psicólogo, e sim de entender o seu perfil como pessoa que vai investir. O primeiro passo é entender se você é uma pessoa conservadora, moderada ou arrojada. Com isso, você sabe qual seu limite para encarar riscos e quais investimentos tem mais sua cara.

Sabendo disso, anote no seu caderno ou bloco de notas no celular, qual o seu perfil e, em seguida, quais são suas expectativas e metas. Depois, faça o cálculo de quanto você quer deixar na sua reserva de emergência. Essa é uma dica importante. Esse valor deve te deixar dormir tranquilo, sabendo que você tem essa quantia investida com rápida liquidez caso aconteça algo fora do planejado.

Tipos de investimentos de acordo com os prazos

A próxima na nossa lista de dicas para investir é desenhar uma tabela de tempo com três colunas: curto, médio e longo prazo. A partir disso, você vai entender como suas metas e expectativas podem ser quebradas nesses períodos. Por exemplo: a aposentadoria pode ser a longo prazo, já a próxima parcela do financiamento precisa ser a curto prazo. Com esse caderninho completo fica fácil enxergar seu dinheiro, suas metas, sua disponibilidade e juntar esses fatores em um investimento que atende todas os seus pontos.

Em seguida, pesquise quais são os tipos de ativos que se encaixam melhor às suas necessidades. Renda fixa costuma precisar de mais tempo investido e ter menos riscos. A renda variável pode dar mais frio na barriga, mas pode trazer mais dinheiro rápido. Estude as classes de ativos e o cenário econômico também, porque o que acontece no mundo influencia diretamente no funcionamento dos investimentos. Nos próximos posts, vamos te ensinar quais são as características e particularidades da renda fixa e da renda variável.