Plataforma de investimentos

A plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.

As plataformas de investimentos são disponibilizadas por corretoras ou por bancos e funcionam em site ou por aplicativo. Ativos como títulos públicos, commodities, debêntures, fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, BDRs, ETFs são encontrados naquele ambiente. As plataformas oferecem produtos de várias origens, porque são independentes, ou seja, não estão ligadas a uma instituição financeira.

O que são Finanças Descentralizadas?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Por que plataformas de investimentos são atraentes?

Em geral, os custos cobrados pelas plataformas de investimentos, como taxa de corretagem e de custódia, costumam ser mais baixos. Além disso, outros fatores têm atraído a atenção dos investidores para as plataformas, como a facilidade de navegação, o melhor monitoramento da carteira, a assessoria financeira e o material didático sobre os ativos. Ou seja: o sistema é bastante fácil de ser usado.

Mas há algo a mais nessa história. Segundo a Anbima, os investidores que recorrem às plataformas de investimentos são atraídos também pela gestão ativa dos fundos, principalmente os independentes, que já representam cerca de 20% da carteira dos investidores pessoa física.

A abertura da conta em uma plataforma é simples e se resume em: preencher um cadastro com seus dados, fazer um teste sobre seu perfil de investidor, informando em quais produtos você gostaria de investir ou tem interesse em conhecer melhor.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett…

Leia Mais Ir para: Berkshire Hathaway
Direto ao Ponto LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

A LCA é um ativo de renda fixa, emitido por instituições financeiras públicas e privadas. Na prática, ao investir em LCA, você estará emprestando dinheiro para o agronegócio. …

Leia Mais Ir para: LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Direto ao Ponto BDR (Brazilian Depositary Receipt)

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo com o qual o investidor tem acesso a ações de empresas estrangeiras pela B3, sem ter que abrir conta em corretora de outro país.…

Leia Mais Ir para: BDR (Brazilian Depositary Receipt)
Direto ao Ponto Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.…

Leia Mais Ir para: Ibovespa
Direto ao Ponto NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para: NFTs

Você também pode gostar
Joseph Silva Publicado em 20.fev.2024 às 16h24
Ações fracionadas pagam dividendos?

Veja as regras para recebimento de dividendos no caso de acionistas que compram menos do que um lote de ações

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 13h34
XP recomenda compra de ações da Vale (VALE3); mineradora divulga balanço na quinta-feira

Analistas apontam desconto em relação ao preço do minério de ferro e dividend yield atrativo

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 13h12
Dropbox (DBX) cai 23,93% após previsão de receita menor que a esperada

Os mercados não abriram nesta segunda-feira devido ao Feriado do Dia do Presidente

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 12h11
Itaú BBA vê Life bombando e sobe preço-alvo de Vivara (VIVA3)

Analistas preveem agora uma aceleração das inaugurações de lojas da Life, que têm maior margem e devem ajudar no fluxo de caixa do grupo

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 11h05
Goldman Sachs eleva recomendação de Bradesco (BBDC4) e Usiminas (USIM5)

As decisões chegam após as companhias terem divulgado seus resultados do quarto trimestre de 2023

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 10h34
Ibovespa fecha na máxima, acima de 129 mil pontos; dólar recua a R$ 4,93

Relatório de análise gráfica indica que a região de resistência em 130,6 mil pontos continua importante

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 09h59
Itaúsa (ITSA4) vai pagar R$ 5,6 bilhões em dividendos e JCP

Remuneração aos acionistas da holding do Itaú está prevista para 8 de março

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 08h03
HCTR11: FII corre risco de suspensão por não ter balanço aprovado? Entenda o que isso significa

Em resposta à B3 e CVM, Vórtx diz que auditoria do Hectare FII se sentiu 'insegura' ao avaliar contas da emissora Gramado Parks; para a B3, fundo não descumpre regras que justifiquem a deslistagem

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h37
Barclays (B1CS34) lucra menos que o esperado e anuncia planos de devolver capital

o Barclays também anunciou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital a seus acionistas entre 2024 e 2026, por meio de dividendos e recompras de ações

1 min.
Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h00
Bolsas da Europa operam mistas após balanços; Barclays salta mais de 4%, mas mineradoras caem

Na madrugada de hoje, o banco Barclays divulgou lucro menor do que o esperado, mas também revelou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital aos acionistas entre 2024 e 2026

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site