ETF

Direto ao Ponto
ETF

ETF é a sigla em inglês para fundo negociado em Bolsa (Exchange Traded Fund). Esses fundos replicam o desempenho de índices como Ibovespa e Nasdaq. Eles também são chamados de fundos de índice.

O patrimônio dos ETFs é usado para imitar a carteira teórica de índices. Ou seja, os mesmos ativos que compõem um índice como o Ibovespa estão, na mesma proporção, em um fundo que acompanha o indicador. Se o Ibovespa sobe, o ETF sobe na mesma proporção porque o fundo comprou todas as ações que estão no índice. Todos os ETFs estão atrelados a um índice de referência.

São dezenas de ETFs presentes na B3. Eles estão atrelados a índices acionários (como Ibovespa, Nasdaq, S&P500, Small Cap), de criptomoedas (NQBTC e NQETH, que medem o desempenho do Bitcoin e Ethereum, respectivamente) e de commodities (como o Índice de Materiais Básicos). A Bolsa ainda tem ETFs que refletem a variação de índices de renda fixa, compostos por títulos públicos ou privados. Para comprar cotas em um desses fundos basta ter conta em uma corretora e procurar pelo código do instrumento desejado. 

Diferença entre ETF e fundo de ações

A gestão do ETF é passiva. Ou seja, como sua composição reflete algum índice, não é a gestora quem decide quais ativos entram ou saem da carteira. Já os fundos de ações têm gestão ativa, onde o objetivo é superar a média do mercado escolhendo quais ativos comprar ou vender. 

Por que investir em ETFs?

Se você aposta na alta do S&P500, pode comprar uma cota de ETF atrelado ao índice em vez de comprar todos os ativos que compõem o indicador, o que seria muito caro. Outra vantagem dos ETFs é a diversificação, já que comprando uma cota desses fundos você pode investir indiretamente em dezenas de empresas e setores. 

Você ainda pode investir em ETFs de tendências. Esse tipo de ETF temático espelha o desempenho de índices ligados a novidades, como o setor de hidrogênio. 

Cada um, cada um 

Cada fundo tem sua particularidade. No caso dos ETFs de Ibovespa há competição na taxa de administração para atrair investidores. Já um fundo ligado ao Ethereum traz o custo da negociação da criptomoeda. Por isto, é importante estudar sobre o produto antes de investir. Como todo ETF é atrelado a um índice, é possível conhecer os ativos que compõem os indicadores para saber o destino do seu dinheiro.

Glossário  ETF Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Globo News Atualizado em 20.jul.2022 às 15h16 Duração 2 min.
Como funcionam os ETFs? Como investir neles?

Esse ativo é uma ótima opção para quem quer diversificar sua carteira com um investimento prático e eficiente

Manhã Inteligente Publicado em 30.jun.2022 às 12h06
PIB dos Estados Unidos, investimentos em debêntures, golpes financeiros

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli comentam esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta quinta (30)

Fernanda Bottoni Atualizado em 25.jul.2022 às 17h09
Investimentos para iniciantes: guia completo com os primeiros passos

Com este manual, você descobrirá como começar a investir no mercado financeiro com segurança

20 min
íon Itaú Publicado em 13.jun.2022 às 09h59
ETFs: como investir em fundos que acompanham índices da economia verde

Você não precisa assinar listas de ONGs para apoiar o meio ambiente. REVE11, YDRO11 e ECOO11 podem trazer responsabilidade ambiental para a carteira de investimentos

4 min
Itaú Meu Negócio