Plataforma de investimentos

A plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.

Corretoras ou bancos disponibilizam as plataformas de investimentos, que funcionam em site ou por aplicativo. Encontram-se ativos como títulos públicos, commodities, debêntures, fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, BDRs, ETFs são encontrados naquele ambiente. As plataformas oferecem produtos de várias origens, porque são independentes, ou seja, não estão ligadas a uma instituição financeira.

O que são Finanças Descentralizadas?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Por que plataformas de investimentos são atraentes?

Em geral, os custos cobrados pelas plataformas de investimentos, como taxa de corretagem e de custódia, costumam ser mais baixos. Além disso, outros fatores têm atraído a atenção dos investidores para as plataformas, como a facilidade de navegação, o melhor monitoramento da carteira, a assessoria financeira e o material didático sobre os ativos. Ou seja: o sistema é bastante fácil de usar.

Mas há algo a mais nessa história. Segundo a Anbima, os investidores que recorrem às plataformas de investimentos se sentem atraídos também pela gestão ativa dos fundos, principalmente os independentes, os quais já representam cerca de 20% da carteira dos investidores pessoa física.

A abertura da conta em uma plataforma é simples e se resume em: preencher um cadastro com seus dados, fazer um teste sobre seu perfil de investidor, informando em quais produtos você gostaria de investir ou tem interesse em conhecer melhor.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 03 dez. 2024, 10:26
Hapvida (HAPV3) vai investir R$ 2 bilhões em expansão de sua rede própria até 2026

A operadora vai erguer dez novos hospitais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Belém e Campo Grande

POR
Aluísio Alves 03 dez. 2024, 07:00
Santander (SANB11): vale a pena investir de olho nos dividendos?

Analistas apostam no papel como uma tese de recuperação, mas cenário de juros altos preocupa com possível aumento da inadimplência

POR
Raphael Coraccini 02 dez. 2024, 18:36
Ambev lidera ganhos no Ibovespa em dia bom para algumas ações de consumo e frigoríficos

Ações em alta: Além da ABEV3, empresas como PETZ3 e MGLU3 também ficaram entre as melhores

POR
Lucas Andrade 02 dez. 2024, 09:46
BB aposta em Vale (VALE3) e JBS (JBSS3) na carteira de dividendos para dezembro

Petrobras (PETR4) e Taesa (TAEE11) também figuram no portfólio do banco focado na distribuição de proventos; confira a lista completa

POR
Daniel Fernandes 02 dez. 2024, 06:00
Semana começa com investidores de olho no pacote fiscal (ainda) e na divulgação do PIB

Confira mais informações sobre o que esperar do mercado nesta segunda-feira. Morning call resume o noticiário para você.

Clique e veja mais