Companhia Energética de Minas Gerais S.A. – Cemig (CMIG4)

Acompanhe a cotação da ação CMIG4 na Bolsa de Valores (B3) em tempo real e veja as últimas notícias sobre a empresa

Powered by TradingView

A Companhia Energética de Minas Gerais S.A., ou Cemig (CMIG4), é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo governo de Minas Gerais, que detém cerca de 51% das ações ordinárias. A Cemig (CEMIG4) atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além de estar presente no mercado de gás natural, energia renovável, soluções energéticas sustentáveis e consultoria para eficiência energética.

Acompanhe abaixo as principais características da Cemig (CMIG4):

Geração: o tamanho da Cemig (CMIG4)

A companhia tem participações em 83 empreendimentos de geração em 10 Estados brasileiros, sendo 44 empreendimentos próprios, com 100% de participação acionária. São 60 hidrelétricas, 07 eólicas e 01 fotovoltaica.

Transmissão da Cemig (CMIG4) em km

Por intermédio de suas controladas e coligadas de transmissão de energia elétrica, opera uma rede de transmissão de mais 5.000 km. É um dos maiores grupos de transmissão de energia do País.

Distribuição para quase toda Minas Gerais

A Cemig Distribuição S.A (ou Cemig D), portanto, atende aproximadamente 96% do Estado de Minas Gerais. Na região, ela tem cerca de 9 milhões de consumidores.

Cemig (CMIG4) é a maior comercializadora de energia do Brasil

Assim, a Cemig (CMIG4) é a maior comercializadora de energia do Brasil. E é, segundo a própria companhia a que mais cresce no mercado varejista de energia. Assim, a empresa também é a segunda maior do país em volume de energia contratada. São 88,23 MW médios (MWméd) em agosto de 2024, segundo dados mais recentes.

E-commerece no foco da Cemig (CMIG4)

Além disso, a Cemig (CMIG4) lançou em em 2023 um sistema de e-commerce para oferece aos clientes de média tensão a possibilidade de simular e contratar energia renovável com desconto de até 35%. Assim, a Cemig passou do sétimo lugar em energia contratada no mercado varejista, em maio deste ano, para o quinto lugar, em junho, com 47 MWméd.

Com reportagem de Miriam Kenia

Leia a seguir

Leia a seguir