C Level

C Level é o nome dos cargos mais altos dentro das empresas de capital aberto e fechado. O CEO (Chief Executive Officer) é o líder mais importante e a ele estão subordinados os demais cargos de direção, como CFO, CTO e CMO.

C Level em tradução livre seria algo como “Nível C”, muito embora ninguém ouse traduzir C Level. Neste caso, “C” vem de chief (chefe, em português). São eles, os C Level, que decidem qual o caminho a companhia deve seguir, se o risco apontado deve ser tomado e como mitiga-lo, estabelecer e cumprir estratégias operacionais.

Para o investidor, seja pessoa física ou institucional, é importante acompanhar e entender como essas lideranças organizam a estratégia das empresas, porque isso vai definir o futuro da companhia.

No vídeo abaixo, vamos te explicar de forma bem simples quem é essa figura importante no mundo das empresas:

Quais são os principais C Level?

A cada temporada, novas lideranças vão surgindo. Muitas delas aparecem conforme as empresas vão mudando. São novos cargos, novos perfis de profissionais, mas todos têm foco em uma só direção: gerar resultado, respeitando a agenda ESG.

Veja abaixo, alguns exemplos de C Level:

Chief Executive Officer (CEO)

É o(a) presidente da companhia, a liderança que cumpre o papel de ser o(a) estrategista. É a pessoa que acompanha de perto o que está acontecendo dentro da empresa, conhece os meandros do setor onde ela está inserida, mantém contato com outras lideranças, identifica oportunidades rapidamente. Seu trabalho consiste em estar munido de informações que ajudem a antecipar tendências e mitigar riscos inerentes ao negócio.

Chief Financial Officer (CFO)

É o(a) diretor(a) de finanças, que lidera, por exemplo, a área de auditoria e controladoria. Ele representa o mais alto cargo das finanças de uma empresa. Também chamado de diretor financeiro, o responsável por essa função deve gerenciar toda a estratégia financeira da companhia, tendo um profundo domínio sobre economia, mercado, gestão de carteiras, contabilidade, pesquisa de investimento, análise de risco, entre outros assuntos.

Chief Technology Officer (CTO)

O(A) diretor(a) de tecnologia é o(a) responsável por administrar os sistemas de uma empresa e toda a equipe que trabalha na área. Embora exista uma confusão entre os cargos de CIO e CTO, o primeiro observa as novidades tecnológicas que podem gerar valor ao negócio. Enquanto isso, o CTO busca trazer melhorarias no produto final com as tecnologias já disponíveis, com uma visão mais técnica.

Chief Information Officer (CIO)

O(A) CIO é o(a) diretor(a) de infraestrutura tecnológica. Toda a área de TI é da responsabilidade do(a) CIO, que tem como meta principal o aumento da eficiência da empresa, para que ela seja mais competitiva. Pode não ser comum em todas as empresas, mas vem ganhando cada vez mais presença naquelas que tenham um perfil mais tecnológico.

Chief Marketing Officer (CMO)

CMO é o(a) diretor(a) de marketing, ou seja: é a pessoa que: guia o posicionamento da marca, orienta campanhas para a agência de publicidade, trabalha em conjunto com a equipe de vendas, trabalha com desenvolvimento de produtos, estudos de mercado, atendimento ao cliente, experiência do usuário, entre outros.

E lá vem o RI

O profissional de relações com os investidores, ou simplesmente RI, é considerado(a) um(a) líder importante nas companhias de capital aberto. Afinal, ele(a) é o(a) responsável por toda comunicação que a empresa precisa fazer ao mercado – e é um(a) dos primeiros a ser acionado quando estoura alguma crise. Para te explicar um pouco melhor qual é o papel do RI, Melissa Angelini bateu um papo com a Inteligência Financeira na Entrevista da Semana, que está logo abaixo:

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Ativo financeiro

O ativo financeiro é o mesmo que investimento ou produto financeiro. Há diversos ativos no mercado, como ações, títulos públicos e privados, BDRs, ADRs, ETFs.…

Leia Mais Ir para: Ativo financeiro
Direto ao Ponto Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.…

Leia Mais Ir para: Open banking
Direto ao Ponto Swing trade

Swing trade é uma operação feita na Bolsa de Valores, na qual o investidor compra e vende ações em pregões diferentes, com intervalo de dias ou semanas.…

Leia Mais Ir para: Swing trade
Direto ao Ponto Blockchain

Blockchain é um sistema que faz duas coisas importantes: registra e rastreia transações de ativos, tudo de maneira online. Esses ativos podem ser tangíveis, como bens materiais, ou intangíveis, como patentes, direitos autorais, transferências e outros documentos. O que torna a blockchain diferente de outros meios de registro é a segurança, já que as informações são distribuídas e criptografadas, reduzindo o risco de invasões. …

Leia Mais Ir para: Blockchain
Direto ao Ponto Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.…

Leia Mais Ir para: Open finance
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 09.abr.2024 às 12h13
BNDES confirma concurso com salário inicial de R$ 20,9 mil

Seleção tem previstas 150 vagas imediatas, além de posições de cadastro de reserva

2 min.
Martin Iglesias Publicado em 31.mar.2024 às 06h00
O que eu aprendi com Daniel Kahneman, pai das finanças comportamentais

Kahneman substitui a visão tradicional do investidor avesso a riscos por um investidor sujeito à aversão às perda

5 min.
Redação IF Publicado em 16.fev.2024 às 10h22
IBGE: desemprego cai de forma significativa em 2 de 27 unidades da Federação entre 3º e 4º tri

Os dados são da Pnad Contínua e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

2 min.
Redação IF Publicado em 12.fev.2024 às 09h01
Você tem medo de perder emprego para IA?

Pesquisa mostra os potenciais impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro

2 min.
Rafael Balsemão Publicado em 05.fev.2024 às 15h45
Veja o que dizem os analistas sobre as ações da Ferrari (RACE) após a contratação de Hamilton 

Piloto de Fórmula 1 mais bem-sucedido da história, Lewis Hamilton tem 103 vitórias e salário milionário, com direito a doação para jovens minorias no automobilismo

7 min.
Redação IF Publicado em 31.jan.2024 às 09h28
Desemprego no Brasil: taxa cai a 7,8% em 2023, menor patamar desde 2014

País fechou o ano passado com média de 8,5 milhões de pessoas em busca de um trabalho

5 min.
Redação IF Publicado em 22.jan.2024 às 10h52
Redução da jornada de trabalho deve voltar à pauta do Senado em 2024

Assunto tem sido tendência no mundo todo, com alguns países já colocando em prática legislações ou projetos pilotos

7 min.
Clique e veja mais