ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)

Direto ao Ponto
ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social, Corporate Governance. Empresas com as melhores práticas para questões ambientais, sociais e de governança são consideradas empresas ESG.

Dentro do critério Ambiental, são considerados itens que impactam no clima, por exemplo. Em Social, são levadas em consideração questões envolvendo a diversidade das equipes, os direitos humanos e a proteção ao consumidor. E no quesito Governança, a análise fica por conta da estrutura de gerenciamento da empresa. Em resumo, isso é o que é o ESG.

O que é e como começou o ESG

A organização das empresas em torno do ESG é recente, não passa de 20 anos. Em 2004, o Banco Mundial, a ONU e bancos de nove países assinaram um documento cujo título era “Ganha quem se importa” (ou “Who cares wins”). Kofi Annan, então secretário-geral da ONU, questionou os presentes na reunião sobre como tornar os pontos que envolviam o meio ambiente, as comunidades e a transparência das corporações em algo real e importante para o mercado de capitais. 

Até então, as questões em relação ao ESG até existiam, mas não eram organizadas, nem relevantes. Foi a partir do documento da ONU que as empresas passaram a estruturar melhor seus planejamentos para as tão aclamadas três letrinhas do ESG. O resultado já pode ser visto a olho nu: só nos Estados Unidos, país onde tudo é calculado e vira uma estatística, o volume de vendas de produtos de empresas com o selo ESG foi de quase US$ 18 bilhões em 2020, o que representa um crescimento de 520% em cinco anos. E o Brasil, por sua vez, criou um índice na Bolsa, o ISE B3, como veremos a seguir. 

O que rola no mercado financeiro 

A Bolsa de Valores brasileira criou um índice para medir o esforço das empresas de capital aberto com relação ao ESG. É o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Assim como o Ibovespa, o ISE B3 mostra uma média. Neste caso, ele se refere ao desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo reconhecido comprometimento com a sustentabilidade.  

A Bolsa brasileira foi a primeira a adotar um benchmark ESG em toda a América Latina, em 2005. Em janeiro de 2022, o ISE B3 ganhou uma nova listagem, que vale até dezembro. E é no final do ano, aliás, quando o índice é revisto e sua composição pode mudar. 

No mercado financeiro norte-americano, por exemplo, a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, causou comoção ao anunciar que iria retirar de seu portfólio empresas cujas receitas fossem dependentes da produção de carvão térmico. O presidente da companhia, Larry Fink, aliás, vem exigindo maior divulgação de dados sobre sustentabilidade, tanto de empresas públicas quanto das privadas.  

Quais empresas entram – ou não – no ISE: 

Entre os critérios de seleção de empresas que fazem parte do ISE estão:

  • ter ativos elegíveis, que nos últimos três anos tenham ocupado as 200 primeiras posições nas negociações da bolsa; 
  • ter papéis negociados em pelo menos metade dos pregões em três anos; 
  • ter pontuação nos critérios da B3 que seleciona as empresas para o índice. 

O ISE não aceita BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária ou sob intervenção. 

Glossário  Bolsa de Valores Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Blue Chip

Blue chips (ou large caps) são empresas listadas na Bolsa de Valores e que têm valor de mercado acima de R$ 40 bilhões.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Oferta hostil

Também conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
B3

A B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a Bolsa de Valores do Brasil, que está sediada em São Paulo.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar

Redação IF Atualizado em 23.maio.2022 às 19h36
Dow Jones sobe mais de 600 pontos; S&P 500 se afasta do território ‘Bear Market’

O S&P 500, índice de referência do mercado de ações nos EUA, avançou 1,9% nesta segunda-feira

Manhã Inteligente Publicado em 23.maio.2022 às 11h02
Dados da inflação, Fórum Econômico Mundial, preços dos combustíveis

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h47
Varíola do macaco: avanço da doença impulsiona ações de farmacêuticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que todos precisam ficar atentos com a alta nos casos ao redor do mundo