Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.

Cada casa de análise tem em seus quadros analistas com CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é concedido por uma instituição chamada Apimec (Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). São esses analistas – e somente eles – que fazem recomendações de investimento. A casa de análise pode ser independente, ou seja, não ter relação com outra instituição, ou pode ser ligada a um banco, por exemplo. Em todas elas, o investidor paga mensalidade e tem direito a receber, além das recomendações de investimento, relatórios, newsletters, dicas pontuais sobre uma ação específica, uma tendência de investimentos e cursos. 

Quem são os analistas?  

O analista que queria ter CNPI precisa passar por dois exames (Conteúdo Brasileiro e Conteúdo Global), com questões teóricas e técnicas. Ali são abordados temas como: sistema financeiro nacional, mercado de capitais, mercado de renda fixa, mercado de derivativos, conceitos econômicos, conduta e relacionamento, governança corporativa, relações com investidores e sustentabilidade. A única exigência para prestar o CNPI é ter faculdade concluída, em qualquer área. Mas não pense que seja fácil passar no exame.  

Um analista CNPI é um profissional qualificado e bastante valorizado pelo mercado. Ele pode trabalhar em várias áreas, como consultoria, análise e pesquisa financeira, investment banking, finanças corporativas, administração de riquezas, relações com investidores e operações no mercado financeiro e de capitais. 

Casa de análise ou Netflix? 

Uma nova onda invadiu as casas de análise no Brasil: a produção de filmes e documentários sobre pessoas que influenciam o mercado financeiro, ou sobre novos investimentos (em cannabis, por exemplo). Algumas delas, inclusive, estão migrando para o streaming, que é um modelo de distribuição digital e as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. Há oito anos, havia duas casas de análise no Brasil. Mas, com a queda dos juros, os investidores sentiram necessidade de diversificar suas carteiras e até arriscar um pouco mais. Foi então que houve uma proliferação das casas de análise, que já chegam a quase dez atualmente. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para: Banco Central (BC)
Direto ao Ponto Rali de Natal

É um fenômeno de alta no mercado acionário que, em geral, acontece nos últimos três meses do ano quando os investidores estão mais otimistas.…

Leia Mais Ir para: Rali de Natal
Direto ao Ponto Direito de subscrição

Direito de subscrição é a preferência dada ao acionista para adquirir mais ações, quando uma empresa decide fazer uma nova captação (follow on).…

Leia Mais Ir para: Direito de subscrição
Direto ao Ponto Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)

A PNAD, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o indicador que mostra a força de trabalho no curto, médio e longo prazos em todo território nacional e regionalmente.…

Leia Mais Ir para: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)
Direto ao Ponto Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.…

Leia Mais Ir para: Abertura de mercado
Direto ao Ponto Home broker

Home broker (HB) é uma plataforma digital que liga investidores à Bolsa de Valores, negociando títulos mobiliários. É pelo home broker que você tem acesso ao pregão eletrônico e pode fazer suas negociações de ações e outros ativos pela internet.…

Leia Mais Ir para: Home broker

Você também pode gostar
íon Itaú Publicado em 19.fev.2024 às 16h54
O que esperar do mercado de venture capital em 2024?

Em tecnologia, estudar e compreender o passado é essencial para navegar o futuro

4 min.
Lucas Andrade Publicado em 08.fev.2024 às 08h44
Itaú BBA vê recuperação do Bradesco (BBDC4) ‘mais difícil do que esperado’

Ações do banco tombaram 15% com divulgação de balanço e plano estratégico

Martin Iglesias Publicado em 06.fev.2024 às 10h47
Declaração do Imposto de Renda é uma ferramenta valiosa para o planejamento financeiro

Cada linha preenchida, cada cálculo feito é um passo em direção à gestão mais eficaz do próprio dinheiro

Fernanda Bottoni Publicado em 31.jan.2024 às 15h58
Ações da B3 renderam bem no longo prazo. Mas agora é hora de comprar B3SA3?

Analistas fazem cálculos e avaliam momento dos papéis e te mostram se vale a pena ou não investir

Redação IF Publicado em 30.jan.2024 às 07h29
PIB da zona do euro: veja que países superaram a expectativa e qual entrou em recessão

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia na área da moeda comum europeia cresceu 0,1%, após ter ficado estável no terceiro trimestre

Cesar Grafietti Publicado em 29.jan.2024 às 11h50
A bolha do patrocínio dos sites de aposta: quando elas estouram, resta o vento

Dá para dizer, sem medo de errar muito, que as casas de apostas injetarão mais de R$ 2 bilhões no mercado publicitário

8 min.
Aluísio Alves Publicado em 26.jan.2024 às 06h15
Ibovespa pode fechar 2024 em 152 mil pontos, diz JPMorgan: ‘O Brasil ainda está barato’

Queda da Selic, boom das exportações de petróleo e vácuo deixado pela China são alguns dos fatores que podem impulsionar ações brasileiras

Fernanda Bottoni Publicado em 22.jan.2024 às 14h04
Quanto renderam as ações da Gol? É hora de comprar ou é melhor esperar mais um pouco?

Especialistas tiram dúvidas sobre GOLL4 e calculam quanto o investidor ganhou ou perdeu

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site