Exchange

Exchange é a plataforma digital onde você consegue comprar e vender suas criptomoedas e tokens. São corretoras que operam unicamente criptomoedas.
– Ilustração: Renata Miwa

O que são?

Uma exchange é uma corretora de criptoativos. Porém, diferentemente das casas de câmbio tradicionais, ela só existe no ambiente digital. Sendo assim, é uma plataforma eletrônica que facilita a compra, a venda e a troca de moedas digitais e tokens.

São elas que fazem a custódia dos ativos digitais, antes de você colocar as moedas em sua wallet.

Você pode negociar com outros investidores?

Sim, essa modalidade até tem nome: pair to pair (ou p2p), mas neste caso é impossível ter certeza da origem dos recursos, e isso pode dar algum problema futuro. Para evitar este tipo de risco, as exchanges surgiram no mercado, num modelo muito parecido aos das corretoras de valores tradicionais. Elas cobram taxas pela intermediação e liquidez, além de impostos.  

Exchange é necessária para investir em criptomoedas

Portanto, para começar a investir em criptomoedas, é preciso abrir uma conta em uma exchange (o que, geralmente, é gratuito) e fazer a transferência do seu dinheiro para lá. Você, então, escolhe a moeda que deseja e faz a ordem de compra, que pode ter definição de quantidade e preço – e aí, quando o mercado atinge o que você determinou, a negociação é executada. 

Tudo é bem simples, mas atenção: este é um mercado que oscila muito, tanto para cima quanto para baixo. A recomendação dos especialistas é que você deva começar com calma, com pouco dinheiro, nada muito acima de 5% do que você tem disponível do seu portfólio de investimentos. 

Como escolher uma exchange?

Para escolher uma boa exchange, é preciso olhar certas coisas, como:

  • Conhecer a história da exchange, analisando quando ela foi fundada, quais são seus sócios, o CNPJ e outras informações essenciais
  • Conferir as avaliações recebidas pela exchange em sites, quais os problemas mais comuns e a forma como a empresa lida com essas questões
  • Analisar as taxas cobradas e quais os serviços oferecidos
  • Verificar se a exchange atua no Brasil e está de acordo com as leis do nosso país, especialmente as tributárias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Monitor do PIB-FGV

O Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor. Isso porque a base de cálculos do levantamento usa a mesma metodologia das Contas Nacionais apuradas pelo IBGE, que também faz o levantamento do PIB.…

Leia Mais Ir para: Monitor do PIB-FGV
Direto ao Ponto Boletim Focus

O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira, às 8h30, com projeções considerando as expectativas de especialistas do mercado financeiro para o PIB, IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, entre outros indicadores. Por que ele é importante? Porque o Focus é considerado um termômetro para se entender o momento e os rumos da economia brasileira.…

Leia Mais Ir para: Boletim Focus
Direto ao Ponto Gestor de investimentos

É o profissional que administra um fundo de investimentos com o objetivo de fazer o patrimônio dos clientes crescer.…

Leia Mais Ir para: Gestor de investimentos
Direto ao Ponto Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.…

Leia Mais Ir para: Abertura de mercado
Direto ao Ponto Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda criada no mundo. Ele é baseado em uma rede descentralizada, chamada de blockchain, e não depende de nenhum banco para circular …

Leia Mais Ir para: Bitcoin
Direto ao Ponto Contratos futuros

Contratos futuros, contratos de futuros ou apenas futuros são a forma de se negociar um ativo que será liquidado em uma data futura. O preço reflete na cotação do papel, que oscila diariamente de acordo com a oferta e a demanda e com os movimentos do mercado financeiro. …

Leia Mais Ir para: Contratos futuros

Você também pode gostar
Renato Jakitas Publicado em 20.fev.2024 às 12h36
Paciente com implante da Neuralink, de Elon Musk, já controla mouse de computador pelo pensamento

Paciente que implantou na cabeça o chip da Neuralink, startup de Elon Musk, já pode controlar um mouse de computador apenas com o pensamento

Redação IF Publicado em 19.fev.2024 às 18h38
‘Se eu cansar da Meta, vou abrir um frigorífico’, brinca Zuckerberg sobre criar gado

Recentemente, fundador da Meta afirmou em publicação no Instagram que, nas horas vagas fora do escritório, tem se dedicado à criação de gado em seu rancho na ilha de Kauai, no Havaí

íon Itaú Publicado em 19.fev.2024 às 16h54
O que esperar do mercado de venture capital em 2024?

Em tecnologia, estudar e compreender o passado é essencial para navegar o futuro

4 min.
Redação IF Publicado em 15.fev.2024 às 18h10
Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, reduz sua posição na Apple (AAPL34)

Posição da Apple detida pela empresa do famoso investidor de Omaha havia crescido para uma parcela descomunal de seu portfólio de mais de US$ 300 bi em ações

Redação IF Publicado em 15.fev.2024 às 17h42
Itaú Unibanco (ITUB4) entrará para aliança global de conectividade formada por AT&T, Comcast e Broadcom

Primeiro banco a entrar para a entidade, Itaú Unibanco espera contribuir com as discussões e desenvolver e testar novas soluções em parceria com outras empresas

José Eduardo Costa Publicado em 15.fev.2024 às 09h19
Positivo (POSI3): receita caiu e investidor se afastou em 2023. Agora, o CEO quer virar o jogo

Empresa divulga resultado para quarto trimestre de 2023 em março com expectativa de queda no lucro anual, mas o CEO Helio Rotenberg está otimista com novas receitas vindas de serviços de tecnologia e segurança em 2024

William Castro Alves Publicado em 14.fev.2024 às 18h15
Magnificent 7: quão grande são as big techs? 

Nas últimas semanas, Microsoft, Apple, Google e Amazon divulgaram seus resultados e, como de praxe, chamaram a atenção do mercado 

9 min.
Redação IF Publicado em 14.fev.2024 às 09h18
Sam Altman teme que desalinhamentos sociais façam IA dar terrivelmente errado

O sucesso da OpenAI fez com que o CEO se tornasse o rosto público da rápida comercialização da IA generativa

Redação IF Publicado em 12.fev.2024 às 09h01
Você tem medo de perder emprego para IA?

Pesquisa mostra os potenciais impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro

2 min.
Redação IF Publicado em 11.fev.2024 às 09h58
Jeff Bezos vende US$ 2 bilhões em ações da Amazon

Foram 12 milhões de ações da companhia; Bezos deve vender 50 milhões no total

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site