Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.

Diferentemente de bancos comerciais, como o Itaú Unibanco ou o Bradesco, o Banco Central funciona como fiscalizador, administrador e também como o “banco dos bancos”. De acordo com os registros, o primeiro Banco Central do mundo nasceu na Inglaterra, em 1694.

Quando surgiu o Banco Central brasileiro

Também conhecido por BC, Bacen ou BCB, o Banco Central do Brasil foi criado em 1964 através da Lei nº 4.595. Desde a sanção da Lei Complementar 179/2021, o BC é uma autarquia em regime especial, sem vinculação ao Ministério da Economia e que possui autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira.

Quais são as funções do BC

Ata Copom de 13 de dezembro de 2022. Cenário fiscal, incerteza, Selic, Inflação, juros.
Vista da sede do Banco Central, em Brasília (Foto: Raphael Ribeiro/BCB)

Em resumo, é papel do Banco Central trabalhar para que haja eficiência no sistema financeiro, sempre tentando diminuir os impactos na população. As principais funções são:

  • Emissão da moeda brasileira: o BC é o responsável por emitir a moeda e o papel-moeda para todo o país e regula quanto dinheiro em espécie está circulando. Uma atuação recente nesse setor foi a criação da nota de R$ 200, em julho e 2020;
  • Banco dos bancos: para evitar um efeito dominó de falências bancárias, o BC fornece empréstimos a instituições financeiras assim como também as controla; 
  • Banco do Governo: toda a reserva monetária do país está guardada pelo BC.

Colaborou Anne Dias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Dividend Yield

Dividend yield é a relação entre os dividendos pagos por uma empresa e os valores da ação.…

Leia Mais Ir para: Dividend Yield
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para: NFTs
Direto ao Ponto Home broker

Home broker (HB) é uma plataforma digital que liga investidores à Bolsa de Valores, negociando títulos mobiliários. É pelo home broker que você tem acesso ao pregão eletrônico e pode fazer suas negociações de ações e outros ativos pela internet.…

Leia Mais Ir para: Home broker
Direto ao Ponto Relação com Investidores (RI)

O RI combina marketing, comunicação institucional e finanças. Seu objetivo é fornecer ao mercado e stakeholders informações sobre o desempenho da empresa.…

Leia Mais Ir para: Relação com Investidores (RI)
Direto ao Ponto Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para: Fed (Federal Reserve)

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 23.fev.2024 às 12h50
BC sempre perseguirá inflação de 3%, reitera diretor de Política Econômica

Diogo Guillen notou que as expectativas para o IPCA no relatório Focus continuam desancoradas, em torno de 0,5 ponto porcentual acima do alvo

Redação IF Publicado em 22.fev.2024 às 12h32
Galípolo: desaceleração econômica com safra e efeito de juros é situação mais conjuntural

Na avaliação do diretor do BC, setor externo pode contribuir menos ao crescimento, porém o saldo comercial segue favorecendo uma situação privilegiada

Redação IF Publicado em 21.fev.2024 às 11h43
Campos Neto diz que juro real no Brasil está mais perto da taxa neutra do que o de outras economias emergentes

Presidente do Banco Central avalia que a taxa de equilíbrio brasileira aproximou-se da observada no mundo avançado

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 13h01
Servidores do Banco Central iniciam paralisação de 48 horas

De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a adesão à paralisação abrange pelo menos a metade dos servidores

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 08h01
Prévia do PIB: indicador do Banco Central tem alta de 2,45% em 2023; acima do esperado

A atividade econômica ganhou tração nos últimos meses de 2023, impulsionada principalmente pelo consumo das famílias, diz economista

Redação IF Publicado em 19.fev.2024 às 12h52
Com paralisação de servidores, BC adia novamente Focus, da terça (20) para a quinta (22)

Além de intensificar a entrega de cargos comissionados, os sindicatos dos funcionários do BC anunciaram que vão parar completamente por 48 horas

Redação IF Publicado em 19.fev.2024 às 09h33
Quanto o PIB do Brasil cresceu em 2023? Novos dados indicam alta de 3% no ano passado

Números prévios do Banco Central e da FGV mostram uma expansão da economia do país em dezembro

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site