CDI

CDI é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para as aplicações; saiba como ele funciona

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. Assim, ele é definido pela taxa DI, que é uma média das operações realizadas entre bancos e que acompanha a Selic. Mas há um desconto de 0,10 ponto percentual. O que chamamos de CDI, é, na verdade a taxa DI praticada entre bancos.

Então, o CDI nasceu na década de 1980 para ampliar a liquidez de bancos. Ele funciona como um CDB, só que na outra ponta do empréstimo para um banco está outro banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI que conhecemos como CDI e usamos como parâmetros para os investimentos. 

Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações.

Dessa forma, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário e fechar o caixa de forma simples. No dia útil seguinte, há a compensação do CDI, com o empréstimo corrigido pela taxa DI. 

O que você deve saber sobre o CDI

1. Investimentos 

Entre os principais investimentos que acompanham a rentabilidade do CDI estão o CDB, a LC (Letra de Câmbio), o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário). 

2. Como calcular 

O valor do título corresponde a uma taxa de juros (taxa DI), que muda de acordo com a Selic. Este juro, por sua vez, tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). O comitê se reúne a cada 45 dias para definir a Selic. Nesta reunião, a taxa pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país. 

A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do CDI. A taxa de DI atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI. 

O CDI mensal corresponde à média das taxas diárias do DI no mês. Para calcular o CDI mensal também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano. 

3. Quanto rende um investimento atrelado ao CDI? 

Para calcular o rendimento de um produto atrelado ao CDI basta multiplicar o percentual do CDI utilizado pela taxa DI.

Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%. 


Você também pode gostar
POR
Raphael Coraccini 26 jul. 2024, 17:51
Ações em alta: Usiminas desaba 23%; puxados pela JBS, frigoríficos vão bem em dia de otimismo na bolsa

Ações em alta: veja os dez papéis do IBOV com as maiores altas desta sexta-feira (26), e também os que tiveram as piores quedas

POR
Redação IF 24 jul. 2024, 15:11
Itaú vai exibir limite de cartões em Superapp

Função irá impactar clientes dos cartões Uniclass, Latam Pass e Azul

POR
Aluísio Alves 24 jul. 2024, 14:14
Santander (SANB11) experimenta uma virada, mas ações ficaram para trás; oportunidade?

Banco começa a colher os resultados da mudança de estratégia liderada por Mario Leão, mas analistas ainda têm visões distintas sobre o banco

POR
Redação IF 24 jul. 2024, 11:16
Petróleo em alta no 2º tri? Goldman Sachs sobe preços de Petrobras, Prio, 3R e PetroRecôncavo

Analistas do banco atualizaram estimativas para as quatro companhias antes da divulgação de resultados do período, incorporando efeitos do barril do Brent mais alto e a desvalorização recente do real

POR
Lucas Andrade 24 jul. 2024, 11:00
Nubank (ROXO34) ou Inter (INBR32): quem deve ir melhor no 2º trimestre de 2024?

Veja as estimativas do Itaú BBA para o desempenho financeiro de dois dos principais bancos digitais brasileiros

POR
Redação IF 24 jul. 2024, 08:08
Lucro do Santander Brasil (SANB11) sobe 44,3% no 2º trimestre, para R$ 3,3 bilhões

As receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias avançaram 17,5% na comparação com o mesmo período do ano passado

Anne Dias Publicado em 24.jul.2024 às 06h15
‘Quem só pensa no curto prazo vira refém das situações’, diz Thiago Macruz, do Itaú BBA

Executivo fala também sobre prêmio da revista Institutional Investor que o IBBA recebeu neste ano

Clique e veja mais