CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

CDI é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para as aplicações

CDI é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. Assim, ele é definido pela taxa DI, que é uma média das operações realizadas entre bancos e que acompanha a Selic. Mas há um desconto de 0,10 ponto percentual. O que chamamos de CDI, é, na verdade a taxa DI praticada entre bancos.

Então, o CDI nasceu na década de 1980 para ampliar a liquidez de bancos. Ele funciona como um CDB, só que na outra ponta do empréstimo para um banco está outro banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI que conhecemos como CDI e usamos como parâmetros para os investimentos. 

Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações.

Dessa forma, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário e fechar o caixa de forma simples. No dia útil seguinte, há a compensação do CDI, com o empréstimo corrigido pela taxa DI. 

Ilustração: Inteligência Financeira

O que você deve saber sobre o CDI

1. Investimentos 

Entre os principais investimentos que acompanham a rentabilidade do CDI estão o CDB, a LC (Letra de Câmbio), o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário). 

2. Como calcular 

O valor do título corresponde a uma taxa de juros (taxa DI), que muda de acordo com a Selic. Este juro, por sua vez, tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). O comitê se reúne a cada 45 dias para definir a Selic. Nesta reunião, a taxa pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país. 

A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do CDI. A taxa de DI atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI. 

O CDI mensal corresponde à média das taxas diárias do DI no mês. Para calcular o CDI mensal também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano. 

3. Quanto rende um investimento atrelado ao CDI? 

Para calcular o rendimento de um produto atrelado ao CDI basta multiplicar o percentual do CDI utilizado pela taxa DI.

Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Moeda única do Mercosul

A ideia é que as nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) usem a mesma moeda para transações comerciais. Dessa forma, ficaria mais fácil o pagamento, o comércio, as transferências financeiras e os negócios transacionados entre empresas e a população que estão dentro da organização.…

Leia Mais Ir para: Moeda única do Mercosul
Direto ao Ponto Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação…

Leia Mais Ir para: Derivativos
Direto ao Ponto Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Acionista
Direto ao Ponto Fundo de investimento imobiliário

Fundo de Investimento Imobiliário, ou simplesmente FII, é um investimento coletivo que reúne pessoas com um mesmo objetivo: investir em negócios imobiliários. Fundos de renda (tijolo) e fundos de recebíveis (papel) são os dois principais tipos de fundo imobiliário. …

Leia Mais Ir para: Fundo de investimento imobiliário
Direto ao Ponto Bancos múltiplos

Bancos múltiplos são instituições financeiras que oferecem uma série de serviços financeiros e fazem operações de várias outras instituições, como investimentos, crédito imobiliário, financiamentos. Eles são regulados pelo Banco Central e podem atuar no varejo e no atacado.…

Leia Mais Ir para: Bancos múltiplos
Direto ao Ponto BDR (Brazilian Depositary Receipt)

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo com o qual o investidor tem acesso a ações de empresas estrangeiras pela B3, sem ter que abrir conta em corretora de outro país.…

Leia Mais Ir para: BDR (Brazilian Depositary Receipt)

Você também pode gostar
Aluísio Alves Publicado em 08.dez.2023 às 06h33
Vale a pena investir? Ação da JBS (JBSS3) pode ter gatilhos em 2024 após ano morno

Após período operacionalmente desafiador nos Estados Unidos e no Brasil, companhia deve começar a colher os resultados de decisões tomadas neste ano, dizem analistas

Redação IF Publicado em 07.dez.2023 às 18h04
#ÉFake: Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4) lança plataforma que desmente notícias falsas

Em parceria inédita com a Quaest, o projeto terá um canal de mensagens instantâneas e por e-mail para ter uma comunicação ágil com as áreas comerciais e de atendimento ao cliente

Aluísio Alves Publicado em 07.dez.2023 às 17h27
Febraban pede que Banco Central investigue empresas de maquininhas de cartão por suposta fraude no parcelado sem juros

Segundo a entidade que representa as maquininhas de cartão, a situação mencionada pela Febraban é amplamente usada no mercado e está dentro da lei

Pedro Knoth Publicado em 06.dez.2023 às 20h05
Pátria compra gestora de fundos imobiliários do Credit Suisse

O negócio inclui os fundos imobiliários da gestora listados na B3 com aproximadamente R$ 12 bilhões em ativos

Redação IF Publicado em 06.dez.2023 às 11h47
Moody’s altera perspectiva de estável para negativa de 8 bancos da China

A mudança ocorre um dia após a agência ter rebaixado a avaliação de crédito da China, citando problemas no setor imobiliário do país

2 min.
Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com Inteligência Financeira. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de entrada. Obrigada!

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site