CDB
A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. CDB é um título de renda fixa emitido por bancos. Funciona como um empréstimo a um banco com um prazo predeterminado e cuja taxa de remuneração varia de CDB para CDB.
A taxa de rendimento do CDB pode ser prefixada, pós-fixada ou flutuante, ou seja, atrelada a um índice variável, como o CDI ou o IPCA.
O prazo mínimo de resgate e o prazo de vencimento também mudam em cada caso. Em média, os CDBs vencem em até três anos, sendo possível resgatar o investimento antes, na maior parte dos casos.
Mas atenção: na hora de contratar este produto, fique atento se há data de carência, período no qual não será possível resgatar a aplicação.
Como todo empréstimo, o CDB tem seus riscos. Risco de o banco quebrar, por exemplo. A vantagem é que, em aplicações de até R$ 250 mil por CPF há a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Se o investimento for superior a este valor, o excedente não será coberto.
Como tudo começou
O CDB surgiu na década de 1960, em Nova York. Nos Estados Unidos, este instrumento é chamado de CD (certificado de depósito) e foi criado pelo First National City Bank of New York (hoje, Citibank). A ideia era facilitar e agilizar a captação de recursos pelos bancos.
Quanto rende o CDB?
Depende. O rendimento do CDB varia de título para título. Os prefixados são definidos no momento da aplicação. Ele é indicado para momentos em que a Selic está em trajetória de queda.
Já os CDBs flutuantes podem ser indicados quando o juro está subindo, já que muitos deles acompanham o CDI, que segue a Selic. Eles também podem acompanhar índices inflacionários, como o IPCA e o IGP-M.
Os pós-fixados geralmente combinam uma taxa prefixada com uma taxa flutuante.
E o Imposto de Renda?
O CDB tem incidência de Imposto de Renda de acordo com a tabela regressiva no resgate ou no vencimento do título. Em resgates antes da aplicação completar seis meses, o imposto cobrado é de 22,5%. Para resgates e vencimentos entre seis meses e um ano, o IR é de 20%. De um a dois anos, o imposto cai para 17,5%. Depois de dois anos do investimento, o imposto no resgate será sempre de 15% sobre o lucro.
Pode haver ainda cobrança de IOF (Imposto sobre operações financeiras) sobre o CDB, também com alíquotas regressivas, caso o resgate seja feito antes de 30 dias corridos da data de aplicação. A taxa é bem alta nestes casos, partindo de 96% no primeiro dia. Com 15 dias, é de 50%.
Repórter de economia formada pela ECA USP, com passagem pelas redações de Veja, Capital Aberto e Folha
Glossário
Renda Fixa
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …
Leia MaisLetra de câmbio (LC) é um título de renda fixa, que pode ter rentabilidade pré, pós-fixada ou híbrida e é emitida por financeiras, que usam o dinheiro para emprestar para outros clientes.…
Leia MaisDovish e hawkish são expressões em inglês utilizadas pelo mercado financeiro para qualificar a política monetária de um país. Dovish, ou dove, é uma política monetária estimulativa, de juros baixos. Já hawkish, ou hawk, se refere a uma política de juros altos para conter a inflação. …
Leia MaisA LCA é um ativo de renda fixa, emitido por instituições financeiras públicas e privadas. Na prática, ao investir em LCA, você estará emprestando dinheiro para o agronegócio. …
Leia MaisA plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.…
Leia MaisVocê também pode gostar 🔽
Estoque de ativos cresceu 23,5% no 2º trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado
Banco, no entanto, coloca as eleições entre os fatores de risco
A busca por títulos públicos se intensificou e levou o Tesouro Nacional a realizar ontem o maior leilão de papéis prefixados do ano
Ideia é vender prefixados para aproveitar a recente valorização desses títulos
Nos Estados Unidos, o 'earnings season' caminha para o fim, quais as conclusões que podemos tirar desta temporada de balanços?
Com a disparada da renda fixa, investimentos em CDBs ultrapassaram as aplicações na Bolsa
Estratégia pode fazer investidores manterem boa rentabilidade mesmo com queda dos juros, mas há riscos
As maiores produtoras americanas, europeias e latino-americanas faturaram US$ 594,3 bilhões no segundo trimestre, alta de 77% na comparação anual
Vencimentos longos dão mais lucro, mas tudo pode mudar com inflação elevada
Os investimentos seguem o modelo de Pareto e não o modelo linear. Poucos dias podem fazer total diferença no resultado da sua carteira
Dados fatores internos e externos, não é baixa a probabilidade de o PIB retroceder no ano que vem