Anbima

Anbima é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma organização sem fins lucrativos que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é a entidade porta-voz de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. A Anbima nasceu em 2009, e o modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

O que faz a Anbima?

Entre as funções da Anbima está a divulgação de referências de preços e índices que refletem o comportamento de determinadas carteiras de ativos, além de estudos sobre o mercado de capitais. 

A instituição também dialoga com o governo e com demais entidades que representam o setor privado para discutir mudanças na regulação do mercado financeiro. 

A Anbima propõe o uso das boas práticas de negócios a seus associados, que as seguem de forma voluntária. Essas regras estão nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas. 

O cumprimento das normas de autorregulação é acompanhado pela entidade, que supervisiona as instituições e dá orientações de caráter educativo.  

Quando consultar a Anbima?

Todo investidor e toda investidora devem consultar tanto a Anbima quanto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para saber se o nome de uma casa de análise, corretora ou gestora consta nos registros de ambas instituições. Tudo isso ajuda a cercar seu dinheiro de uma maior segurança. 

No anbima.com.br você fica por dentro das instituições que seguem o código de boas práticas da instituição. Fique de olho. 

Já o endereço para consulta de cadastros na CVM é gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-dos-participantes-do-mercado-de-valores-mobiliarios-registrados-na-cvm.

Quais certificações a Anbima oferece?

Uma das principais funções da Anbima é a capacitação de profissionais e de investidores. Além de distribuir gratuitamente conteúdos sobre educação financeira ao público geral, a associação certifica profissionais qualificados.

Atualmente, a Anbima oferece as seguintes certificações: 

  1. CPA-10: para quem queira atuar na distribuição de produtos de investimento.  
  2. CPA-20: para os que vão para trabalhar na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.  
  3. CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento): habilita especialistas em investimentos, que podem recomendar produtos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. Também permite a atuação nas atividades ligadas à CPA 10 e à CPA 20. 
  4. CGA (Certificação de Gestores Anbima): habilita profissionais a gerir recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais, multimercados e carteiras administradas e fundos de índice. É obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.

Como surgiu a Anbima

A Anbima surgiu em 2009, a partir da união da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).  

A Anbid nasceu em 1967 para representar os bancos de investimento após a regulação do mercado de capitais no Brasil. Com o tempo, também passou a fornecer informações financeiras, como a rentabilidade diária de fundos.  

Em parceria com a Febraban (federação dos bancos), a Anbid criou os certificados CPA-10 e CPA-20.  

Já a Andima foi criada em 1971 para estabelecer boas práticas nas negociações das tesourarias e das corretoras, enquanto a Anbid tinha sua atuação mais focada em fundos, ofertas e custódia.  

Em 1979, a Andima auxiliou na criação do Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), um sistema eletrônico de negociação de títulos públicos que origina a taxa básica de juros brasileira.   

Já em 1986, a Andima participou da criação da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), entidade responsável pela negociação de títulos privados. Hoje, a Cetip é parte da B3, a Bolsa de Valores brasileira.  

Com a B3, a Andima deu origem à RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado) em 1997. A empresa é uma rede de tecnologia multimídia que interliga centenas de instituições financeiras e provedores de informações via canais exclusivos de fibra ótica. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Unit

Units são valores mobiliários de diferentes classes negociados como uma unidade. A composição mais comum no mercado brasileiro é a junção de uma ação ordinária com algumas preferenciais, como é o caso da unit do BTG (uma ação ordinária e duas ações preferenciais). Também há a combinação de ações e bônus de subscrição, por exemplo.…

Leia Mais Ir para: Unit
Direto ao Ponto Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.…

Leia Mais Ir para: Abertura de mercado
Direto ao Ponto Liquidez

É a agilidade com a qual você resgata um investimento. Quanto maior a liquidez, mais fácil e rápido é o resgate. …

Leia Mais Ir para: Liquidez
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto Swing trade

Swing trade é uma operação feita na Bolsa de Valores, na qual o investidor compra e vende ações em pregões diferentes, com intervalo de dias ou semanas.…

Leia Mais Ir para: Swing trade
Direto ao Ponto Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para: Banco Central (BC)

Você também pode gostar
Renato Jakitas Publicado em 18.fev.2024 às 19h37
Empresário Abilio Diniz morre aos 87 anos, vítima de pneumonia

Empresário estava internado há cerca de um mês para tratar de uma pneumonia

Pedro Knoth Publicado em 23.jan.2024 às 07h35
Coinbase Brasil mira no varejo das criptomoedas: conheça os planos da empresa neste vídeo

Diretor regional da maior exchange dos Estados Unidos cita Brasil na vanguarda de regulamentação de criptomoedas e elogia BC

Redação IF Publicado em 30.dez.2023 às 08h36
The Economist aponta David Vélez, do Nubank, como um dos cinco melhores CEOs do mundo

Revista destaca que o banco digital é um dos poucos que está conseguindo ameaçar as instituições financeiras tradicionais na América Latina

Lucas Andrade Publicado em 08.dez.2023 às 08h44
WEG (WEGE3) vai trocar CEO: Harry Schmelzer Jr. deixará o cargo; Alberto Kuba irá assumir

Mudança aprovada pelo conselho de administração está prevista para março de 2024

Lívia Venaglia Publicado em 05.nov.2023 às 08h00
Quem é a bilionária Anne Werninghaus, maior acionista individual da WEG (WEGE3)?

Empresária catarinense é herdeira da WEG, mas passa longe dos motores elétricos; formada em Moda, ela é dona de uma loja em Santa Catarina

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site