Unit

Units são valores mobiliários de diferentes classes negociados como uma unidade. A composição mais comum no mercado brasileiro é a junção de uma ação ordinária com algumas preferenciais, como é o caso da unit do BTG (uma ação ordinária e duas ações preferenciais). Também há a combinação de ações e bônus de subscrição, por exemplo.

Para diferenciar a unit de outros ativos, seu código na Bolsa de Valores é 11 ao fim do ticker. No caso do BTG, fica BPAC11. O investidor, porém, deve ficar atento para não se confundir, já que há outros ativos também levam o código 11, como ETFs e FIIs.

Nos Estados Unidos, uma unit é geralmente composta por uma ação ordinária e bônus de subscrição, que funcionam como títulos de garantia que dão ao titular o direito de adquirir no futuro mais ações a um determinado preço, sob certas condições previamente acordadas.

Imposto de Renda, Ações, Renda Variável, Papéis, Investimentos, Bolsa de Valores, Dúvidas, Declaração, Onde Investir, Como declarar, Imposto
– Ilustração: Felipe Mayerle

Qual é a vantagem da unit?

A vantagem da unit é o aumento de liquidez do ativo negociado. Ao invés do investidor negociar a ação ordinária ou a preferencial, ele negocia as duas pela unit.

Ou seja: a unit agrega qualidades de diferentes ativos em apenas um. Comprando uma unit, o acionista terá preferência nos proventos, mas também direito a voto nas assembleias.

E qual é a desvatagem?

Os críticos dizem que a unit é uma maneira de “empurrar” ações preferenciais para os acionistas, e que elas dão menos direitos que as ordinárias.

Como tudo começou

A primeira oferta de unit que se tem registro foi da CMS Advertising, em 1986. A empresa americana fez seu IPO em units que equivaliam a duas ações e um bônus de subscrição, que dava direito a uma ação posteriormente.

Segundo especialistas, a unit foi a solução nos EUA para ofertas com pouca demanda, de empresas menores, mais novas e com negócios mais arriscados.

No Brasil, porém, o uso da unit seguiu um caminho contrário. Uma das primeiras ofertas com este tipo de papel foi do Santander, em 2009. Depois de comprar o estatal Banespa, já listado em Bolsa, o banco espanhol fez uma oferta de units para unir as ações ordinárias e preferenciais do Banespa em um conjunto de papéis do Santander (SANB11), no que é considerado o maior IPO do Brasil.

Units na B3 

Veja abaixo as units negociadas na Bolsa brasileira:  

ALUPAR ALUP11 1 ação ON + 2 ações PN 
BANCO INTER BIDI11 1 ação ON + 2 ações PN 
BTGP BANCO BPAC11 1 ação ON + 2 ações PN 
COPEL CPLE11 1 ação ON + 4 ações PNB 
ENERGISA ENGI11 1 ação ON + 4 ações PN 
KLABIN KLBN11 1 ação ON + 4 ações PN 
MODALMAIS MODL11 1 ação ON + 2 ações PN 
PPLA PPLA11 1 BDR A + 2 BDR B 
RENOVA RNEW11 1 ação ON + 2 ações PN 
SANEPAR SAPR11 1 ação ON + 4 ações PN 
SANTANDER BR SANB11 1 ação ON + 1 ação PN 
SUL AMERICA SULA11 1 ação ON + 2 ações PN 
TAESA TAEE11 1 ação ON + 2 ações PN 
Fonte: B3

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Teto de gastos

Teto de gastos é um mecanismo que surgiu em 2016 e passou a ser aplicado em 2017, que nasceu com a missão de evitar o aumento da relação dívida pública/PIB. As despesas e os investimentos do governo ficam, assim, limitados aos mesmos valores gastos nos 12 meses anteriores terminados em junho e corrigidos pelo IPCA.…

Leia Mais Ir para: Teto de gastos
Direto ao Ponto Pro rata

Pro rata, ou pro-rata, é um termo usado no mundo da contabilidade, economia, direito e finanças que indica divisões iguais de um valor. A distribuição de dividendos entre acionistas é um exemplo de pro rata.…

Leia Mais Ir para: Pro rata
Direto ao Ponto Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.…

Leia Mais Ir para: Open finance
Direto ao Ponto Corretoras de valores

São instituições financeiras que fazem o meio de campo entre as pessoas e os investimentos disponíveis no mercado, como Tesouro Direto e a compra ou venda de ações.…

Leia Mais Ir para: Corretoras de valores
Direto ao Ponto ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social, Corporate Governance. Empresas com as melhores práticas para questões ambientais, sociais e de governança são consideradas empresas ESG.…

Leia Mais Ir para: ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição

Você também pode gostar
Isabella Carvalho Publicado em 28.abr.2024 às 08h00
Por dentro da Suzano (SUZB3): vale a pena investir em ações da companhia? 

Conheça a história da empresa, seus planos ambiciosos e o que dizem os analistas sobre as ações da companhia

Anne Dias Publicado em 28.abr.2024 às 06h00
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Raphael Coraccini Publicado em 26.abr.2024 às 10h45
Ibovespa fecha em alta de 1,51% e sobe na semana; dólar cai 1,6% e recua a R$ 5,11

Bolsa de valores hoje avançou com notícias relacionadas ao comportamento dos preços aqui e nos EUA; dólar perdeu força. Veja detalhes

Clique e veja mais