Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exerce o papel de regulador, conciliador e disciplinador do mercado de capitais.

Qual é a função da CVM, Comissão de Valores Mobiliários?

Uma empresa que pretende abrir capital precisa cumprir uma série de normas antes de conseguir o registro para negociar suas ações. Já o investidor quer transparência e garantia de que está aplicando seu dinheiro com segurança. Cabe à entidade assegurar o equilíbrio e o funcionamento eficiente desta engrenagem. Mas nem sempre a harmonia e o bom entendimento prevalecem entre as partes. Então a CVM entra em campo para analisar qualquer suspeita de manipulação e tem competência legal até mesmo para impor sanções a quem estiver prejudicando a dinâmica do jogo.

Especulações, Imóveis, Mercado Imobiliário, Preços, Finanças Pessoais, Consumo, Casa Própria, Apartamentos
Ilustração: Renata Miwa

Quando uma informação é crime 

Na jornada para aprender tudo sobre investimentos certamente você já deve ter se deparado com a expressão insider information, que em tradução livre pode ser algo como “informação privilegiada”. Ela nada mais é que o uso de informações para conseguir lucros e vantagens no mercado de capitais. Esta é, aliás, uma das ilicitudes mais comuns apuradas pela CVM.

O problema é quando a informação de um fato importante de uma companhia não é de conhecimento geral e é usada para enganar outros acionistas que possuem a determinada ação. É justamente para conter o dano deste movimento e banir os espertalhões que CVM está na espreita. O retorno no caso de condenação por insider information pode ser amargo. O crime prevê de um a cinco anos de prisão, mais multa de até três vezes o montante da vantagem ilícita obtida.   

Como tudo começou 

A criação da CVM ocorreu em 7 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385 com o objetivo de tornar o mercado de capitais mais previsível e proteger quem investe. Ela é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda, porém sem subordinação hierárquica. Ou seja, atua de forma autônoma, sem a influência do Governo Federal.

A entidade pública conta com personalidade jurídica e patrimônio próprios. A estrutura do colegiado tem um presidente e quatro diretores, todos escolhidos pelo presidente da República e aprovados após sabatina no Senado. O mandato dos dirigentes é de cinco anos, com a recondução vedada por lei. Eles só perdem os postos em virtude de renúncia, de condenação judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. 

Conheça a atuação da CVM em seis pontos principais

  1. Valores mobiliários são ativos de renda fixa ou variável emitidos por empresas de capital aberto para a captação de recursos, como ações, cotas de fundos de investimentos e debêntures
  1. A CVM credencia e fiscaliza auditores independentes, gestores de carteiras, agentes autônomos, entre outros; 
  1. A autarquia organiza o funcionamento da B3, inspeciona os fundos de investimentos e analisa as informações prestadas pelas companhias listadas na Bolsa de Valores
  1. Ela pode punir com advertência, multa, suspensão ou cassar a autorização para trabalhar ou fazer operações no mercado de capitais; 
  1. Tem ainda o dever de denunciar ao Ministério Público a ocorrência de indícios de ilícito penal nos processos em que identifica irregularidades; 
  1. A entidade não tem competência para determinar o ressarcimento de eventuais prejuízos sofridos pelos investidores em razão da ação ou omissão de agentes do mercado. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Boletim Focus

O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira, às 8h30, com projeções considerando as expectativas de especialistas do mercado financeiro para o PIB, IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, entre outros indicadores. Por que ele é importante? Porque o Focus é considerado um termômetro para se entender o momento e os rumos da economia brasileira.…

Leia Mais Ir para: Boletim Focus
Direto ao Ponto Day trade

Day trade é comprar e vender ações várias vezes em um mesmo dia de negociação da bolsa de valores.…

Leia Mais Ir para: Day trade
Direto ao Ponto Dovish e hawkish

Dovish e hawkish são expressões em inglês utilizadas pelo mercado financeiro para qualificar a política monetária de um país. Dovish, ou dove, é uma política monetária estimulativa, de juros baixos. Já hawkish, ou hawk, se refere a uma política de juros altos para conter a inflação. …

Leia Mais Ir para: Dovish e hawkish
Direto ao Ponto Joesley Day

Joesley Day foi o nome dado ao histórico pregão de 18 de maio de 2017, em que a Bolsa de Valores despencou e o dólar disparou sob impacto da delação do empresário Joesley Batista, então presidente do grupo JBS, uma das empresas do grupo J&F.…

Leia Mais Ir para: Joesley Day
Direto ao Ponto Teto de gastos

Teto de gastos é um mecanismo que surgiu em 2016 e passou a ser aplicado em 2017, que nasceu com a missão de evitar o aumento da relação dívida pública/PIB. As despesas e os investimentos do governo ficam, assim, limitados aos mesmos valores gastos nos 12 meses anteriores terminados em junho e corrigidos pelo IPCA.…

Leia Mais Ir para: Teto de gastos
Direto ao Ponto Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda criada no mundo. Ele é baseado em uma rede descentralizada, chamada de blockchain, e não depende de nenhum banco para circular …

Leia Mais Ir para: Bitcoin

Você também pode gostar
Joseph Silva Publicado em 20.fev.2024 às 16h24
Ações fracionadas pagam dividendos?

Veja as regras para recebimento de dividendos no caso de acionistas que compram menos do que um lote de ações

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 13h34
XP recomenda compra de ações da Vale (VALE3); mineradora divulga balanço na quinta-feira

Analistas apontam desconto em relação ao preço do minério de ferro e dividend yield atrativo

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 13h12
Dropbox (DBX) cai 23,93% após previsão de receita menor que a esperada

Os mercados não abriram nesta segunda-feira devido ao Feriado do Dia do Presidente

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 12h11
Itaú BBA vê Life bombando e sobe preço-alvo de Vivara (VIVA3)

Analistas preveem agora uma aceleração das inaugurações de lojas da Life, que têm maior margem e devem ajudar no fluxo de caixa do grupo

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 11h05
Goldman Sachs eleva recomendação de Bradesco (BBDC4) e Usiminas (USIM5)

As decisões chegam após as companhias terem divulgado seus resultados do quarto trimestre de 2023

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 10h34
Ibovespa fecha na máxima, acima de 129 mil pontos; dólar recua a R$ 4,93

Relatório de análise gráfica indica que a região de resistência em 130,6 mil pontos continua importante

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 09h59
Itaúsa (ITSA4) vai pagar R$ 5,6 bilhões em dividendos e JCP

Remuneração aos acionistas da holding do Itaú está prevista para 8 de março

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 08h03
HCTR11: FII corre risco de suspensão por não ter balanço aprovado? Entenda o que isso significa

Em resposta à B3 e CVM, Vórtx diz que auditoria do Hectare FII se sentiu 'insegura' ao avaliar contas da emissora Gramado Parks; para a B3, fundo não descumpre regras que justifiquem a deslistagem

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h37
Barclays (B1CS34) lucra menos que o esperado e anuncia planos de devolver capital

o Barclays também anunciou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital a seus acionistas entre 2024 e 2026, por meio de dividendos e recompras de ações

1 min.
Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site