Valuation

Valuation - ou avaliação de empresas, em tradução livre - é o processo de calcular o valor de uma empresa. É útil para investidores que negociam ações na Bolsa e empreendedores que vendem ou compram um negócio.

Comprar ações de uma boa empresa é sempre vantajoso, certo? Errado! Se o papel dessa companhia estiver sendo negociado por um preço muito elevado, pode não ser uma boa fazer esse investimento. Aí está a importância de entender o conceito de valuation. Calcular o valor justo de uma empresa ou ação vai permitir que você faça investimentos mais assertivos. 

É a partir do valuation que o investidor avalia, ou pelo menos deveria avaliar, se quer entrar em um investimento arriscado ou em outro mais defensivo. Isso porque se o comprador coloca em sua carteira uma empresa negociada com preço alto, apostando em mais valorização da ação no futuro, pode passar a correr um risco mais alto. A expectativa em cima daquela empresa é grande e se ela não entregar resultados satisfatórios, a tendência é que o preço da ação caia. Por outro lado, o investidor que aposta em uma empresa barata faz um movimento mais defensivo, já que a ação tem, na teoria, menos espaço para desvalorização e maior margem para crescimento. 

Valuation não é só preço 

Um aviso aos investidores iniciantes: uma ação pode custar R$ 4 e ser considerada cara enquanto outra é negociada a R$ 98 e ser classificada como barata. Ao oferecer suas ações na Bolsa de Valores, as empresas dividem seu capital de diferentes formas. O que o valuation faz é avaliar se o preço, independentemente do patamar dele, é o justo a ser pago por uma fração daquela empresa. 

Outra informação importante é que o valuation não é uma ciência exata. Você pode considerar uma ação muito barata enquanto seu colega de investimentos se recusa a comprá-la reclamando do alto preço. Essa avaliação tem a ver com a expectativa que o investidor tem para o futuro daquela empresa, além do cálculo do valuation.

Como calcular o preço justo de uma empresa? 

Calcular o valuation de uma empresa não é tarefa fácil, tampouco simples. Tanto que existem inúmeros cursos que se prestam a ensinar a fazer essa conta. E há várias formas de se chegar até o levantamento. A mais conhecida é o fluxo de caixa descontado. Neste método, os investidores olham para indicadores do fluxo de caixa de uma empresa, como receitas e custos, e projetam o lucro que a empresa terá em cinco anos, por exemplo. Depois, colocam na conta o risco do negócio – alguns setores são mais arriscados que outros –, fatores macroeconômicos – como taxa de juros e inflação – e depreciação dos bens daquela empresa – como um carro, que hoje vale R$ 50 mil e em quatro anos pode valer R$ 20 mil. 

Há ainda outros métodos, como o de múltiplos de mercado, que compara os números de um negócio aos dos concorrentes. Além disso, os investidores podem comparar lucro, faturamento ou outros indicadores adequados para cada setor. Por exemplo, ao analisar empresas de tecnologia, pode-se focar em indicadores de inovação e crescimento de mercado.

Outro exemplo de método de valuation é o contábil, que considera apenas o patrimônio líquido da empresa, sem colocar na conta itens intangíveis, como a marca do negócio e patentes, por exemplo.


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