Bolsa de Valores

Direto ao Ponto
Bolsa de Valores

Bolsa de Valores é um ambiente de negociações financeiras. Nela, investidores realizam operações de compra e venda de ações, títulos de dívidas, dólar, juros futuros e commodities. Existem várias Bolsas de Valores espalhadas pelo mundo. NASDAQ, B3 e Australian Securities Exchange são algumas delas.

Veja este e outros vídeos explicando o bê-a-bá das finanças e investimentos no nosso canal do Youtube: youtube.com/sigaif

Na prática, para que serve a Bolsa de Valores? 

Vamos usar um exemplo para que você entenda a importância da Bolsa. Em novembro de 2020, a Méliuz, startup de cashbacks, fez a sua estreia na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Ou seja, ela realizou uma oferta pública inicial de suas ações, também chamada de IPO. A partir disso, investidores interessados na empresa podem comprar ou vender esses ativos. Assim como a Méliuz, todas as companhias que desejam comercializar suas ações devem fazer o mesmo — seja no Brasil ou no exterior. A Bolsa de Valores é o lugar onde empresas e investidores “se encontram” para fazer negócios. 

Como tudo começou? 

A história da Bolsa é antiga. A palavra “bolsa” passou a ter um significado comercial e financeiro a partir do século XII, na Bélgica. Na cidade de Bruges, reuniões de mercadores e comerciantes eram feitas na casa da nobre família Van der Burse, que tinha como brasão um símbolo com três bolsas desenhadas. O local ficou conhecido como “a casa das Bolsas”. A partir daí, o termo Bolsa de Valores começou a ganhar força. 

Pouco tempo depois, as primeiras “Bolsas de Valores” foram criadas, de maneira informal, para a negociação de moedas e metais preciosos. A ideia era concentrar essas movimentações — que antes aconteciam na rua e outros locais abertos —, em um só lugar. Em 1531, nasceu a Bolsa da Antuérpia, na Bélgica, considerada por muitos como a primeira Bolsa de Valores oficial. Ali, eram negociados empréstimos.  

Mais tarde, cerca de dois séculos depois, surgiram as primeiras negociações de ações que temos notícias. Na época, a Companhia Holandesa das Índias Orientais disponibilizou seus papéis na Bolsa de Amsterdã. A partir disso, outras Bolsas de Valores foram criadas pelo mundo. 

Quatro fatos para você saber mais sobre Bolsa de Valores 

  1. Até o final dos anos 2000, a Bolsa de Valores funcionava por pregão viva voz. Diversos operadores se reuniam em um grande salão e recebiam as solicitações dos investidores, realizando as operações pessoalmente. As famosas cenas de filmes e as gritarias deixaram de existir com a modernização do processo e novas plataformas. 
  1. A Bolsa de Valores de Nova York, ou NYSE (New York Stock Exchange), é a maior Bolsa de Valores do mundo, com valor de mercado que ultrapassa US$ 22 trilhões. Outras Bolsas relevantes estão no Japão, Reino Unido e China. 
  1. O físico Isaac Newton se envolveu em uma das primeiras “bolhas” da história do mercado financeiro, com as especulações em torno da South Sea Company. Em 1720, os títulos da empresa estavam supervalorizados e despencaram. Newton investiu em ações da South Sea, mas acabou perdendo tudo. 
  1. Em países dos Estados Unidos e Europa, além de empresas de setores mais tradicionais, clubes e franquias ligadas ao esporte estão listados na Bolsa de Valores. Assim, os investidores podem se tornar sócios de seus times favoritos. 

Glossário  Bolsa de Valores Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Blue Chip

Blue chips (ou large caps) são empresas listadas na Bolsa de Valores e que têm valor de mercado acima de R$ 40 bilhões.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Oferta hostil

Também conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
B3

A B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a Bolsa de Valores do Brasil, que está sediada em São Paulo.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Redação IF Publicado em 27.jun.2022 às 10h46
Ibovespa começa semana em alta acompanhando pares globais

Investidores monitoram de perto os riscos fiscais e políticos

Redação IF Publicado em 27.jun.2022 às 08h44
IF Hoje: Indicadores da atividade econômica nos EUA são destaque

No Brasil, atenções estão no risco fiscal e na mudança de gestão na Petrobras

Redação IF Publicado em 27.jun.2022 às 08h26
Dólar deve permanecer pressionado no exterior com melhor desempenho de mercado global de ações

O dólar inicia a semana mais fraco no mercado internacional, de olho nos proximos movimentos do banco central dos EUA

Valor Econômico Publicado em 27.jun.2022 às 07h48
Risco-Brasil aumenta e ativos locais têm piora com discussão fiscal

Medidas em debate para mitigar alta dos combustíveis geram desconfiança entre investidores

Redação IF Publicado em 27.jun.2022 às 07h37
‘Teremos petróleo elevado dois ou três anos’ , afirma CEO da 3R Petroleum

Executivo vê cotação do barril alta por mais tempo, o que favorece produção, mas diz que a saída não é ‘mudar arcabouços legais por razões transitórias’