Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação

Os derivativos são instrumentos de alto risco que podem ser usados no endividamento de empresas para aumentar o lucro, fazer hedge (proteção) ou para especulação.  

Nos derivativos, os investidores não negociam o ativo referenciado em si, mas um contrato referente a ele. Este contrato pode ser uma opção de venda ou compra de ações, ou um swap cambial, por exemplo. 

Todos os derivativos são padronizados, ou seja: os compradores adquirem o mesmo tipo de contrato, sem possibilidade de negociação. Assim, quantidade, qualidade, prazo de liquidação e cotação são previamente conhecidos.

Opções com papéis da Vale e da Petro
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Tipos de derivativos

Os derivativos são divididos em quatro categorias. São elas: 

  • Mercado a termo 
  • Mercado futuro 
  • Opções 
  • Swaps  

O mercado a termo é o mais simples. Ele consiste em contratos de compra ou venda, com tudo determinado: quantidade, qualidade, prazo e condições para a liquidação. 

O mercado futuro é semelhante ao mercado a termo. A diferença é que o preço do contrato de compra e venda oscila diariamente. 

No mercado de opções o que se negocia é a opção de comprar e vender um ativo, e que não precisa necessariamente ser efetuada. 

Já os swaps são contratos de troca. Com eles, geralmente, se trocam os rendimentos de dois ativos distintos. Os mais comuns são os swaps cambiais, utilizados com frequência pelo Banco Central, em que se troca a variação do câmbio por uma taxa de juros. Há também o CDS, conhecido como risco-país, que é uma troca de risco de calote pelo recebimento de juros periódicos. 

Opções de ações 

Opções de ações ou opções sobre ações são derivativos que garantem o direito de compra ou venda de uma ação em uma data futura por um preço acertado. A opção de compra é chamada de call e a opção de venda, de put. 

Este tipo de instrumento financeiro foi criado para diminuir os riscos do mercado de ações, porque oferecem uma proteção à oscilação de preços. 

As opções de compra (call) geralmente são adquiridas quando o investidor vê uma possibilidade de valorização, mas não tem o dinheiro para comprá-lo no momento.  

Caso o invetidor aposte na queda do papel, é possível lucrar com a desvalorização adquirindo opções de venda (put). Caso a queda projetada se concretize, o investidor adquire a ação desvalorizada e a vende a um preço maior, preestabelecido. 

Além da opção de compra e venda, também é possível operar opções como lançador. Lançador é a pessoa que efetua a venda ou compra do papel para o comprador da opção, sendo recompensado com o prêmio sobre as opções, que é o custo que o comprador de opções tem com a operação. 

Como tudo começou 

Segundo estudiosos, os derivativos são tão antigos quanto a escrita. Historiadores identificaram exemplos de contratos derivativos na Mesopotâmia em escrita cuneiforme.  

Um dos derivativos mais antigos é do século 19 a.C. e diz respeito a uma entrega futura de madeira. Outro, do século 18 a.C., envolvia o empréstimo de uma certa quantidade de sementes de cevada que teriam que ser devolvidas na colheita. 

Os derivativos seguiram sendo utilizados, geralmente combinados a um empréstimo, em todas as civilizações, com registros destes contratos no Egito, em Roma, no Império Bizantino, entre outros. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Unit

Units são valores mobiliários de diferentes classes negociados como uma unidade. A composição mais comum no mercado brasileiro é a junção de uma ação ordinária com algumas preferenciais, como é o caso da unit do BTG (uma ação ordinária e duas ações preferenciais). Também há a combinação de ações e bônus de subscrição, por exemplo.…

Leia Mais Ir para: Unit
Direto ao Ponto Letra de câmbio

Letra de câmbio (LC) é um título de renda fixa, que pode ter rentabilidade pré, pós-fixada ou híbrida e é emitida por financeiras, que usam o dinheiro para emprestar para outros clientes.…

Leia Mais Ir para: Letra de câmbio
Direto ao Ponto Dow Jones

Dow Jones Industrial Average, conhecido como Dow Jones, é um dos principais índices acionários do mundo. Ele acompanha o desempenho das 30 principais ações listadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e é um dos termômetros mais utilizados por investidores para se medir o sentimento de Wall Street. …

Leia Mais Ir para: Dow Jones
Direto ao Ponto D+0, D+1, D+2

D+0 (ou D0), D+1 (ou D1), D+2 (ou D2) são prazos de resgate de investimentos, considerando apenas dias úteis. As siglas representam a quantidade de dias para o dinheiro cair na conta do investidor. …

Leia Mais Ir para: D+0, D+1, D+2
Direto ao Ponto Direito de subscrição

Direito de subscrição é a preferência dada ao acionista para adquirir mais ações, quando uma empresa decide fazer uma nova captação (follow on).…

Leia Mais Ir para: Direito de subscrição
Direto ao Ponto Selic

É a taxa básica de juros da economia e é por ela que o Banco Central controla a inflação. A Selic influencia os juros que são cobrados em empréstimos e financiamentos - e ela ainda baliza os investimentos.…

Leia Mais Ir para: Selic

Você também pode gostar
Lucas Andrade Publicado em 10.dez.2023 às 12h00
IPCA, CPI, Fed, Copom, Selic e uma supersemana pela frente na agenda econômica

Dados de inflação e decisões de juros podem levar Ibovespa à máxima histórica ainda em 2023

Redação IF Publicado em 08.dez.2023 às 19h31
Dólar avança 0,42% com exterior e acumula alta de 1% na semana

Dados do relatório de emprego nos EUA esfriou parte das apostas em início de corte de juros pelo Fed já em março de 2024

Raphael Coraccini Publicado em 08.dez.2023 às 19h22
Melhores ações: Com alta de 23% na semana, PCAR3 lidera ganhos na sessão, seguido por petroleiras

Lista de melhores ações do dia tem Pão de Açúcar liderando após Investor Day e reestruturação avançando; ações em baixa têm Magalu na ponta

Redação IF Publicado em 08.dez.2023 às 19h21
Juros: taxas sobem com retornos dos Treasuries

No Brasil, não houve agenda capaz de mexer com as taxas, mas pelo lado fiscal é crescente o desconforto, com os projetos de arrecadação caminhando a passos lentos no Congresso

3 min.
Redação IF Publicado em 08.dez.2023 às 12h27
Gol (GOLL4) e Ambev (ABEV3) fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo

Iniciativa funcionará entre dezembro e janeiro nos voos entre Congonhas e Santos Dumont

2 min.
Raphael Coraccini Publicado em 08.dez.2023 às 10h28
Com emprego nos EUA, Ibovespa sobe 0,86% e fecha em 127 mil pontos, mas não evita queda semanal

Ibovespa e dólar avançaram com mercado repercutindo dados de emprego dos EUA, que devem ajudar a nortear decisão de juros na semana que vem

Lucas Andrade Publicado em 08.dez.2023 às 08h44
WEG (WEGE3) vai trocar CEO: Harry Schmelzer Jr. deixará o cargo; Alberto Kuba irá assumir

Mudança aprovada pelo conselho de administração está prevista para março de 2024

Redação IF Publicado em 08.dez.2023 às 07h46
B3 (B3SA3): distribuição de lucro pode ir a 120% em 2024

Operadora da bolsa brasileira divulgou as projeções para 2024 e reafirmou as de 2023

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com Inteligência Financeira. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de entrada. Obrigada!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site