Balanço patrimonial

Balanço patrimonial é um relatório que descreve as situação financeira de uma empresa e todas suas movimentações no período, normalmente um trimestre. Em resumo: um balanço de uma empresa é como uma "selfie sem filtro" das informações contábeis que o acionista investidor deve acompanhar.

É no balanço onde estão registrados os ativos (que são os bens, valores, créditos e direitos), os passivos (tudo o que uma empresa deve e tem que pagar) e o patrimônio líquido (que é a diferença entre os ativos e os passivos ou ainda, a soma de todos os recursos próprios da empresa). Do lado esquerdo da coluna ficam os ativos; do direito, os passivos. O total de ativos deve ser igual ao de passivos. A linha que garante que esta conta vai fechar é a do patrimônio líquido. De uma maneira bem simples, podemos resumir da seguinte forma:  

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido 

Por que você deve ler os balanços? 

No melhor dos mundos, todo investidor de ações, principalmente os minoritários, deveria acompanhar a publicação do balanço das empresas nas quais ele investe. Não é uma das tarefas mais agradáveis ou fáceis, mas dali você pode tirar informações valiosas para sua tomada de decisão. É no balanço que você identifica de onde a empresa tirou recursos e os planos dela para novos investimentos. Os balanços são lançados a cada três e seis meses, além do fechamento anual.  

Como tudo começou? 

A história do balanço no Brasil começou com a vinda da corte portuguesa e do Príncipe Regente de Portugal, Dom João VI, em 1808. Era preciso ter um órgão que controlaria as receitas e as despesas das verbas públicas. Ali nascia o método das partidas dobradas, que era obrigatório na prestação de contas do Brasil para Portugal. A partir de então, o que se viu foi a evolução tanto do processo quanto da profissão de contabilista. No início, o contabilista era um guarda-livros, um auxiliar dos comerciantes. Em 1905, surgiu a primeira escola de Contabilidade no Brasil: a Escola de Comércio do Rio de Janeiro. A primeira associação dos contabilistas é de 1915. E em 1922 surgiu o código de Contabilidade. Mas foi Getúlio Vargas, em 1930, quem regulamentou a profissão, abrindo caminho para que dez anos mais tarde houvesse a padronização contábil, com a Lei das Sociedades por Ações.

Conheça oito curiosidades sobre os balanços 

  1. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), empresas de capital aberto (com ações negociadas na Bolsa de Valores ou que tenham feito ofertas públicas de debêntures) devem tornar seus balanços públicos. 
  1. Você vai encontrar o balanço que procura no site da CVM e no da própria empresa. 
  1. O prazo máximo para publicação do balanço é até quatro meses depois data do levantamento dos dados apurados.  
  1. O balanço de uma empresa é usado para que investidores, credores, concorrentes e a própria companhia possam analisar o comportamento financeiro de um negócio. 
  1. É pelo balanço que se observa o caminho feito pelos recursos financeiros da companhia. 
  1. Muitas vezes, o balanço é usado como subsídio para que os líderes elaborem o planejamento estratégico que vão seguir dali por diante. 
  1. Uma das metas do departamento financeiro é olhar para o balanço e repensar o planejamento tributário. 
  1. Todas as decisões financeiras são tomadas levando-se em conta o balanço da companhia.  

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Diversificação

Diversificar é ter uma boa quantidade de ativos em carteira. Mas quanto? Não há um número redondo, mas os especialistas em finanças pessoais falam em algo entre 10 e 15 ativos. …

Leia Mais Ir para: Diversificação
Direto ao Ponto Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para: Alavancagem
Direto ao Ponto Ação

Uma ação é um pedaço de uma empresa. Ao comprar uma ação, você se torna acionista minoritário daquela companhia.…

Leia Mais Ir para: Ação
Direto ao Ponto Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett…

Leia Mais Ir para: Berkshire Hathaway
Direto ao Ponto Estagflação

A estagflação acontece quando uma economia passa por uma queda da atividade ao mesmo tempo em que os preços disparam. O termo é a junção das palavras “estagnação” e “inflação”.…

Leia Mais Ir para: Estagflação
Direto ao Ponto Juros sobre capital próprio (JCP)

Juros sobre capital próprio (JCP) é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Os JCP são semelhantes aos dividendos, com diferença no Imposto de Renda, e foram inventados pelo mercado financeiro brasileiro.…

Leia Mais Ir para: Juros sobre capital próprio (JCP)

Você também pode gostar
Joseph Silva Publicado em 20.fev.2024 às 16h24
Ações fracionadas pagam dividendos?

Veja as regras para recebimento de dividendos no caso de acionistas que compram menos do que um lote de ações

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 13h34
XP recomenda compra de ações da Vale (VALE3); mineradora divulga balanço na quinta-feira

Analistas apontam desconto em relação ao preço do minério de ferro e dividend yield atrativo

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 13h12
Dropbox (DBX) cai 23,93% após previsão de receita menor que a esperada

Os mercados não abriram nesta segunda-feira devido ao Feriado do Dia do Presidente

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 12h11
Itaú BBA vê Life bombando e sobe preço-alvo de Vivara (VIVA3)

Analistas preveem agora uma aceleração das inaugurações de lojas da Life, que têm maior margem e devem ajudar no fluxo de caixa do grupo

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 11h05
Goldman Sachs eleva recomendação de Bradesco (BBDC4) e Usiminas (USIM5)

As decisões chegam após as companhias terem divulgado seus resultados do quarto trimestre de 2023

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 10h34
Ibovespa fecha na máxima, acima de 129 mil pontos; dólar recua a R$ 4,93

Relatório de análise gráfica indica que a região de resistência em 130,6 mil pontos continua importante

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 09h59
Itaúsa (ITSA4) vai pagar R$ 5,6 bilhões em dividendos e JCP

Remuneração aos acionistas da holding do Itaú está prevista para 8 de março

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 08h03
HCTR11: FII corre risco de suspensão por não ter balanço aprovado? Entenda o que isso significa

Em resposta à B3 e CVM, Vórtx diz que auditoria do Hectare FII se sentiu 'insegura' ao avaliar contas da emissora Gramado Parks; para a B3, fundo não descumpre regras que justifiquem a deslistagem

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h37
Barclays (B1CS34) lucra menos que o esperado e anuncia planos de devolver capital

o Barclays também anunciou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital a seus acionistas entre 2024 e 2026, por meio de dividendos e recompras de ações

1 min.
Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site