Day trade

Day trade é comprar e vender ações várias vezes em um mesmo dia de negociação da bolsa de valores.

Não existe um valor mínimo para este tipo de estratégia, mas o que os adeptos a ela fazem, em geral, é colocar metas diárias para ganhos, além de definir um limite para as perdas.

ambém é preciso anotar cada decisão tomada para que se possa checar se o caminho traçado está sendo bem ou malsucedido no day trade.

“Em outras palavras, é comprar e vender ou vender e comprar posições no mercado financeiro, buscando especular com a oscilação do ativo para potencializar o retorno frente ao risco assumido no dia”, define Lucas Florêncio, Analista e Trader na sala ao vivo da Guide Investimentos.

Como tudo começou

É difícil precisar quando as pessoas começaram a operar muitas vezes em um só dia na bolsa de valores, mas o que se observa é um crescimento no número de traders (nome que se dá ao investidor que opera day trade) com a popularização das plataformas de investimento e quando o pregão viva voz acabou, em 2009.

Hoje, muitos investidores são atraídos a fazer day trade pela ilusão do dinheiro fácil e rápido. O que não necessariamente aconteça. Há estudos que mostram que operações de day trade mais dão prejuízo do que lucro.

Além disso, as taxas de corretagem passaram a ser isentas em muitas corretoras, o que acabou animando os investidores.

Qual é a diferença entre day trade e swing trade    

Lucas explica que, no day trade, sua posição é encerrada no mesmo dia.

No swing trade, diferentemente, sua posição fica aberta de um dia para o outro.

Quem pode fazer day trade          

Fazer day trade é para qualquer um?

Veja bem: tradar, como se diz no jargão do mercado financeiro, é lícito para pessoas com mais de 18 anos e que sejam cadastradas em uma corretora.

Em tese, basta isso. Mas na prática não funciona bem assim. Como as oscilações são grandes, quem quer entrar neste universo vai ter que ter muito sangue-frio.

É preciso se policiar para não comparar ganhos ou perdas com os resultados de outros investidores.

E você vai ter que encarar o trade quase como uma profissão, porque dificilmente você terá tempo ou cabeça para outras tarefas.

Ou seja, como afirma Lucas: day trade recomendado para quem tem perfil arrojado e busca diversificar seus investimentos tomando risco calculado.

Mais perdas do que ganhos

Fazer day trade é para qualquer um? Veja bem: tradar, como se diz no jargão do mercado financeiro, é lícito para pessoas com mais de 18 anos e que sejam cadastradas em uma corretora. Em tese, basta isso.

Mas na prática não funciona bem assim. Como as oscilações são grandes, quem quer entrar neste universo vai ter que ter muito sangue-frio.

É preciso se policiar para não comparar ganhos ou perdas com os resultados de outros investidores.

E você vai ter que encarar o trade quase como uma profissão, porque dificilmente você terá tempo ou cabeça para outras tarefas.

Mas é possível ganhar dinheiro fazendo day trade?

Sim, mas é algo bastante complicado. Para cada grupo de 10 pessoas que trabalham com day trade, 9 perdem dinheiro – e este é um dado da própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a partir de um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas.

Por isso, 90% dos investidores que começam a fazer trades desistem da estratégia logo no primeiro ano de operação. O ideal é que, antes de se lançar no universo do day trade, você use os simuladores das corretoras e teste tanto seus conhecimentos quanto suas emoções.

Vantagens do day trade     

Por outro lado, fazer day trade tem vatagens? Como tudo tem dois lados, as operações de day trade também tem coisas boas.

“As vantagens são o potencial de retorno e a liquidez da posição, evitando exposição aos eventos de mercado para quem fica posicionado de um dia para o outro”, afirma o especialista.

Quais são os riscos do day trade?

Como define Lucas, day trade é arriscado para quem não sabe como funciona essa atividade, que é preciso dominar pelo menos um pouco a análise gráfica, saber dos riscos e que essa estratégia deve fazer parte da sua diversificação de investimentos. Não pode ser seu único meio de investir.

“O maior risco é a falta de conhecimento”, diz. “Para quem não tem conhecimento da atividade, a exposição do risco fica muito maior do que realmente é.”

Isso porque, como ele explica, no day trade você precisa aprender sobre risco de mercado, liquidez, crédito e operacional – antes de entender como operar. “Esses são os 4 principais riscos que existem no day trade”, afirma.

Melhores técnicas de day trade para iniciantes

Lucas recomenda 5 passos iniciais para quem quer começar a fazer day trade:

  1. acompanhar um profissional sério com experiência que já trilhou esse caminho e pode ajudar no começo da sua carreira;
  2. evitar consumir conteúdos diversos na internet sem a recomendação de um profissional ou uma corretora;
  3. estar dentro das partes legais da indústria financeira, o que pode facilitar o aprendizado e evitar que caia em golpes;
  4. fazer um treinamento sério, mas sem promessas de retornos absurdos;
  5. entender que ganhar no day trade exige um tempo de aprendizado e, muitas vezes, esse tempo pode custar um valor de investimento.

É possível ficar rico com day trade?

“Possível é, como como qualquer outra atividade”, diz Lucas.

O que não significa que seja simples. Muito menos corriqueiro.

Para cada grupo de 10 pessoas que trabalham com day trade, 9 perdem dinheiro – e este é um dado da própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a partir de um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas.

Por isso, 90% dos investidores que começam a fazer trades desistem da estratégia logo no primeiro ano de operação.

“O que define sua capacidade de enriquecimento no day trade é a sua vantagem competitiva”, afirma o especialista, lembrando que isso você só desenvolve com experiência, tempo de mercado e busca por conhecimento contínuo.

“O mercado é dinâmico, por isso não existe fórmula mágica”, alerta. “É fato que nem todos vão ganhar no mercado, devido à pressão psicológica que muitas vezes colocam e a cobrança pelo resultado”, diz ele.

Assim como empreender em um negócio, para fazer day trade você precisa de conhecimento sobre educação financeira e planejamento e capital.

“Nunca recomendamos colocar todo patrimônio no day trade ou largar emprego para viver de day trade sem se provar um ganhador”, alerta.

Investidores que fizeram fortuna com day trade

Quer se inspirar com exemplos de investidores que fizeram fortuna com day trade? Então, vamos aos nomes:

  • Warren Buffett,
  • Jesse Livermore,
  • William Dlbert Gan,
  • George Soros,
  • Richard Dennis,
  • Paul Tudor Jones,
  • John Pulson,
  • David Tepper,
  • James Simmons,
  • Ray Dalio,
  • Steve Cohen,
  • Jim Rogers.

Colaborou Fernanda Bottoni

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para: NFTs
Direto ao Ponto Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação…

Leia Mais Ir para: Derivativos
Direto ao Ponto Bancos múltiplos

Bancos múltiplos são instituições financeiras que oferecem uma série de serviços financeiros e fazem operações de várias outras instituições, como investimentos, crédito imobiliário, financiamentos. Eles são regulados pelo Banco Central e podem atuar no varejo e no atacado.…

Leia Mais Ir para: Bancos múltiplos
Direto ao Ponto Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para: Alavancagem
Direto ao Ponto Bear market e bull market

Bear market, ou mercado do urso, é uma tendência de baixa de um ativo ou de um conjunto de ativos, em um contexto de pessimismo econômico. Bull market, ou mercado do touro, é o movimento oposto: um longo período de alta em um momento de otimismo com a economia. …

Leia Mais Ir para: Bear market e bull market
Direto ao Ponto Boletim Focus

O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira, às 8h30, com projeções considerando as expectativas de especialistas do mercado financeiro para o PIB, IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, entre outros indicadores. Por que ele é importante? Porque o Focus é considerado um termômetro para se entender o momento e os rumos da economia brasileira.…

Leia Mais Ir para: Boletim Focus

Você também pode gostar
Joseph Silva Publicado em 20.fev.2024 às 16h24
Ações fracionadas pagam dividendos?

Veja as regras para recebimento de dividendos no caso de acionistas que compram menos do que um lote de ações

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 13h34
XP recomenda compra de ações da Vale (VALE3); mineradora divulga balanço na quinta-feira

Analistas apontam desconto em relação ao preço do minério de ferro e dividend yield atrativo

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 13h12
Dropbox (DBX) cai 23,93% após previsão de receita menor que a esperada

Os mercados não abriram nesta segunda-feira devido ao Feriado do Dia do Presidente

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 12h11
Itaú BBA vê Life bombando e sobe preço-alvo de Vivara (VIVA3)

Analistas preveem agora uma aceleração das inaugurações de lojas da Life, que têm maior margem e devem ajudar no fluxo de caixa do grupo

Aluísio Alves Publicado em 20.fev.2024 às 11h05
Goldman Sachs eleva recomendação de Bradesco (BBDC4) e Usiminas (USIM5)

As decisões chegam após as companhias terem divulgado seus resultados do quarto trimestre de 2023

Daniel Fernandes Publicado em 20.fev.2024 às 10h34
Ibovespa vira para o positivo e retoma os 129 mil pontos; dólar recua a R$ 4,92

Relatório de análise gráfica indica que a região de resistência em 130,6 mil pontos continua importante

Lucas Andrade Publicado em 20.fev.2024 às 09h59
Itaúsa (ITSA4) vai pagar R$ 5,6 bilhões em dividendos e JCP

Remuneração aos acionistas da holding do Itaú está prevista para 8 de março

Pedro Knoth Publicado em 20.fev.2024 às 08h03
HCTR11: FII corre risco de suspensão por não ter balanço aprovado? Entenda o que isso significa

Em resposta à B3 e CVM, Vórtx diz que auditoria do Hectare FII se sentiu 'insegura' ao avaliar contas da emissora Gramado Parks; para a B3, fundo não descumpre regras que justifiquem a deslistagem

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h37
Barclays (B1CS34) lucra menos que o esperado e anuncia planos de devolver capital

o Barclays também anunciou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital a seus acionistas entre 2024 e 2026, por meio de dividendos e recompras de ações

1 min.
Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 07h00
Bolsas da Europa operam mistas após balanços; Barclays salta mais de 4%, mas mineradoras caem

Na madrugada de hoje, o banco Barclays divulgou lucro menor do que o esperado, mas também revelou planos de devolver 10 bilhões de libras em capital aos acionistas entre 2024 e 2026

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site