Juros sobre capital próprio (JCP)

JCP é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Entenda a diferença para os dividendos

Além das empresas de capital aberto, as Sociedades Anônimas de Capital Fechado e sociedades limitadas (LTDA), com regime tributário de lucro real, também pagam juros sobre capital próprio. Mas atenção: não existe periodicidade para o pagamento do benefício e cada empresa escolhe quando faz a distribuição de lucro.

Diferença entre dividendos e juros sobre capital próprio

Assim como os juros sobre capital próprio, o dividendo é a distribuição do lucro da empresa para os acionistas.

A diferença entre os dois cai no bolso da empresa, que trata os JCP como despesa, e os dividendos entram na contabilidade como lucro. Portanto, nos JCP, quem paga Imposto de Renda é o investidor, que arca com 15% sobre o valor recebido.

Entenda os JCP

Segundo a Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), os juros sobre capital próprio nasceram em 1995, pela Lei 9.249.

O objetivo foi amenizar o efeito do fim da correção monetária do balanço e para incentivar a capitalização das empresas, usando dinheiro dos acionistas. 

As empresas que pagam JCP aplicam juros de longo prazo sobre o patrimônio líquido da companhia. Essa taxa vira uma despesa que pode ser deduzida do Imposto de Renda da empresa. A Abrasca explica que os juros sobre capital próprio reduzem a alavancagem das companhias brasileiras.

Só para as lucrativas

É óbvio, mas é bom ressaltar: os juros sobre capital próprio são apenas de empresas lucrativas. Isso acontece porque a dedutibilidade da taxa está condicionada à presença de lucros acumulados ou reservas de lucros em montante equivalente ao dobro do valor dos JCP. É vedada a dedução se a empresa registra prejuízo contábil.

E, além do capital social, conforme a companhia apura lucros e os retém em seu negócio, o patrimônio líquido cresce, sendo esta conta contábil aquela que se refere aos recursos dos sócios na empresa. Os JCP tem como base no PL de cada empresa.


Você também pode gostar
POR
Lívia Venaglia 26 mar. 2025, 19:13

Bolsa surpreende, sobe 10%, mas investidor pessoa física deve pensar antes de entrar no jogo

Especialistas se dividem sobre o investidor pessoa física entrar na bolsa agora. O consenso é que, se for, o investimento deve ser mirando o longo prazo.

POR
Redação IF 26 mar. 2025, 18:20

Ações relacionadas à internet tendem a se recuperar mais rápido de baixas de mercado nos EUA

Com a recuperação do S&P 500, ações de empresas de internet como Meta, Alphabet, Pinterest e Chewy se destacam, apresentando potenciais de crescimento acima da média.

POR
Redação IF 26 mar. 2025, 17:49

Eletrobras e União chegam a acordo sobre poder de voto na companhia

Acordo é o desfecho de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela União em 2023 contra a limitação do voto da União em 10% do capital da Eletrobras, mesmo tendo cerca de 45% de participação

POR
Redação IF 26 mar. 2025, 15:36

Ações da Tesla caem com tarifas de Trump, Canadá e entregas no radar

Investidores estão debatendo o quanto dessa queda se deve a uma possível reação negativa às atividades políticas do diretor-presidente Elon Musk e o quanto tem relação com a transição feita pela empresa para o Model Y

POR
Redação IF 26 mar. 2025, 11:24

Natura (NTCO3) tenta convencer mercado de que está mudando para melhor

Em meio à reorganização estrutural, alto comando da companhia faz périplo pela Faria Lima

POR
Redação IF 26 mar. 2025, 08:42

JHSF capta R$ 937,5 milhões em maior emissão de CRI da história

Recursos serão utilizados para alongar o perfil da dívida da empresa e permitir a redução do seu custo de capital

Clique e veja mais