Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.

Um exemplo para você entender a Nasdaq 

Em dezembro de 2020, o Airbnb, site de reserva de acomodações, fez sua estreia na Nasdaq. A empresa fez o IPO e passou a comercializar ações na Bolsa americana. Com isso, os investidores puderam se tornar sócios da companhia. Essa foi a maior oferta pública inicial de ações do ano nos Estados Unidos. Além do Airbnb, empresas como DoorDash e Snowflake também abriram capital na Nasdaq. 

Como tudo começou? 

A Nasdaq foi criada em 1971, motivada por órgãos reguladores do mercado. O objetivo era trazer um ambiente mais transparente, moderno e seguro de regulamentação, principalmente para empresas de tecnologia e setores menos tradicionais.  

Para isso, foi criado um sistema de negociação totalmente eletrônico – diferentemente da NYSE, principal concorrente da Nasdaq. O primeiro pregão da Nasdaq foi realizado em 8 de fevereiro de 1971. Neste dia, mais de 2.500 ações passaram a ser negociadas.

A Nasdaq ainda teve um grande destaque entre os anos 1997 e 2000, quando aconteceu a bolha da internet. Foi nessa época em que novas empresas de tecnologia registraram uma forte alta de ações com o superaquecimento do mercado financeiro americano. Entre 2000 e 2002, investidores se deram conta de que as especulações cresciam sem grandes fundamentos, o que provocou um enorme volume de vendas. Foi então que o principal índice da Nasdaq caiu mais de 75%. Mais tarde, em 2008, a Nasdaq sofreu novamente um período de quedas com a crise do subprime.  

Atualmente, a Bolsa abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Netflix, Amazon e Starbucks. Ela funciona como um “termômetro” no mercado financeiro, com bilhões de dólares sendo negociados diariamente.  

Cinco curiosidades sobre a Nasdaq 

  1. Por ter nascido em um ambiente digital, a Nasdaq nunca adotou o tradicional pregão viva voz, onde ativos eram negociados em um grande galpão. Tudo acontece online, em um sistema eletrônico de alta segurança. 
  1. O funcionamento da Nasdaq é diferente do de Bolsas como a B3 e NYSE. Nela, as negociações acontecem pelo modelo “dealer’s market”, onde os investidores não negociam entre si. As compras e vendas dos ativos são feitas por meio de um negociador.  
  1. Cerca de 1,8 bilhão de negociações acontecem diariamente na Nasdaq. Na sua principal concorrente, a NYSE, são cerca de 1,46 bilhão de negociações. Isso acontece, principalmente, pela presença das maiores empresas do mundo, como Google e Microsoft, que têm suas ações muito negociadas. 
  1. A sede da Nasdaq fica na Time Square, em Nova York. A bolsa de valores é tão conhecida que se tornou uma atração turística entre os visitantes. O famoso telão em frente ao prédio destaca as empresas listadas e outras informações relevantes. 
  1. Em 2016, a Nasdaq anunciou a chegada da primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos: a empresária Adena Friedman. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Circuit breaker

O circuit breaker é um mecanismo de proteção acionado pelas Bolsas de Valores. O objetivo é suspender temporariamente todas as negociações quando há uma queda brusca dos índices durante o pregão em relação ao fechamento anterior. …

Leia Mais Ir para: Circuit breaker
Direto ao Ponto O que é CDB (Certificado de Depósito Bancário)?

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. CDB é um título de renda fixa emitido por bancos. É como um empréstimo que o investidor faz a um banco com um prazo predeterminado e cuja taxa de remuneração varia de CDB para CDB. …

Leia Mais Ir para: O que é CDB (Certificado de Depósito Bancário)?
Direto ao Ponto DI

DI ou taxa DI (Depósito Interbancário) é referência para grande parte dos investimentos de renda fixa. O DI é uma média do custo de empréstimos realizados entre bancos, via CDI, que acompanha a Selic. Geralmente, o DI equivale à Selic descontada de 0,10 ponto percentual.…

Leia Mais Ir para: DI
Direto ao Ponto Plataforma de investimentos

A plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.…

Leia Mais Ir para: Plataforma de investimentos
Direto ao Ponto Debênture

Debênture é uma dívida que as empresas fazem com a sociedade para se financiarem. Este empréstimo é feito por meio de um título com vencimento, geralmente, entre dois e dez anos. …

Leia Mais Ir para: Debênture
Direto ao Ponto Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para: Banco Central (BC)

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 26.abr.2024 às 16h52
Lei que força TikTok a romper com controladora da China entra em vigor nos EUA

No momento em que a rivalidade bilateral ameaça o app bastante popular entre jovens adultos americanos, TikTok deve ter o apoio de autoridades chinesas

Redação IF Publicado em 23.abr.2024 às 07h31
PMI composto da zona do euro sobe a 51,4 em abril, afirma S&P Global

Resultado superou a expectativa de analistas, que previam desempenho menor para o indicador que mede a atividade econômica do bloco europeu

Redação IF Publicado em 19.abr.2024 às 18h02
EUA elogiam políticas econômicas de Milei, mas alertam para proteção dos mais vulneráveis

Milei vem conduzindo uma política de forte ajuste fiscal que pela primeira vez em décadas trouxe superávit às contas públicas, mas também jogou o país em uma pobreza projetada para mais de 57%

Redação IF Publicado em 19.abr.2024 às 13h54
Diretora do FMI: devemos reconstruir colchões fiscais em meio à escalada da dívida global

Kristalina Georgieva ressaltou que a dívida pública está alta em todo o mundo, mas reconheceu que o problema é mais severo em alguns países

Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 13h07
BC chinês mantém cautela com relaxamento monetário e reafirma defesa do yuan

Autoridades do PBoC não parecem impelidos a adotar possibilidade de injetar grandes volumes de liquidez na economia, com o argumento de não ser o caso de 'quanto mais, melhor'

3 min.
Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 10h32
Campos Neto diz que está tentando entender ‘última milha’ para levar inflação à meta

Presidente do Banco Central mencionou o cenário no Brasil de alta do PIB, melhora do mercado de trabalho e retomada do mercado de crédito

Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 07h50
Lula sugere banco voltado à América do Sul: ‘Não é possível recorrer ao Banco Mundial’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que a América do Sul crie uma instituição financeira internacional voltada para a região

Clique e veja mais