Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.

Um exemplo para você entender a Nasdaq 

Em dezembro de 2020, o Airbnb, site de reserva de acomodações, fez sua estreia na Nasdaq. A empresa fez o IPO e passou a comercializar ações na Bolsa americana. Com isso, os investidores puderam se tornar sócios da companhia. Em seguida, essa foi a maior oferta pública inicial de ações do ano nos Estados Unidos. Além disso, empresas como DoorDash e Snowflake também abriram capital na Nasdaq.

Como tudo começou? 

Órgãos reguladores do mercado criaram a Nasdaq em 1971.O objetivo era trazer um ambiente mais transparente, moderno e seguro de regulamentação, principalmente para empresas de tecnologia e setores menos tradicionais.  

Criou-se um sistema de negociação totalmente eletrônico – diferentemente da NYSE, principal concorrente da Nasdaq. Realizou-se o primeiro pregão da Nasdaq em 8 de fevereiro de 1971. Neste dia, negociaram-se mais de 2.500 ações.

A Nasdaq ainda teve um grande destaque entre os anos 1997 e 2000, quando aconteceu a bolha da internet. Foi nessa época em que novas empresas de tecnologia registraram uma forte alta de ações com o superaquecimento do mercado financeiro americano. Entre 2000 e 2002, investidores se deram conta de que as especulações cresciam sem grandes fundamentos, o que provocou um enorme volume de vendas. Foi então que o principal índice da Nasdaq caiu mais de 75%. Mais tarde, em 2008, a Nasdaq sofreu novamente um período de quedas com a crise do subprime.  

Atualmente, a Bolsa abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Netflix, Amazon e Starbucks. Ela funciona como um “termômetro” no mercado financeiro, com bilhões de dólares sendo negociados diariamente.  

Cinco curiosidades sobre a Nasdaq 

  1. Por ter nascido em um ambiente digital, a Nasdaq nunca adotou o tradicional pregão viva voz, onde negociavam ativos em um grande galpão. Tudo acontece online, em um sistema eletrônico de alta segurança. 
  1. Além disso, o funcionamento da Nasdaq é diferente do de Bolsas como a B3 e NYSE. Nela, as negociações acontecem pelo modelo “dealer’s market”, onde os investidores não negociam entre si. Contudo, um negociador faz as compras e vendas dos ativos.  
  1. Cerca de 1,8 bilhão de negociações acontecem diariamente na Nasdaq. Na sua principal concorrente, a NYSE, são cerca de 1,46 bilhão de negociações. Isso acontece, principalmente, pela presença das maiores empresas do mundo, como Google e Microsoft, que têm suas ações muito negociadas. 
  1. A sede da Nasdaq fica na Time Square, em Nova York. A bolsa de valores é tão conhecida que se tornou uma atração turística entre os visitantes. O famoso telão em frente ao prédio destaca as empresas listadas e outras informações relevantes. 
  1. Em 2016, a Nasdaq anunciou a chegada da primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos: a empresária Adena Friedman. 

Você também pode gostar
POR
Redação IF 26 jul. 2024, 14:45
Lula escala Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Os eleitores do país decidem no domingo se irão reeleger Nicolás Maduro ou se vão optar pelo candidato da oposição, Edmundo González Urrutia

POR
Redação IF 26 jul. 2024, 13:41
Leilão de energia do Paraguai atrai dez empresas interessadas em exportar para o Brasil

Critério de escolha do vencedor será definido com base no maior preço em dólar por megawatt/hora, ou a proposta que ofereça o maior benefício econômico para a estatal paraguaia Ande

POR
Redação IF 26 jul. 2024, 12:32
Milei se diz confiante em novo acordo com FMI este ano

Presidente da Argentina espera substituir o atual programa de US$ 44 bi do Fundo por um novo programa que poderá incluir mais dinheiro não apenas para pagar o FMI, mas também para levantar os controles de capital

POR
Redação IF 26 jul. 2024, 10:36
Sem surpresa: índice preferido do Fed para medir inflação nos EUA sobe 0,1% em junho

Dado veio em linha com o consenso de economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Na base anual, o PCE subiu 2,5%, também em linha com o esperado

POR
Redação IF 26 jul. 2024, 08:15
Iene, rumos dos juros e mais: qual a previsão para o dólar nos próximos dias?

Dados do PCE, inflação preferida do Fed, devem mexer com a cotação da moeda americana nesta sexta-feira

3 min.
POR
Redação IF 25 jul. 2024, 16:05
De olho em mercado dominado pelo Google, OpenAI lança versão teste de ferramenta de busca

Chamada SearchGPT, ferramenta resumirá as informações encontradas online, incluindo sites de notícias, e permitirá que os usuários façam perguntas complementares

POR
Redação IF 25 jul. 2024, 11:39
A curta carreira do candidato a vice de Trump como investidor de capital de risco

Nos cinco anos de J. D. Vance como investidor de capital de risco, ele trabalhou em duas firmas e depois cofundou a própria empresa, a Narya Capital Management, em Ohio

POR
Daniel Fernandes 25 jul. 2024, 07:15
Google (GOGL34): após resultados do trimestre, Itaú BBA mantém recomendação neutra

Itaú BBA revisou as expectativas de receita tanto deste ano quanto do ano que vem. Ambas para baixo; confira mais detalhes.

POR
Redação IF 24 jul. 2024, 12:37
O que uma presidência de Kamala significaria para a economia dos EUA?

Histórico da atual vice-presidente dos EUA revela algumas pistas sobre suas prioridades, como o foco no trabalhador de baixa renda, na mulher, na pequena empresa e na família de classe média

Clique e veja mais