Entenda a Bolsa de Valores
Como funciona a Bolsa de Valores e qual é a origem desse ambiente de negociação? Veja o vídeo e entenda
O que faz a Bolsa de Valores? Trata-se de um ambiente, um lugar, um espaço de negociações financeiras.
Que tipo de negociações financeiras? Basicamente a compra e venda de ações, títulos de dívidas, dólar, juros futuros, commodities e outros tipos de investimentos. Existem várias bolsas espalhadas pelo mundo. NASDAQ, a Bolsa de Valores do Brasil, e Australian Securities Exchange são algumas delas.
Como uma empresa entra na bolsa? O ponto de partida é o IPO, que significa Initial Public Offering. Traduzindo para o português, é quando uma empresa faz uma oferta pública inicial das suas ações. A partir desse momento, qualquer investidor pode comprar ações dessa empresa e entrar no jogo. Falando em jogo, nos Estados Unidos e em Londres, clubes de futebol e franquias ligadas ao esporte fizeram seus IPOs na bolsa!
A história das bolsas começou na pacata e paradisíaca Bruges, na Bélgica. No século XII, essa cidadezinha não era nada pacata graças a uma família de nobres que promoviam verdadeiros festivais reunindo mercadores e comerciantes em sua propriedade. No brasão dessa família era possível ver o símbolo de três bolsas e assim o local ficou conhecido como a casa das bolsas.
Você sabia que até o final dos anos 2000 a Bolsa de Valores funcionava por pregão viva voz? E que a Bola de Nova York, a maior do mundo, vale US$ 22 trilhões? Aliás, apesar de ser nome e cenário de diversos filmes relacionados à bolsa, Wall Street não é uma bolsa! Como o nome diz, Wall Street é uma rua de Manhattan em Nova Iorque. O coração financeiro da cidade, talvez do mundo.
Quer saber mais sobre a Bolsa de Valores e seu funcionamento? Assista ao vídeo!
A informação foi publicada pelo bilionário no Twitter
Mercado reage à notícia de que a China irá reduzir sua taxa de empréstimos de cinco anos
Muita coisa, como mostra Caio Camargo, do Itaú Unibanco
Moeda americana se desvaloriza em todo o mundo nesta manhã
Mercado americano vem de dois pregões seguidos de queda
Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (20)
Bilionário terá encontro com o presidente Jair Bolsonaro e empresários
Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação
Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA
Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras
Perspectiva de aprovação de projeto que reduz ICMS derruba precificação do IPCA