Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exerce o papel de regulador, conciliador e disciplinador do mercado de capitais.
Qual é a função da CVM, Comissão de Valores Mobiliários?
Uma empresa que pretende abrir capital precisa cumprir uma série de normas antes de conseguir o registro para negociar suas ações. Já o investidor quer transparência e garantia de que está aplicando seu dinheiro com segurança. Cabe à entidade assegurar o equilíbrio e o funcionamento eficiente desta engrenagem. Mas nem sempre a harmonia e o bom entendimento prevalecem entre as partes. Então a CVM entra em campo para analisar qualquer suspeita de manipulação e tem competência legal até mesmo para impor sanções a quem estiver prejudicando a dinâmica do jogo.
Quando uma informação é crime
Na jornada para aprender tudo sobre investimentos certamente você já deve ter se deparado com a expressão insider information, que em tradução livre pode ser algo como “informação privilegiada”. Ela nada mais é que o uso de informações para conseguir lucros e vantagens no mercado de capitais. Esta é, aliás, uma das ilicitudes mais comuns apuradas pela CVM.
O problema é quando a informação de um fato importante de uma companhia não é de conhecimento geral e é usada para enganar outros acionistas que possuem a determinada ação. É justamente para conter o dano deste movimento e banir os espertalhões que CVM está na espreita. O retorno no caso de condenação por insider information pode ser amargo. O crime prevê de um a cinco anos de prisão, mais multa de até três vezes o montante da vantagem ilícita obtida.
Como tudo começou
A criação da CVM ocorreu em 7 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385 com o objetivo de tornar o mercado de capitais mais previsível e proteger quem investe. Ela é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda, porém sem subordinação hierárquica. Ou seja, atua de forma autônoma, sem a influência do Governo Federal.
A entidade pública conta com personalidade jurídica e patrimônio próprios. A estrutura do colegiado tem um presidente e quatro diretores, todos escolhidos pelo presidente da República e aprovados após sabatina no Senado. O mandato dos dirigentes é de cinco anos, com a recondução vedada por lei. Eles só perdem os postos em virtude de renúncia, de condenação judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
Conheça a atuação da CVM em seis pontos principais
- Valores mobiliários são ativos de renda fixa ou variável emitidos por empresas de capital aberto para a captação de recursos, como ações, cotas de fundos de investimentos e debêntures;
- A CVM credencia e fiscaliza auditores independentes, gestores de carteiras, agentes autônomos, entre outros;
- A autarquia organiza o funcionamento da B3, inspeciona os fundos de investimentos e analisa as informações prestadas pelas companhias listadas na Bolsa de Valores;
- Ela pode punir com advertência, multa, suspensão ou cassar a autorização para trabalhar ou fazer operações no mercado de capitais;
- Tem ainda o dever de denunciar ao Ministério Público a ocorrência de indícios de ilícito penal nos processos em que identifica irregularidades;
- A entidade não tem competência para determinar o ressarcimento de eventuais prejuízos sofridos pelos investidores em razão da ação ou omissão de agentes do mercado.
Glossário
Bolsa de Valores
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
Blue chips (ou large caps) são empresas listadas na Bolsa de Valores e que têm valor de mercado acima de R$ 40 bilhões.…
Leia MaisTambém conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…
Leia MaisAcionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…
Leia MaisA B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a Bolsa de Valores do Brasil, que está sediada em São Paulo.…
Leia MaisBerkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett.…
Leia MaisVocê também pode gostar 🔽
Investidores monitoram de perto os riscos fiscais e políticos
Aqui e lá fora, o foco está nas ações defensivas
No Brasil, atenções estão no risco fiscal e na mudança de gestão na Petrobras
O dólar inicia a semana mais fraco no mercado internacional, de olho nos proximos movimentos do banco central dos EUA
A resposta está na utilidade do criptoativo
Nome de Caio Paes de Andrade será analisado hoje pelo Conselho de Administração da estatal
Medidas em debate para mitigar alta dos combustíveis geram desconfiança entre investidores
Executivo vê cotação do barril alta por mais tempo, o que favorece produção, mas diz que a saída não é ‘mudar arcabouços legais por razões transitórias’
Aprovação do currículo do executivo não foi unânime, mostra ata
Estrategista-chefe da Empiricus se inspirou na obra do megainvestidor Ray Dalio
Temor com recessão cresce após aperto monetário sincronizado para controlar inflação alta