BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia projetos que tenham caráter socioeconômico.

O BNDES é uma instituição estatal destinada à promoção econômica e social. Ou seja: ele empresta dinheiro, financia projetos ou fornece linhas de crédito a empresas ou empreendedores individuais, que tenham projetos que trarão resultados socioeconômicos. Além do BNDES, o Brasil possui outros cinco bancos de desenvolvimento: o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Quando foi criado o BNDES?

O BNDES foi criado em 1952 durante o segundo governo Vargas, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). Inicialmente, o interesse naquela época estava concentrado em operações de infraestrutura e no desenvolvimento da industrialização. Entretanto, o banco passou por muitas transformações ao decorrer dos anos. A última grande mudança aconteceu em 1995, quando o BNDES passou a financiar atividades do setor cultural, como produção de filmes e a preservação do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

Como funciona

O BNDES financia empreendimentos de expansão e inovação, mas não se trata de um simples empréstimo em dinheiro. Se o empresário pediu dinheiro para comprar maquinário, não poderá utilizá-lo em outra área.

Atualmente o BNDES financia:
• Investimentos para implantação, expansão, modernização e/ou recuperação de empreendimentos
• Produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos
• Bens novos, insumos, serviços, softwares
• Capital de giro
• Exportação de bens e serviços nacionais
• Aquisição de bens e serviços importados e despesas de internação, desde que haja comprovação de inexistência de similar nacional.

Mas o BNDES não financia:
• Comércio de armas de fogo;
• Motéis, saunas e termas;
• Jogos de apostas e assemelhados

Quais são as etapas para pedir um empréstimo no BNDES?

O processo funciona em 4 etapas:

  1. Habilitação: o banco analisa aspectos cadastrais do cliente, sua situação creditória e jurídica;
  2. Análise: a empresa passa por um exame mais profundo sobre o negócio, no qual se verificam a viabilidade econômica, garantias financeiras, objetivos e o impacto ambiental do projeto;
  3. Contratação: uma vez aprovado, o projeto recebe a verba;
  4. Acompanhamento: com o dinheiro na conta do cliente, o BNDES fiscaliza sua utilização e o cumprimento das exigências que estavam no acordo.

Colaborou Anne Dias


Você também pode gostar
POR
Daniel Fernandes 06 out. 2024, 08:00
Itaú BBA está otimista com resultados dos bancos no terceiro trimestre; entenda os motivos

Instituição de investimento confia em desempenho positivo dos bancos Santander, Nubank e Bradesco; confira quais são os argumentos.

2 min.
POR
Pedro Knoth 03 out. 2024, 07:00
BTG Pactual lista ações mais e menos afetadas pelos juros; Magazine Luiza (MGLU3) em foco

Nas contas do BTG Pactual, Magalu e Pão de Açúcar têm alavancagem alta e dívida sensível à Selic; outras ações ganham com a alta dos juros

5 min.
POR
Redação IF 30 set. 2024, 10:54
Oferta agressiva dá vitória à Engie Brasil (EGIE3) em leilão de transmissão, mas deve reduzir retorno, diz Bradesco BBI

Companhia francesa ofereceu um desconto de 48% sobre a receita anual permitida, bem maior do que os descontos oferecidos por rivais durante o certame

POR
Rodolfo Olivo 30 set. 2024, 06:54
Será que desta vez Warren Buffett está errado?

Warren Buffett tem diminuído seus investimentos de forma significativa em um momento que o mercado parece estar promissor. Será mais um movimento genial de Buffett ou desta vez estará errado?

POR
Redação IF 29 set. 2024, 06:55
Quem é o engenheiro Marcelo Gaiani, novo CEO do JP Morgan no Brasil

Marcelo Giani é argentino, engenheiro de formação, está há 23 anos no banco e substitui Daniel Darahem, que morreu em agosto

2 min.
Clique e veja mais