BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia projetos que tenham caráter socioeconômico.

O BNDES é uma instituição estatal destinada à promoção econômica e social. Ou seja: ele empresta dinheiro, financia projetos ou fornece linhas de crédito a empresas ou empreendedores individuais, que tenham projetos que trarão resultados socioeconômicos. Além do BNDES, o Brasil possui outros cinco bancos de desenvolvimento: o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Quando foi criado o BNDES?

O BNDES foi criado em 1952 durante o segundo governo Vargas, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). O interesse naquela época estava concentrado em operações de infraestrutura e no desenvolvimento da industrialização. O banco passou por muitas transformações ao decorrer dos anos. A última grande mudança aconteceu em 1995, quando o BNDES passou a financiar atividades do setor cultural, como produção de filmes e a preservação do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

Como funciona

O BNDES financia empreendimentos de expansão e inovação, mas não se trata de um simples empréstimo em dinheiro. Se o empresário pediu dinheiro para comprar maquinário, não poderá utilizá-lo em outra área.

Atualmente o BNDES financia:
• Investimentos para implantação, expansão, modernização e/ou recuperação de empreendimentos
• Produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos
• Bens novos, insumos, serviços, softwares
• Capital de giro
• Exportação de bens e serviços nacionais
• Aquisição de bens e serviços importados e despesas de internação, desde que haja comprovação de inexistência de similar nacional.

Mas o BNDES não financia:
• Comércio de armas de fogo;
• Motéis, saunas e termas;
• Jogos de apostas e assemelhados

Quais são as etapas para pedir um empréstimo no BNDES?

O processo funciona em 4 etapas:

  1. Habilitação: o banco analisa aspectos cadastrais do cliente, sua situação creditória e jurídica;
  2. Análise: a empresa passa por um exame mais profundo sobre o negócio, no qual se verificam a viabilidade econômica, garantias financeiras, objetivos e o impacto ambiental do projeto;
  3. Contratação: uma vez aprovado, o projeto recebe a verba;
  4. Acompanhamento: com o dinheiro na conta do cliente, o BNDES fiscaliza sua utilização e o cumprimento das exigências que estavam no acordo.

Colaborou Anne Dias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Plataforma de investimentos

A plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.…

Leia Mais Ir para: Plataforma de investimentos
Direto ao Ponto Juros sobre capital próprio (JCP)

Juros sobre capital próprio (JCP) é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Os JCP são semelhantes aos dividendos, com diferença no Imposto de Renda, e foram inventados pelo mercado financeiro brasileiro.…

Leia Mais Ir para: Juros sobre capital próprio (JCP)
Direto ao Ponto Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.…

Leia Mais Ir para: Abertura de mercado
Direto ao Ponto D+0, D+1, D+2

D+0 (ou D0), D+1 (ou D1), D+2 (ou D2) são prazos de resgate de investimentos, considerando apenas dias úteis. As siglas representam a quantidade de dias para o dinheiro cair na conta do investidor. …

Leia Mais Ir para: D+0, D+1, D+2
Direto ao Ponto Grupamento de ações (ou inplit)

O grupamento de ações acontece sempre que uma empresa decide unir, ou, como preferem os analistas, condensar suas ações. O objetivo é reduzir a volatilidade dos papéis e os riscos inerentes a eles. …

Leia Mais Ir para: Grupamento de ações (ou inplit)
Direto ao Ponto C Level

C Level é o nome dos cargos mais altos dentro das empresas de capital aberto e fechado. O CEO (Chief Executive Officer) é o líder mais importante e a ele estão subordinados os demais cargos de direção, como CFO, CTO e CMO.…

Leia Mais Ir para: C Level

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 27.abr.2024 às 09h18
Quanto ganha a presidente do Banco do Brasil (BBAS3)?

Discrepância salarial tem feito com que executivos do BB deixem o banco rumo à iniciativa privada

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Lucas Andrade Publicado em 26.abr.2024 às 08h44
XP (XPBR31) vai ampliar conselho de administração: ‘Para próxima fase de crescimento’

Quatro novos conselheiros independentes devem ser eleitos na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 24 de maio de 2024

Redação IF Publicado em 25.abr.2024 às 12h31
Klabin (KLBN11) vai pagar até R$ 0,29 por ação em dividendos; saiba quando

Aprovação do provento veio após a companhia informar lucro líquido de R$ 460 milhões no 1º trimestre de 2024, uma queda de 64% ante mesmo período de 2023

Renato Jakitas Publicado em 24.abr.2024 às 08h58
Como previsão para Selic mais alta afeta resultados de Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3)

Segundo o banco americano, tanto RENT3 quanto MOVI3 estão pressionadas pela depreciação dos estoques, a alta nas despesas financeiras líquidas e margens menores na revenda de seminovos

Aluísio Alves Publicado em 23.abr.2024 às 17h34
Nubank (ROXO34) perde 1,2 milhão de clientes em março

Queda foi recorde na história do banco digital, segundo levantamento da consultoria Sensor Tower; PicPay liderou crescimento no mês passado

Aluísio Alves Publicado em 23.abr.2024 às 07h00
BRF (BRFS3) chega e Magalu (MGLU3) de saída? Veja previsões do BofA para revisão no MSCI

Além da liquidez  dos papéis, são consideradas a relevância setorial da companhia e seu desempenho em relação ao setor. Assim como o Ibovespa, a carteira do MSCI passa por uma revisão trimestralmente

Aluísio Alves Publicado em 22.abr.2024 às 11h21
Ações da semana: Cielo (CIEL3) e Sabesp (SBSP3) estão perto de gatilho de compra, diz Itaú BBA

Equipe de análise técnica do Itaú BBA também identificou oportunidades em Copasa (CSMG3), Fras-le (FRASA3) e Oceanpact (OPCT3)

Clique e veja mais