XP (XPBR31) vai ampliar conselho de administração: ‘Para próxima fase de crescimento’

Quatro novos conselheiros independentes devem ser eleitos na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 24 de maio de 2024

A XP (XPBR31) anunciou nesta sexta-feira (26) uma série de alterações em seu conselho de administração para aumentar a capacidade do colegiado de fornecer supervisão independente e aconselhamento estratégico. “Para próxima fase de crescimento”, afirma a companhia de Guilherme Benchimol.

“Estas mudanças incluem a criação de um conselho majoritariamente independente através da adição de novos conselheiros independentes com experiência em áreas críticas como gestão de riscos, crédito, bancos e recursos humanos”, diz o fato relevante.

“A formação de dois novos comitês do conselho; e a reestruturação dos comitês existentes do conselho”, acrescenta o texto.

Como vai ficar

Conforme a plataforma de investimentos, o conselho renovado, composto por conselheiros independentes e não independentes, reunirá profissionais com experiência de indústria e habilidades complementares em áreas fundamentais para a estratégia de negócios de longo prazo da empresa.

“Quatro novos conselheiros independentes devem ser eleitos na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 24 de maio de 2024”, explica a XP.

Após a Assembleia, o conselho será majoritariamente independente, composto por cinco conselheiros independentes, três conselheiros não independentes e o fundador e presidente, Guilherme Benchimol.

“Isso garantirá maior representatividade para os acionistas não vinculados aos acionistas controladores da empresa e enriquecerá o conjunto de habilidades representadas no conselho”, aponta a companhia.

Conselheiros independentes

Martín Escobari

“É membro do Conselho de Administração da XP desde 2019. O Sr. Escobari é um investidor renomado com um histórico bem-sucedido em impulsionar inovações, marcado por sua atuação na General Atlantic, onde ele é Co-Presidente, Presidente do Comitê de Investimentos e Chefe de Crescimento de Capital Global.”

Oscar Rodriguez Herrero

“Traz mais de 27 anos de experiência internacional em gestão de riscos, private equity e consultoria estratégica, e vai fortalecer significativamente as capacidades de gestão de crédito e riscos do Conselho.

Anteriormente, ele foi Chefe de Riscos para o Negócio Global de Bancos Atacadistas do Santander, e até o início deste ano, era membro do Comitê Executivo de Riscos do Nubank.”

José Luiz Acar Pedro

“Possui extensa experiência nos níveis mais altos de crédito e bancos no Brasil. Foi Vice-Presidente Executivo do BCN e do Bradesco, sócio e membro do Comitê Executivo do BTG Pactual, CEO do Banco Pan, e Presidente Executivo do Banco Safra.”

João Roberto Gonçalves Teixeira

“Tem uma longa carreira em bancos atacadistas e finanças como ex-CEO da Copersucar, a maior empresa de açúcar e etanol do mundo, e do Banco Votorantim, um dos maiores bancos privados do Brasil.”

Melissa Werneck

“Trabalha para a Kraft Heinz Company desde 2013, onde atualmente é Diretora Global de Pessoas e lidera os esforços da empresa em Diversidade, Inclusão e Pertencimento. Especialista em recursos humanos, gestão de pessoas e compensação em organizações multinacionais.

Ela trabalhou por 14 anos na All America Latina Logística antes de se juntar à Heinz. Ela também é membro do conselho da Fundação Kraft Heinz.”

Conselheiros não independentes

Guilherme Benchimol

“É o Fundador e Presidente Executivo da XP, tendo atuado como CEO da empresa por 20 anos. Guilherme definiu a missão da XP, encaminhou-a no seu caminho de crescimento e estabeleceu sua cultura ao longo da vida da empresa.”

Gabriel Leal

“Foi executivo da empresa por mais de 17 anos até 2023, construindo a distribuição de canais da XP desde o início.”

Bernardo Amaral

“Foi executivo da empresa por mais de 16 anos até 2023, atuando como CRO e General Counsel da XP.”

Bruno Constantino

“Tem mais de 26 anos de experiência nos mercados financeiros. Ele atuou em um papel executivo na XP por mais de 11 anos, incluindo liderar a estratégia financeira da empresa como CFO nos últimos 5 anos.”