Selic

É a taxa básica de juros da economia e é por ela que o Banco Central controla a inflação. A Selic influencia os juros que são cobrados em empréstimos e financiamentos - e ela ainda baliza os investimentos.

O que significa “Selic”?

Mas o que significam as letras da taxa “Selic”? Ela vem das iniciais de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Para compreendermos como a taxa funciona, vamos falar sobre os títulos públicos federais, o Tesouro Direto. Esses títulos são como uma espécie de empréstimo que você faz para o governo federal, que, por sua vez, financia suas atividades. Os títulos do Tesouro são comprados por instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Qual é a relação entre depósito compulsório e Selic?

Por lei, as instituições financeiras devem manter uma parte do dinheiro captado em uma conta do Banco Central, o chamado depósito compulsório. Essa é uma meta diária. Se ao final do dia uma instituição não atingiu sua meta de depósito, deve tomar empréstimos de outras instituições.  

Então, é aí que entra a Selic. Os bancos podem vender e pegar empréstimos entre si oferecendo como garantia títulos públicos. Esses empréstimos têm curta duração e são liquidados dentro de 24 horas.

A Selic efetiva, também chamada de Selic Over, é justamente a média diária dos juros dos empréstimos interbancários dos títulos públicos federais. Ou seja, é a taxa que efetivamente está sendo cobrada. 

Taxa Selic: o que ela significa, o que afeta
– Ilustração: Renata Miwa

Para que serve a Selic?

Existe ainda a Selic Meta, ou simplesmente Selic e que é a mais divulgada na imprensa. Criada em 1979, ela é a taxa básica de juros da economia que serve de parâmetro para outras taxas do mercado. A taxa é definida a cada 45 dias em uma reunião feita pelo Copom, ligado ao Banco Central. Essa mudança acontece para que, em meio a uma economia instável, o dinheiro continue circulando e a inflação seja controlada. 

O que acontece quando a Selic cai?

Quando a taxa Selic cai, o crédito tende a se tornar mais acessível, já que os bancos, acompanhando o movimento, diminuem os juros. Em contrapartida, a inflação tende a subir.

O que acontece quando a Selic sobe?

Já com o aumento da Selic, os juros em geral ficam mais altos. Entretanto, o consumo diminui e ​​os preços tendem a baixar ou ficar mais estáveis.

Como a taxa Selic afeta os investimentos? 

A taxa Selic afeta a vida de diversas formas. É a partir dela que os bancos calculam os juros de empréstimos, do cheque especial e do cartão de crédito. A rentabilidade de investimentos como Tesouro Direto, poupança e outros títulos de renda fixa também é afetada pela Selic. 


Você também pode gostar
POR
Lucas Andrade 14 jan. 2025, 16:43

A receita do Itaú para o dólar perder força e a Selic voltar a cair

Relatório do banco lista medidas para fortalecer o arcabouço fiscal e criar ciclo positivo para a economia brasileira

POR
Redação IF 14 jan. 2025, 16:36

Após alta de 2,7% em dezembro, inflação da Argentina em 2024 termina com 117,8%

A marca representa um recuo em relação ao resultado anual de novembro, de 166%, O resultado veio em linha com a previsão do governo, que esperava justamente uma inflação mensal de 2,7% para o mês

POR
Pedro Knoth 14 jan. 2025, 14:54

Mudanças de financiamento imobiliário da Caixa não devem impactar Cury (CURY3), diz CIO

Alteração de teto de subsídio da Caixa afeta Minha Casa, Minha Vida, mas Cury (CURY3) deve manter margem positiva

POR
Raphael Coraccini 14 jan. 2025, 12:18

MRV tem forte alta na bolsa após anunciar fluxo de caixa positivo, o primeiro em muito tempo

MRVE3 é favorecida pelas concessões de crédito imobiliário, que atingiram R$ 185 bilhões, o maior volume desde setembro de 2022

POR
Redação IF 10 jan. 2025, 18:54

Carta do BC para explicar inflação acima da meta cita depreciação cambial, clima e expectativas desancoradas

A meta de inflação era de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos. A alta de 4,83% do IPCA em 2024 também ficou acima da taxa de 2023 (4,62%)

POR
Redação IF 10 jan. 2025, 13:04

‘Payroll’: criação de empregos acima do esperado nos EUA surpreende e leva mercado a rever apostas de novos cortes de juros

Contratos futuros dos Fed funds apontam para chance majoritária de uma nova redução das taxas se concretizar somente no segundo semestre, enquanto rendimentos dos Treasuries de longo prazo alcançam máximas desde novembro de 2023

POR
Raphael Coraccini 10 jan. 2025, 12:00

O que esperar para a inflação agora em 2025 depois do estouro da meta em 2024?

Veja o que alguns bancos esperam para o índice de inflação em 2025 depois do resultado do IPCA de 2024 divulgado nesta sexta-feira (10)

Clique e veja mais