Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um programa criado entre o Tesouro Nacional e a B3. É pelo Tesouro que investidores podem comprar e vender títulos públicos, tornando-se assim, credores do governo federal. O Tesouro Direto é um dos tipos de investimento mais conhecidos em renda fixa.
É muito simples investir em Tesouro Direto. Basta escolher entre os seguintes tipos disponíveis:
- Tesouro Prefixado (antigo LTN): tem taxa de juros estabelecida na hora em que o investidor faz a aplicação.
- Tesouro Prefixado com juros semestrais (antigo NTN-F): título com rentabilidade prefixada, definida no momento da compra e que paga juros a cada semestre.
- Tesouro IPCA+ com juros semestrais (antigo NTN-B): com rentabilidade que varia de acordo com a taxa de inflação IPCA mais juros a cada seis meses que são definidos na compra deste título.
- Tesouro IPCA+ (antigo NTN-B Principal): tem rentabilidade que varia com o IPCA, mais juros já definidos. Porém não tem pagamento de juros semestral.
- Tesouro Selic (antigo LFT): com rentabilidade que acompanha as movimentações da taxa Selic.
Como o Tesouro Direto começou?
O Tesouro Direto foi lançado em 2002 com o objetivo de permitir com que pessoas físicas comprassem papéis do governo federal por uma plataforma digital. O programa surgiu como uma alternativa mais barata para os investidores, já que as aplicações começam em R$ 30.
Tudo funciona de maneira virtual. Cada título tem rentabilidade, prazo de vencimento e remuneração definidos. A compra de um título do Tesouro Direto funciona como um empréstimo ao governo. O investidor aplica o dinheiro e, em troca, recebe uma remuneração por esse empréstimo ao final do vencimento do título.
O Tesouro Direto é um investimento de baixo risco, já que o pagamento é garantido pelo Governo Federal. Por isso, ele é bastante procurado por investidores iniciantes ou aqueles que querem rentabilizar a reserva de emergência.
Seguro e fácil
Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado, já que está atrelado ao Tesouro Nacional, que administra os recursos públicos. O risco de calote é mínimo. Além de seguro, ele também é um dos investimentos mais acessíveis, já que é possível começar com pouco dinheiro e de qualquer lugar onde haja internet.
Glossário
Investimentos
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…
Leia MaisLIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …
Leia MaisAcionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…
Leia MaisAlavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…
Leia MaisExchange é a plataforma digital onde você consegue comprar e vender suas criptomoedas e tokens. São corretoras que operam unicamente criptomoedas. …
Leia MaisVocê também pode gostar
Desastres naturais poderão ficar mais severos e provocar grandes perdas econômicas
Investidores estão otimistas com a retomada dos estímulos econômicos pela China
O robô investidor é um algoritmo que negocia ativos financeiros sozinho. Saiba como eles funcionam no Papo de Finanças
Nos EUA, trajetória negativa segue e S&P entra em 'bear market'
Muita coisa, como mostra Caio Camargo, do Itaú Unibanco
O real seguiu o movimento das moedas de países emergentes nesta sexta (20)
Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (20)
Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação
Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA
Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras
Perspectiva de aprovação de projeto que reduz ICMS derruba precificação do IPCA