Corretoras de valores

São instituições financeiras que fazem o meio de campo entre as pessoas e os investimentos disponíveis no mercado, como Tesouro Direto e a compra ou venda de ações.

Corretoras de valores fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e por isso precisam de autorização prévia do Banco Central (BC). As operações destas são supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e elas ainda dependem de um registro na B3 para a realização de negócios como a compra e a venda de ações e títulos na Bolsa de Valores. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) também é uma peça essencial neste quebra-cabeças para identificar se a corretora que chamou a sua atenção está apta e é segura para efetuar suas transações.

Por onde começar com corretoras de valores?

Não existe no Brasil a possibilidade de uma pessoa física comprar diretamente títulos do governo ou ações de empresas na Bolsa de Valores, para ficar em dois dos investimentos mais tradicionais. Com o aquecimento do mercado, houve um aumento da competição entre as corretoras de valores, o que envolve cobrança de taxas menores, consultoria, cursos com profissionais renomados, eventos fechados com nomes de peso do mercado financeiro, além de análises dos ativos e até uma gestão exclusiva da carteira do cliente.

Portabilidade: você é dono do seu dinheiro

E se você quiser mudar de corretora? Com a portabilidade, a custódia dos ativos pode ser transferida quando o cliente não estiver mais satisfeito com os serviços ou por outro motivo qualquer. Lembre-se: você é o dono do seu dinheiro. As corretoras de valores apenas realizam as suas ordens. Então, você não vai precisar se desfazer de ações ou outros ativos e ter que repetir todo o processo para fazer a mudança da casa. Nem mesmo pagar imposto de renda ou taxas de corretagem, já que não há resgate. O ideal é que o passo a passo esteja bem transparente no site das corretoras para que a migração seja feita da forma menos burocrática possível.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)

A PNAD, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o indicador que mostra a força de trabalho no curto, médio e longo prazos em todo território nacional e regionalmente.…

Leia Mais Ir para: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)
Direto ao Ponto Monitor do PIB-FGV

O Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor. Isso porque a base de cálculos do levantamento usa a mesma metodologia das Contas Nacionais apuradas pelo IBGE, que também faz o levantamento do PIB.…

Leia Mais Ir para: Monitor do PIB-FGV
Direto ao Ponto Moeda única do Mercosul

A ideia é que as nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) usem a mesma moeda para transações comerciais. Dessa forma, ficaria mais fácil o pagamento, o comércio, as transferências financeiras e os negócios transacionados entre empresas e a população que estão dentro da organização.…

Leia Mais Ir para: Moeda única do Mercosul
Direto ao Ponto Payroll

Payroll é um relatório mensal que traz indicadores e dados sobre o mercado de trabalho americano.…

Leia Mais Ir para: Payroll
Direto ao Ponto Abertura de mercado

A abertura de mercado é o início das operações da Bolsa de Valores (B3). É quando o preço de uma determinada ação se forma, o que pode sofrer interferência de fatos e oscilações dos mercados internacionais e de anúncios de empresas de capital aberto no Brasil.…

Leia Mais Ir para: Abertura de mercado
Direto ao Ponto Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.…

Leia Mais Ir para: Nasdaq

Você também pode gostar
Daniel Fernandes Publicado em 29.mar.2024 às 09h17
Primeiro trimestre amargo leva Ibovespa a desvalorizar 4,5% no período

Relatório indica que expectativas em torno das taxas de juros no Brasil e EUA pesam contra bolsa

Raphael Coraccini Publicado em 28.mar.2024 às 18h25
Ações em alta: Marfrig sobe quase 13% e lidera ganhos no dia; Azul tem a pior queda

Ações em alta: Veja as dez ações do Ibovespa com os maiores ganhos do dia; saiba também quais empresas tiveram as piores quedas

Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 11h15
4T2023 das aéreas: Azul (AZUL4) tem salto no lucro; Gol (GOLL4) fica no prejuízo

Confira os fatores que influenciaram os resultados das duas companhias listadas na bolsa brasileira

Raphael Coraccini Publicado em 28.mar.2024 às 10h37
Ibovespa cai 4,5% no 1º trimestre após perdas em março; dólar sobe 3% no ano

Bolsa de valores hoje: veja o desempenho do dólar e do Ibovespa nesta quinta-feira, último dia útil do primeiro trimestre de 2024

Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 08h13
Cosan divulga balanço não auditado para 4T23 com lucro líquido de R$ 2,3 bi; alta anual de 193%

Na segunda-feira (25) a Cosan havia informado em fato relevante que excepcionalmente desta vez a auditoria não seria concluída no prazo legal

Pedro Knoth Publicado em 28.mar.2024 às 07h00
Agenda de dividendos e JCP de abril tem Natura (NTCO3), Fleury (FLRY3) e B3 (B3SA3)

Agenda de dividendos de abril tem JCP bilionário de Telefônica Brasil (VIVT3), Isa Cteep (TRPL4) e mais; confira ações que pagam no mês

10 min.
Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 06h00
Morning call: mercado de olho no relatório trimestral de inflação do Banco Central

Confira informações sobre o mercado financeiro e o que pode fazer preço na bolsa de valores nesta quinta-feira

Redação IF Publicado em 27.mar.2024 às 20h31
Rumo (RAIL3) tem lucro líquido de R$ 1 milhão no 4º trimestre de 2023

Companhia destaca que o lucro líquido foi beneficiado em razão de eventos extraordinários e não recorrentes, com destaque para o ganho de capital na alienação da EPSA

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site