Hedge

Hedge significa proteção. Fazer hedge é uma estratégia de proteção contra variações de preços no mercado financeiro.

O termo hedge começou a ser utilizado no século XIX na produção agrícola. O produtor e o comprador fixavam preços futuros das commodities, assim, eles garantiam a compra e vende dos produtos por um preço justo, independente da bolsa estar em alta ou baixa. Estratégia que na época também foi chamada de “cerca e limite”.

Quais são os tipos?

Existem 5 tipos: cambial, natural, de commodities, de ações e em ETFs. Vamos a eles:

Hedge cambial

É mais utilizado por quem têm relações comercias com empresas estrangeiras, mais especificamente com o dólar. Tanto para compra quanto na venda, ele é interessante para os negócios estabelecerem um contrato de hedge onde o valor da moeda seja fixo, evitando assim perdas considerando as variações cambiais.

Hedge natural

Esse tipo de é utilizado por empresas que trabalham com exportação e operam ou tem ativos em dólar. Em um cenário de desvalorização da moeda nacional, as ações dessas empresas irão subir, já que sua receita é constituída em moeda estrangeira.

Hedge de commodities

Esse é o mais antigo que existe. É usado para fixar preços de commodities em preços justos para venda em datas futuras, assegurando que o produtor evite prejuízos e se torne mais independente da variação do mercado.

Hedge de ações

Investir em ações implica risco, e, para minimizar isso, existe o hedge feito tendo como base as opções de compra ou venda. Estes dois ativos (ações e opções) possuem relação inversa, ou seja, quando um sobe o outro cai. Então, é mais fácil se proteger de perdas.

Hedge em ETFs

Esse tipo funciona como no mercado de opções. Quem compra um ETF vai lucrar com a alta do índice. O hedge se configura quando o investidor vende o ETF, para comprá-la depois por um preço mais baixo, lucrando com a diferença.

Colaborou Anne Dias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Desdobramento de ações (ou split)

Desdobramento de ações (ou split) acontece quando uma empresa divide suas ações. O investidor que já tem as ações em carteira continua com o mesmo volume em dinhiero, mas com uma maior quantidade de ações.…

Leia Mais Ir para: Desdobramento de ações (ou split)
Direto ao Ponto Benchmark

Benchmark é um termo inglês para “referência padrão”, que, no contexto financeiro, é utilizado como métrica de desempenho de um determinado ativo. Nos casos dos fundos de investimento em ações brasileiros, o benchmark costuma ser o Ibovespa, principal índice acionário do país. Já os fundos de renda fixa geralmente têm como referência o CDI. …

Leia Mais Ir para: Benchmark
Direto ao Ponto Juros sobre capital próprio (JCP)

Juros sobre capital próprio (JCP) é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Os JCP são semelhantes aos dividendos, com diferença no Imposto de Renda, e foram inventados pelo mercado financeiro brasileiro.…

Leia Mais Ir para: Juros sobre capital próprio (JCP)
Direto ao Ponto Credit default swap (CDS) ou Risco-país

CDS (credit default swap) é a troca de risco de crédito. O CDS é um contrato derivativo que funciona como um seguro para quem empresta dinheiro. Por levar em sua precificação o risco de inadimplência do tomador do empréstimo, o CDS é muito usado como termômetro para o risco de um país. …

Leia Mais Ir para: Credit default swap (CDS) ou Risco-país
Direto ao Ponto Relação com Investidores (RI)

O RI combina marketing, comunicação institucional e finanças. Seu objetivo é fornecer ao mercado e stakeholders informações sobre o desempenho da empresa.…

Leia Mais Ir para: Relação com Investidores (RI)
Direto ao Ponto Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda criada no mundo. Ele é baseado em uma rede descentralizada, chamada de blockchain, e não depende de nenhum banco para circular …

Leia Mais Ir para: Bitcoin

Você também pode gostar
Renato Jakitas Publicado em 02.mar.2024 às 07h30
Em novo IPO, Kinea tenta emplacar primeiro fundo de CRAs em dólar do mercado

Negociado pelo ticker KDOL11, o Kinea Agro Income está em processo de IPO pelo menos até o final de março

Redação IF Publicado em 27.fev.2024 às 20h23
Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda 2024

Confira quais documentos reunir e também o passo a passo para declarar o saldo e também os rendimentos desse tipo de aplicação financeira

Redação IF Publicado em 26.fev.2024 às 07h07
Warren Buffet vê poucas oportunidades de investimento nos EUA e no exterior

No exterior, 'basicamente não há nenhum candidato que seja uma opção significativa para aplicação de capital na Berkshire', acrescentou o megainvestidor

Lucas Andrade Publicado em 22.fev.2024 às 12h09
Taxação de super-ricos turbina arrecadação do governo em janeiro. Vitória de Haddad?

Governo Lula recolheu R$ 4,1 bilhões no primeiro mês da nova lei que tributa fundos exclusivos para investimentos no exterior

PodInvestir Publicado em 21.fev.2024 às 07h15
Como Rogério Xavier, da SPX, avalia o momento do banco Bradesco (BBDC4)

Em entrevista ao PodInvestir, fundador da SPX também fala sobre as ações vencedoras para o futuro

Redação IF Publicado em 20.fev.2024 às 15h38
BNDES investe até R$ 500 milhões em fundo de crédito para infraestrutura gerido pelo Pátria

Aporte do BNDES deverá ser investido em projetos dos setores de energia, saneamento, logística e transporte, mobilidade urbana e telecomunicações

3 min.
PodInvestir Publicado em 20.fev.2024 às 07h00
PODINVESTIR: para Rogério Xavier, da SPX, eleição de Trump seria negativa para Brasil e o mundo

Rogério Xavier comenta qual entre os dois candidatos à presidência dos EUA seria a melhor opção para o mundo

5 min.
Clique e veja mais

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!

< Voltar ao site