Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)

A PNAD, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o indicador que mostra a força de trabalho no curto, médio e longo prazos em todo território nacional e regionalmente.

Entre outras informações, a PNAD calcula a taxa de desemprego no país, a população ocupada, o número de empregados com e sem carteira assinada, a porcentagem de trabalhadores por conta própria e domésticos. O levantamento aponta ainda questões financeiras, como os salários dos profissionais por suas funções. Há ainda um índice de informalidade e até mesmo o total de pessoas que desistiram de procurar um emprego.

Para que serve a PNAD?

O cenário detalhado do emprego no país é essencial para que o governo desenvolva políticas públicas e os setores da economia tenham uma orientação confiável se a atividade está aquecida, estável ou em queda. Além disso, ter conhecimento sobre o trabalho no Brasil serve de subsídio às empresas para ações de posicionamento no mercado. O dado também é relevante para o cidadão, para saber como está o desempenho da área em que ele trabalha.

A PNAD e seu bolso

Na prática, a PNAD pode impactar na confiança e na maneira com que você realiza suas aplicações. Se a pesquisa mostra que há mais empregos, há mais consumo e, portanto, uma economia mais aquecida. Por outro lado, um panorama negativo, de taxa de desemprego alta, com índice elevado de informalidade e remunerações depreciadas, acendem o sinal de alerta e adicionam uma dose de cautela na hora de lidar com as contas.

Um fio puxa o outro

O estudo também compõe o cenário macroeconômico e, diante do quadro completo, evidencia tendências, como a propensão de aumentar ou cortar gastos. O nível de emprego e renda do país ainda acaba refletindo no consumo e na busca por crédito, que por vez tem efeito na inflação e nos juros cobrados pelas instituições financeiras.

Nesta sequência de um fio puxar o outro, como sabemos, chegamos ao momento da vida real em que você avalia se o melhor é poupar mais, se tem espaço no bolso para comprar um carro, um imóvel ou fazer uma reforma, e se a circunstância possibilita mais priorizar um investimento na renda fixa ou realizar um aporte em um produto de renda variável.

Como tudo começou?

A PNAD foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012 passou a ser realizada em caráter definitivo. Segundo o IBGE, o levantamento foi planejado para produzir indicadores trimestrais sobre a força de trabalho e indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes (como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação, entre outros).

Como é feita a PNAD?

O estudo é feito por meio de uma amostra de domicílios. As informações coletadas presencialmente dizem respeito às particularidades de cada casa ou apartamento visitado e de seus moradores. Cada domicílio é entrevistado uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres consecutivos. Assim, os indicadores da PNAD são produzidos mensalmente e não refletem o quadro de cada mês, mas, sim, a situação do trimestre móvel que finaliza a cada mês. A metodologia já estabelecida pelo IBGE é fundamental para atestar a confiabilidade da pesquisa.

A menor e a maior taxa de desemprego:

  • A menor taxa de desemprego da série histórica foi registrada no trimestre encerrado em dezembro de 2013: 6,2%
  • Já a maior taxa de desemprego foi registrada entre março e abril de 2021: 14,7%

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Moeda única do Mercosul

A ideia é que as nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) usem a mesma moeda para transações comerciais. Dessa forma, ficaria mais fácil o pagamento, o comércio, as transferências financeiras e os negócios transacionados entre empresas e a população que estão dentro da organização.…

Leia Mais Ir para: Moeda única do Mercosul
Direto ao Ponto Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)

A PNAD, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o indicador que mostra a força de trabalho no curto, médio e longo prazos em todo território nacional e regionalmente.…

Leia Mais Ir para: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)
Direto ao Ponto Juros sobre capital próprio (JCP)

Juros sobre capital próprio (JCP) é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Os JCP são semelhantes aos dividendos, com diferença no Imposto de Renda, e foram inventados pelo mercado financeiro brasileiro.…

Leia Mais Ir para: Juros sobre capital próprio (JCP)
Direto ao Ponto Swing trade

Swing trade é uma operação feita na Bolsa de Valores, na qual o investidor compra e vende ações em pregões diferentes, com intervalo de dias ou semanas.…

Leia Mais Ir para: Swing trade
Direto ao Ponto Oferta hostil

Também conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…

Leia Mais Ir para: Oferta hostil
Direto ao Ponto BDR (Brazilian Depositary Receipt)

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo com o qual o investidor tem acesso a ações de empresas estrangeiras pela B3, sem ter que abrir conta em corretora de outro país.…

Leia Mais Ir para: BDR (Brazilian Depositary Receipt)

Você também pode gostar
POR
Redação IF 07 abr. 2024, 15:24
Exportações: itens tecnológicos perdem espaço para matérias-primas

É o que mostra estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria; agropecuária subiu de 22,4% para 24%

POR
Redação IF 21 mar. 2024, 07:52
Pesquisa da Genial/Quest: cresce no mercado financeiro a avaliação negativa do governo

A avaliação, entre os executivos do mercado financeiro, "regular" da gestão do petista caiu de 39% para 30%, enquanto que o índice de aprovação encolheu de 9% para 6%

3 min.
POR
íon Itaú 28 fev. 2024, 17:21
Número de investidores na bolsa cresce 11% em 1 ano, mas valores caem

Em dezembro de 2023, a mediana do primeiro investimento foi de R$ 128; desse total, 27% investiram até R$ 40 reais

POR
Anne Dias 22 fev. 2024, 16:02
Qual é o melhor banco digital para investir?

Levantamento analisou oito bancos digitais; veja qual recebeu a maior nota e saiba também como escolher o banco para investir

4 min.
POR
Rafael Balsemão 24 jan. 2024, 19:03
Cidade mais rica do Brasil e destino global, São Paulo completa 470 anos

Terra da Garoa, de acordo com ranking da Time Out divulgado nesta semana, é a 16ª melhor cidade do mundo em 2024

POR
Aluísio Alves 27 dez. 2023, 07:00
Quanto rende investir em educação financeira? O Banco Central agora consegue responder

Estudo revelou que alunos instruídos tiveram maior disposição para poupar, empreender e planejar

3 min.
POR
Redação IF 19 dez. 2023, 17:07
Solteiros ou casados: quem são os mais endividados?

Pesquisa do Serasa traz o panorama entre esses perfis de público, e mais, dicas de como manter o estilo de vida sem entrar no vermelho

3 min.
Daniel Navas Publicado em 19.dez.2023 às 07h00
Como você percebe a sua realidade financeira?

Primeiro estudo brasileiro sobre dismorfia financeira aponta que 70% dos entrevistados não usam palavras positivas para falar de suas finanças

4 min.
Clique e veja mais