Cidade mais rica do Brasil e destino global, São Paulo completa 470 anos

Terra da Garoa, de acordo com ranking da Time Out divulgado nesta semana, é a 16ª melhor cidade do mundo em 2024

Motor da economia nacional, São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira (25) com o título de cidade mais rica do Brasil. Segundo o IBGE, a capital paulista concentra 9,2% da produção final de bens e serviços do Brasil, com movimento de R$ 829 bilhões em 2021.

A cidade segue firme na liderança do ranking mesmo após a perda de participação de 0,6 ponto percentual ante 2020. De acordo com o IBGE, das 185 concentrações urbanas do país, 132 perderam e 53 aumentaram sua participação no PIB nacional entre 2020 e 2021.

De 2002 a 2021, São Paulo e Rio de Janeiro registraram as maiores quedas de participação entre os municípios brasileiros, mostrando uma tendência de desconcentração do PIB municipal. Cidade mais rica do Brasil, a Terra da Garoa perdeu 3,5 pontos percentuais de participação na economia nacional no período. Influenciou, principalmente, a redução relativa de atividades financeiras, de seguros e de serviços relacionados. 

Paralelamente, os municípios que mais cresceram entre 2020 e 2021 foram Maricá (RJ), Saquarema (RJ), Niterói (RJ), São Sebastião (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ).

Imagem noturna da Ponte Octavio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo, para ilustrar reportagem sobre a cidade mais rica do Brasil
Ponte Octavio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo, um dos símbolos da Terra da Garoa (Foto: Carlos Alkmin / Getty Images)

As 20 melhores cidades do mundo, de acordo com a Time Out

São Paulo, de acordo com ranking da Time Out divulgado nesta semana, é a 16ª melhor cidade do mundo em 2024. A revista pontua que a cidade mais rica do Brasil foi injustamente negligenciada como destino de escala por muito tempo. Para o levantamento, em parceria com a empresa de pesquisa Potentia Insight, entrevistaram-se milhares de moradores sobre a qualidade e o preço acessível da alimentação, da cultura e da vida noturna em suas cidades.

“São Paulo está agora firmemente estabelecida como um local de visita obrigatória num país onde não faltam atrações. A maior cidade do Hemisfério Sul é um destino global para quem gosta de gastronomia, rivalizando com Lima e a Cidade do México no manto de capital culinária da América Latina”, destaca a publicação.

A Time Out salienta que imigrantes da Europa, Ásia, América do Sul e da África tornaram o cenário gastronômico da cidade mais rica do Brasil “tão diverso e vibrante quanto as espécies da Floresta Amazônica”.

“Venha pela comida, fique pela vida noturna, pelas paisagens urbanas deslumbrantes, pelo Carnaval de cair o queixo e pela maior Parada do Orgulho LGBT do mundo”, recomenda a revista.

Cidade mais rica do Brasil – e para encontrar o amor da sua vida

Por fim, diz a Time Out, São Paulo se destaca entre as cidades com maior pontuação no quesito “romance”. Isso porque 88% dos moradores locais entrevistados afirmam ser fácil encontrar o amor na cidade mais rica do Brasil. Além disso, 100% dos paulistanos entrevistados disseram que Sampa os deixava felizes. Concorda?

Feliz aniversário, São Paulo!