Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha neste 1º de maio

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Nesta quarta-feira, o Brasil comemora o Dia do Trabalho, o feriado 1º de maio. Assim, apesar de cair no meio de uma semana, a data vai desacelerar a rotina de escritórios e fábricas. Já o comércio e o setor de serviços podem até registrar algum movimento. Mas, afinal, o que abre e fecha nesta folga? Veja abaixo o que funciona e o que fica fora do ar:

Por que se comemora o 1º de maio?

O feriado de 1º de maio, ou ainda o Dia do Trabalho e também Dia do Trabalhador, acontece na próxima quarta-feira não só no Brasil, mas no mundo todo. A data é, portanto, internacional.

A data é surgiu para que trabalhadores e empregadores se lembrem de uma grande greve que aconteceu dia 01 de maio de 1886, em Chicago, nos EUA. Naquele dia, os trabalhadores se reuniram para exigir melhores condições. Eles queriam, principalmente, reduzir a jornada, que era, pasme, de 17 horas.

Neste dia também se comemora o Dia de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

Agências bancárias

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias estarão fechadas neste feriado 1º de maio. Porém, os canais digitais e remotos estarão disponíveis para transferências e pagamentos de contas.

Bolsa de valores (B3) e corretoras

A bolsa de valores  (B3) também suspenderá suas atividades no dia 1º de maio. Assim, negociações, movimentações, contratações ou quaisquer atividades da instituição deverão acontecer até um dia antes, na terça-feira.

Além disso, as bolsas de valores do mundo estarão fechadas por conta do calendário mundial.

As corretoras de valores também estarão fechadas.

Já as negociações de criptomoedas via exchanges não param.

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informa que também não terá expediente no Dia do Trabalho. Então, o feriado de 1º de maio não será considerado útil para fins de contagem de prazos, segundo informação da CVM.

Como pagar as contas no feriado de 1º de maio?

A Febraban orienta os clientes a usarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas no feriado do 1º de maio.

Todavia, carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos nos feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Caso isso não seja corrigido no boleto, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, você pode agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

“É importante ressaltar que os clientes sempre podem usar os canais digitais, como internet e mobile banking, para fazer transferências e pagamentos. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.