Como os mais ricos investem no Brasil? Conheça o perfil dos investidores de cada região

Pesquisa mostra o comportamento dos investidores do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Qual é o perfil do investidor brasileiro, especificamente os de alta renda? A maioria dos brasileiros de alta renda (89%) acredita que está preparada para o futuro. E 93% afirmam ter objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos. Porém, apenas 20% têm algum planejamento financeiro. E pasmem: 41% dos brasileiros mais ricos investem na poupança.

Os dados são da pesquisa Itaú Personnalité: Brasileiros e a alta renda, realizada pelo Instituto Locomotiva, nacionalmente, no último trimestre de 2023.

O levantamento ouviu mais de mil pessoas com renda individual mensal a partir de R$ 10 mil, com o objetivo de compreender a relação desse público com o dinheiro.

Abaixo, você confere a relação dos investidores de cada região do Brasil:

Nordeste: 67% têm conhecimento sobre dinheiro

Para saber o perfil do investidores do Nordeste, a pesquisa revelou que 83% se dizem otimistas com a própria situação financeira. Por outro lado, o medo de perder renda é grande. E isso vem de crises econômicas (66%), golpes na internet (70%) ou investimentos equivocados (61%).

Da mesma forma, 67% afirmam ter conhecimento suficiente (médio ou avançado) para tomar decisões sobre o futuro financeiro.

Então, 46% preferem renda fixa enquanto 38% declaram ter dinheiro em poupança

Por que os investidores do Nordeste investem?

Entre as prioridades dos investidores do Nordeste estão a formação de reserva financeira para emergências (41%), formação de reserva para a aposentadoria (41%), construir patrimônio (36%) e deixar patrimônio para a família (35%).

Sudeste: 71% têm medo de golpes

Entre os entrevistados na região Sudeste do país, 81% se dizem otimistas com a própria situação financeira, mas o medo de perder renda e patrimônio também é grande, seja com crises econômicas (66%), golpes na internet (71%) ou investimentos equivocados (57%). 

Da mesma forma, 79% afirmam ter conhecimento suficiente (médio ou avançado) para tomar decisões sobre o futuro.

Assim, entre o perfil de investidores da região, 53% preferem renda fixa, enquanto 40% declaram ter dinheiro em poupança. 

Por que os investidores do Sudeste investem?

Para 92% dos brasileiros de alta renda da região, ter planos ou objetivos financeiros futuros bem definidos é fundamental e a maioria declara que se organiza para cumpri-los.

Entretanto, as prioridades são: reserva financeira (43%), aposentadoria (42%), ter patrimônio (40%) e deixar alguma herança (35%).

Garantir um futuro mais estável é uma das principais metas do planejamento financeiro da alta renda, mas a preocupação latente com o curto prazo também chama atenção. Cerca de 49% declaram que fazer uma viagem ou passeio está entre os seus principais objetivos financeiros.  

Sul: metade dos mais ricos busca ter reserva financeira

Entre os entrevistados na região Sul do país, 79% afirmam ter conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras.

Assim, 48% preferem renda fixa. Todavia, 37% declaram ter dinheiro em poupança.

E, para 95% dos brasileiros de alta renda da região Sul têm planos financeiros.

Quais são esses planos?

O perfil do investidor do Sul mostrou que a preocupação maior do grupo está em ter uma reserva financeira para emergências (50%), seguida de aposentadoria (40%), construir patrimônio (41%) e deixar alguma herança (35%). 

Centro-Oeste: 96% têm objetivos financeiros

Entre os entrevistados nas regiões Centro-Oeste, 77% afirmam ter conhecimento suficiente sobre finanças.

Dessa forma, 48% preferem renda fixa enquanto 35% declaram ter dinheiro em poupança.

Então, 96% dos brasileiros de alta renda nessa região têm objetivos financeiros e declara que se organiza para cumpri-los.

Entre as prioridades, estão a formação de reserva (46% dos entrevistados), formação de aposentadoria (42%), construção de patrimônio (39%) e formação de herança (33%).

Além disso, 52% dos mais ricos da região declaram que fazer uma viagem ou passeio está entre os seus principais objetivos financeiros.  

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Itaú Personnalité: Brasileiros e a alta renda, realizada pelo Instituto Locomotiva com abrangência nacional, utilizou os métodos quanti e qualitativo, por meio de questionários de autopreenchimento e grupos de discussão.

Foram entrevistadas 1.216 pessoas com mais de 18 anos e renda pessoal mensal de R$ 10 mil ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais.