Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.

Qual é a diferença entre o open finance e open banking?

O open finance está sendo apontado pelo mercado financeiro como uma evolução do open banking. Enquanto o open banking é o compartilhamento de dados e serviços bancários, o open finance opera de uma forma mais ampla e inclui grande parte do sistema financeiro nacional, como cooperativas de crédito e corretoras de valores. Veja detalhes do open banking aqui.

Para que foi criado o open finance?

Transferir dívidas
– Ilustração: Renata Miwa

A lógica do open finance segue a mesma da do open banking: estimular a concorrência no sistema financeiro e, com isso, baratear os custos para você. Então, você pode receber ofertas de tarifas bancárias ou até aumento de limite no cartão de crédito, opções de investimentos, comparar rentabilidades de previdência privada, ter acesso a financiamentos mais baratos, enfim, tudo em apenas um aplicativo.

Ambos sistemas dependem do seu OK final para prosseguir com o compartilhamento dos seus dados. Então, é você quem escolhe quando, com quais instituições e por quanto tempo vai disponibilizar suas informações com bancos e afins, todos regulados pelo Banco Central. O mercado como um todo está vendo essa mudança como uma boa alternativa para você, que se torna de fato dono dos seus próprios dados.

Tudo está nas suas mãos

Como não poderia deixar de ser diferente, você não tem custo nenhum para fazer parte do open finance nem do open banking. É tudo de graça. E claro: você pode proibir o compartilhamento das suas informações a qualquer momento. O BC garante a sua autonomia em todo o processo, e fiscaliza as instituições por ele reguladas.

O open finance é seguro?

Sim. E é bom você saber que todo o sistema, tanto do open finance quanto do open banking, está configurado dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a segurança das transações.

Como fazer parte?

Se você achar que vale a pena ter seus dados compartilhados e analisados pelas instituições financeiras, você deve informar ao seu banco que você está de acordo com o novo sistema. Depois disso, a instituição entra em contato com você, reforça a necessidade do seu consentimento para poder compartilhar seus dados e para que você possa receber propostas de serviços e produtos financeiros da concorrência.

Fique atento: tudo isso tem que acontecer no ambiente da instituição financeira, ou seja, pelo site oficial do banco, ou pelo aplicativo da instituição.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.…

Leia Mais Ir para: Ibovespa
Direto ao Ponto BDR (Brazilian Depositary Receipt)

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo com o qual o investidor tem acesso a ações de empresas estrangeiras pela B3, sem ter que abrir conta em corretora de outro país.…

Leia Mais Ir para: BDR (Brazilian Depositary Receipt)
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto Debênture

Debênture é uma dívida que as empresas fazem com a sociedade para se financiarem. Este empréstimo é feito por meio de um título com vencimento, geralmente, entre dois e dez anos. …

Leia Mais Ir para: Debênture
Direto ao Ponto Fundos multimercados

O fundo multimercado investe o dinheiro dos cotistas em diversos produtos. Ao contrário de outros fundos, que muitas vezes precisam cumprir percentuais específicos de aplicações em ativos e classes, o multimercado não tem o compromisso de concentração e, por isso, têm autonomia para definir uma estratégia mais ágil e arrojada. …

Leia Mais Ir para: Fundos multimercados
Direto ao Ponto Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda criada no mundo. Ele é baseado em uma rede descentralizada, chamada de blockchain, e não depende de nenhum banco para circular …

Leia Mais Ir para: Bitcoin

Você também pode gostar
POR
Redação IF 12 jun. 2024, 16:46
BofA diz gostar da resiliência de bancos brasileiros, mas reduz preços-alvo

Confira as novas estimativas da instituição estrangeira para Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual e outros

POR
Aluísio Alves 11 jun. 2024, 09:28
Nubank (ROXO34) vai entrar nos Estados Unidos? O que está por trás da escalada das ações

Além dos lucros crescentes, otimismo do mercado com as ações pode embutir expectativa de entrada em novos mercados

POR
Redação IF 11 jun. 2024, 07:42
Morning call: inflação oficial e outros assuntos que você precisa prestar atenção agora

Confira quais são os assuntos nos quais você precisa prestar atenção antes do mercado abrir

POR
Aluísio Alves 08 jun. 2024, 14:00
Como o Palmeiras usa conta digital para bombar programa de sócio-torcedor

Em pouco mais de 2 anos, o programa Avanti cresceu quase cinco vezes; mais da metade desse impulso veio com ações do Palmeiras Pay

5 min.
POR
Anne Dias 06 jun. 2024, 10:46
Saque-Aniversário do FGTS vale a pena? Veja o que você deve levar em conta

Fique de olho nas condições, porque quem adere e é demitido só poderá sacar a multa rescisória

5 min.
POR
Aluísio Alves 04 jun. 2024, 17:13
Vai faltar crédito imobiliário em 2025? Entenda

Queda da caderneta de poupança, mudança na LCI e possível aumento da rentabilidade do FGTS concorrem para reduzir dinheiro barato para o setor em 2025

Clique e veja mais