Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.

Qual é a diferença entre o open finance e open banking?

O open finance está sendo apontado pelo mercado financeiro como uma evolução do open banking. Enquanto o open banking é o compartilhamento de dados e serviços bancários, o open finance opera de uma forma mais ampla e inclui grande parte do sistema financeiro nacional, como cooperativas de crédito e corretoras de valores. Veja detalhes do open banking aqui.

Para que foi criado o open finance?

Transferir dívidas
– Ilustração: Renata Miwa

A lógica do open finance segue a mesma da do open banking: estimular a concorrência no sistema financeiro e, com isso, baratear os custos para você. Então, você pode receber ofertas de tarifas bancárias ou até aumento de limite no cartão de crédito, opções de investimentos, comparar rentabilidades de previdência privada, ter acesso a financiamentos mais baratos, enfim, tudo em apenas um aplicativo.

Ambos sistemas dependem do seu OK final para prosseguir com o compartilhamento dos seus dados. Então, é você quem escolhe quando, com quais instituições e por quanto tempo vai disponibilizar suas informações com bancos e afins, todos regulados pelo Banco Central. O mercado como um todo está vendo essa mudança como uma boa alternativa para você, que se torna de fato dono dos seus próprios dados.

Tudo está nas suas mãos

Como não poderia deixar de ser diferente, você não tem custo nenhum para fazer parte do open finance nem do open banking. É tudo de graça. E claro: você pode proibir o compartilhamento das suas informações a qualquer momento. O BC garante a sua autonomia em todo o processo, e fiscaliza as instituições por ele reguladas.

O open finance é seguro?

Sim. E é bom você saber que todo o sistema, tanto do open finance quanto do open banking, está configurado dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a segurança das transações.

Como fazer parte?

Se você achar que vale a pena ter seus dados compartilhados e analisados pelas instituições financeiras, você deve informar ao seu banco que você está de acordo com o novo sistema. Depois disso, a instituição entra em contato com você, reforça a necessidade do seu consentimento para poder compartilhar seus dados e para que você possa receber propostas de serviços e produtos financeiros da concorrência.

Fique atento: tudo isso tem que acontecer no ambiente da instituição financeira, ou seja, pelo site oficial do banco, ou pelo aplicativo da instituição.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para: Fed (Federal Reserve)
Direto ao Ponto Grupamento de ações (ou inplit)

O grupamento de ações acontece sempre que uma empresa decide unir, ou, como preferem os analistas, condensar suas ações. O objetivo é reduzir a volatilidade dos papéis e os riscos inerentes a eles. …

Leia Mais Ir para: Grupamento de ações (ou inplit)
Direto ao Ponto Ifix

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) foi criado em 2012 pela B3 para mostrar o retorno médio dos fundos imobiliários.…

Leia Mais Ir para: Ifix
Direto ao Ponto Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa criado entre o Tesouro Nacional e a B3. É pelo Tesouro que investidores podem comprar e vender títulos públicos, tornando-se assim, credores do governo federal. O Tesouro Direto é um dos tipos de investimento mais conhecidos em renda fixa. …

Leia Mais Ir para: Tesouro Direto
Direto ao Ponto Bear market e bull market

Bear market, ou mercado do urso, é uma tendência de baixa de um ativo ou de um conjunto de ativos, em um contexto de pessimismo econômico. Bull market, ou mercado do touro, é o movimento oposto: um longo período de alta em um momento de otimismo com a economia. …

Leia Mais Ir para: Bear market e bull market
Direto ao Ponto After market

After-market é o termo em inglês para as negociações que acontecem após o fechamento do mercado. Ele também é conhecido como after hours. No caso da Bolsa de Valores brasileira, que encerra o pregão às 17h, ele acontece das 17h30 às 18h.…

Leia Mais Ir para: After market

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 27.abr.2024 às 09h18
Quanto ganha a presidente do Banco do Brasil (BBAS3)?

Discrepância salarial tem feito com que executivos do BB deixem o banco rumo à iniciativa privada

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Lucas Andrade Publicado em 26.abr.2024 às 08h44
XP (XPBR31) vai ampliar conselho de administração: ‘Para próxima fase de crescimento’

Quatro novos conselheiros independentes devem ser eleitos na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 24 de maio de 2024

Redação IF Publicado em 25.abr.2024 às 12h31
Klabin (KLBN11) vai pagar até R$ 0,29 por ação em dividendos; saiba quando

Aprovação do provento veio após a companhia informar lucro líquido de R$ 460 milhões no 1º trimestre de 2024, uma queda de 64% ante mesmo período de 2023

Renato Jakitas Publicado em 24.abr.2024 às 08h58
Como previsão para Selic mais alta afeta resultados de Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3)

Segundo o banco americano, tanto RENT3 quanto MOVI3 estão pressionadas pela depreciação dos estoques, a alta nas despesas financeiras líquidas e margens menores na revenda de seminovos

Aluísio Alves Publicado em 23.abr.2024 às 17h34
Nubank (ROXO34) perde 1,2 milhão de clientes em março

Queda foi recorde na história do banco digital, segundo levantamento da consultoria Sensor Tower; PicPay liderou crescimento no mês passado

Aluísio Alves Publicado em 23.abr.2024 às 07h00
BRF (BRFS3) chega e Magalu (MGLU3) de saída? Veja previsões do BofA para revisão no MSCI

Além da liquidez  dos papéis, são consideradas a relevância setorial da companhia e seu desempenho em relação ao setor. Assim como o Ibovespa, a carteira do MSCI passa por uma revisão trimestralmente

Aluísio Alves Publicado em 22.abr.2024 às 11h21
Ações da semana: Cielo (CIEL3) e Sabesp (SBSP3) estão perto de gatilho de compra, diz Itaú BBA

Equipe de análise técnica do Itaú BBA também identificou oportunidades em Copasa (CSMG3), Fras-le (FRASA3) e Oceanpact (OPCT3)

Clique e veja mais