Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.

Toda a jornada é feita por APIs (Application Programming Interfaces). Pelo open banking, os dados dos clientes são padronizados e se torna possível o mecanismo de compartilhamento. A ideia é customizar ainda mais as necessidades dos clientes, fazendo uma varredura no mercado para apresentar às pessoas os serviços e custos que têm mais a ver com o perfil delas.

Ilustração abstrata sobre tecnologia em finanças. Uma mão atravessa a tela de um celular e segura uma criptomoeda entre os dedos enquanto um cartão de crédito se digitaliza à esquerda.
– Ilustração: Marcos de Lima

Para que serve o open banking?

Então, ali você deve encontrar comparadores de taxas bancárias e uma maior facilidade de avaliação de crédito, por exemplo. Isso pode tornar produtos financeiros e serviços mais competitivos e, portanto, mais baratos e mais adequados às necessidades de cada um. Porque os bancos poderão conceder crédito bem adequado ao perfil da pessoa, mesmo que ela não seja cliente da instituição.

Você também poderá comparar as taxas cobradas em serviços, além de poder levantar os custos dos seguros, rentabilidade de investimentos, e por aí vai. Só que, para isso, toda sua vida financeira é avaliada. Informações como renda, movimentações financeiras e seus hábitos de consumo passam a ser compartilhados, caso você permita.

Depende do seu “sim”

Mas atenção: nada no open banking acontece sem sua autorização. É você quem decide quais dados quer compartilhar, com quais instituições e por quanto tempo. O aceite é dado pelos canais digitais oficiais da instituição financeira onde você tem conta. Há ainda as fases da autenticação e da confirmação antes do seu ok final.

Você acompanha todo o processo e fica sabendo se as informações foram mesmo enviadas pela instituição financeira. Então, você consegue ver quais são as instituições envolvidas, o período de validade da sua autorização e a finalidade do compartilhamento.

O que eu posso compartilhar pelo open banking?

Muitas informações a seu respeito. Desde seu endereço, estado civil, renda, até tipos de produtos e serviços que você usa no seu banco, sua conta-corrente, saldo, limites que você usa e crédito. Você ainda pode informar dados sobre operações de câmbio, pagamentos, investimentos, seguros e previdência privada.

E se eu me arrepender?

Se você se arrepender de ter liberado seus dados no open banking, você pode voltar atrás na sua decisão. Tudo é feito pela internet mesmo.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Dividendo

Dividendo é o lucro de uma empresa distribuído aos acionistas. A partilha fica a cargo dos diretores da empresa, que definem se haverá pagamento, qual a quantia a ser paga, quando isso deve acontecer e quais acionistas terão direito ao recebimento. …

Leia Mais Ir para: Dividendo
Direto ao Ponto Bear market e bull market

Bear market, ou mercado do urso, é uma tendência de baixa de um ativo ou de um conjunto de ativos, em um contexto de pessimismo econômico. Bull market, ou mercado do touro, é o movimento oposto: um longo período de alta em um momento de otimismo com a economia. …

Leia Mais Ir para: Bear market e bull market
Direto ao Ponto ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social, Corporate Governance. Empresas com as melhores práticas para questões ambientais, sociais e de governança são consideradas empresas ESG.…

Leia Mais Ir para: ESG (Environmental, Social, Corporate Governance)
Direto ao Ponto NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para: NFTs
Direto ao Ponto Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.…

Leia Mais Ir para: Open banking
Direto ao Ponto Oferta hostil

Também conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…

Leia Mais Ir para: Oferta hostil

Você também pode gostar
Lucas Andrade Publicado em 28.mar.2024 às 14h59
Preço do azeite será o vilão do almoço de Páscoa em 2024, mostra levantamento da XP

Valorização do cacau no mercado internacional também pressiona os preços de chocolate em barra e bombom neste ano

Redação IF Publicado em 27.mar.2024 às 17h20
Caixa começa a financiar casa própria com uso do FGTS Futuro a partir de abril

Nova modalidade de financiamento imobiliário é destinada a trabalhadores com salário de até R$ 2.640

Aluísio Alves Publicado em 27.mar.2024 às 14h47
Capital de giro: Nubank agora aponta canhões do crédito para pequenas e médias empresas

Banco digital busca nova avenida para aumentar e diversificar suas receitas no momento em que a base de clientes no varejo desacelera

Redação IF Publicado em 25.mar.2024 às 19h28
Caixa e Correios anunciam serviços compartilhados em todas as cidades até fim do ano

Parceria vai ampliar o acesso a serviços relacionados a benefícios sociais como PIS, Seguro Desemprego, FGTS e Bolsa Família. Num primeiro momento, o foco será regiões desassistidas

Aluísio Alves Publicado em 25.mar.2024 às 09h09
Ações da semana: análise gráfica aponta Banco Pan (BPAN4) com potencial de alta de 65%

Confira as dicas da análise grafista elaborada por Fábio Perina e equipe do Itaú BBA

3 min.
Aluísio Alves Publicado em 25.mar.2024 às 07h00
Caixa Econômica avalia oferta subsequente de ações da Caixa Seguridade (CXSE3)

Objetivo é enquadrar a companhia às regras do Novo Mercado, que exige ter ao menos 20% das ações em circulação; Caixa diz que decisão ainda não foi tomada

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site