O que é pix?

Pix é um meio de pagamento instantâneo, disponível a qualquer hora e dia. É gratuito para pessoas físicas, mas os bancos podem cobrar para que empresas usem o serviço.

O dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra em até dez segundos. Além de transferir e receber, você pode também fazer compras usando o Pix e pagar contas, como as de luz e celular. Pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas.

O Pix é gratuito?

Para pessoas físicas e MEIs, o serviço é gratuito, mas há exceções – os bancos podem definir as tarifas livremente. Pode haver cobrança de tarifa quando se configura atividade comercial. Por exemplo:

  • Recebimento de mais de 30 Pix mensais, seja por QR Code, chave Pix ou inserção de dados manualmente;
  • Recebimento via QR Code (gerado para automação comercial).

Como funciona o Pix?

Ilustração de duas mãos segurando, cada uma, um celular que simula uma transação via Pix.
– Ilustração: Renata Miwa)

Ele é uma função que aparece no aplicativo do seu banco ou da instituição de pagamento (como fintechs), na qual você tem conta. Para se cadastrar, primeiramente, é necessário ter uma conta-corrente, poupança ou conta de pagamento, além de um celular com internet. Além disso, a chave pode ser CPF/CNPJ, e-mail, número de celular. Ao se cadastrar, você não precisa mais informar banco, agência e conta para receber o pagamento. Basta dar a chave Pix.

Existe um valor limite para usar?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências. No entanto, por questões de segurança, os bancos estabelecem limites máximos de valor por transação e por período do dia. Para o Pix (e outros meios de pagamento) o Banco Central criou um limite para transações entre pessoas físicas no período noturno (das 20h às 6h): R$ 1.000, devido ao aumento de número de roubos de celular. Mas o cliente pode solicitar ao banco o ajuste desse limite e também cadastrar contas que terão limites diferenciados.

Colaborou Anne Dias


Você também pode gostar
POR
Redação IF 26 abr. 2025, 16:43

Milei ironiza economistas após peso argentino surpreender

O peso argentino se manteve mais forte que o previsto após mudança cambial, levando Milei a comemorar o resultado

POR
Redação IF 25 abr. 2025, 10:28

Guerra comercial impacta inflação no Brasil? BC quer saber no questionário pré-Copom

Banco Central também incluiu pergunta sobre a estimativa do impacto da guerra comercial sobre a taxa de crescimento de Estados Unidos, China e Brasil

POR
Redação IF 24 abr. 2025, 16:25

Diretor do BC alerta: inflação acima da meta e expectativas desancoradas preocupam

Paulo Picchetti apontou que a inflação de serviços tem sido o principal ponto de preocupação para os dirigentes da autoridade monetária

POR
Redação IF 23 abr. 2025, 12:53

BC vê moderação do crescimento, mas mercado de trabalho resiliente por mais tempo

Diretor de política monetária do Banco Central, Nilton David, afirma que “o mercado de trabalho provavelmente vai ser o último dos sinais que será afetado pelo desaquecimento da economia”

POR
Daniel Fernandes 22 abr. 2025, 12:26

Como conseguir mais de R$ 1 mil em 12 meses usando a lógica dos juros compostos

Juros compostos ajudam o investidor a conseguir um bom retorno ao aplicar o dinheiro

POR
Redação IF 22 abr. 2025, 11:21

Guerra tarifária de Trump deixa cenário econômico global imprevisível, diz Galípolo

Para o presidente do Banco Central, 'estamos falando de um cenário de aversão a risco [mais atual], onde aquilo que é conhecido como ativo mais seguro da economia está sendo um pouco questionado'

Clique e veja mais