O que é uma reserva de emergência?

Tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.  

Pode parecer papo de coach, mas é importante ter uma reserva de emergência. Visto que imprevistos acontecem e tomar sustos com grana é desagradável. Para não dizer outra coisa.  

Por exemplo: quem é que poderia imaginar que a gente viveria uma pandemia de mais de dois anos? Vários setores da economia sofreram com isso, como o pessoal da música. Por causa disso, de repente, os shows, eventos, casamentos, enfim, tudo parou. E a gente não tinha ideia de quando voltaria ao normal. Contudo, quem tinha uma reserva de emergência, sofreu um pouco menos. Quem não tinha, ai ai ai.   

Mas ela não é útil só em caso de catástrofes mundiais. Aliás, qualquer um pode bater o carro, certo? Ou pode aparecer de surpresa um vazamento. E quem nunca derrubou o celular na privada?  

Então, amigos, a lição desse episódio é: tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.  

Veja mais conteúdos da Inteligência Financeira:

Dicas para sua reserva de emergência

Todo mundo precisa ter uma reserva de emergência, e criar uma nada mais é do que guardar dinheiro para ter de onde tirar se rolar um imprevisto.

Para começar: se esse dinheiro é a garantia de tranquilidade, não corra riscos. Fique perto da segurança, longe da volatilidade e garanta liquidez. Com uma emergência você precisará do dinheiro pra já, não dá pra esperar.

Como montar uma reserva de emergência rapidamente?

Muito se fala dela, mas para quem ainda não tem esse colchão de segurança, será que é possível montar uma reserva rapidamente? Para sobre esse assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Sigrid Guimarães, sócia-fundadora e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, e especialista em finanças pessoais.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para: Banco Central (BC)
Direto ao Ponto Rali de Natal

É um fenômeno de alta no mercado acionário que, em geral, acontece nos últimos três meses do ano quando os investidores estão mais otimistas.…

Leia Mais Ir para: Rali de Natal
Direto ao Ponto Minoritários

Acionista minoritário é aquele que tem menos de 50% das ações de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Minoritários
Direto ao Ponto LIG

LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …

Leia Mais Ir para: LIG
Direto ao Ponto Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.…

Leia Mais Ir para: Open finance
Direto ao Ponto O que é análise gráfica e como ela ajuda na gestão dos seus investimentos

Ela é uma das principais ferramentas dos analistas de mercado e pode ser sua também…

Leia Mais Ir para: O que é análise gráfica e como ela ajuda na gestão dos seus investimentos

Você também pode gostar
Anne Dias Publicado em 08.jun.2024 às 09h26
Petisco Brazuca: casal brasileiro empreende em Nova York e hoje fatura US$ 2,5 milhões

Ricardo Rosa e Vanessa Oliveira saem de uma cozinha de menos de 10 metros quadrados para 4 lojas, uma fábrica e 20 funcionários em NYC

Visão de Líder Publicado em 25.maio.2024 às 10h00
Speedo quer avançar fora das piscinas: ‘Vamos dobrar de tamanho até 2027’, diz o CEO Roberto Jalonetsky 

Há 12 anos à frente da líder em esportes aquáticos, executivo fala sobre estilo de liderança e como a empresa está se reinventando para crescer

5 min.
José Eduardo Costa Publicado em 17.maio.2024 às 07h00
Os planos de Ivan Monteiro na Eletrobras (ELET3) para continuar pagando dividendos bilionários

Em entrevista à Inteligência Financeira, o CEO Ivan Monteiro fala das transformações que vem promovendo na empresa com foco em eficiência e rentabilidade

Visão de Líder Publicado em 25.abr.2024 às 12h27
‘Meu desafio é acelerar o crescimento da Microsoft no Brasil’, diz Tania Cosentino

Com 40 anos de carreira, CEO da Microsoft no Brasil fala dos desafios da liderança, de suas vulnerabilidades e do papel da inteligência artificial. Sua ambição? Fazer a companhia crescer ainda mais

12 min.
Clique e veja mais