Home broker

Home broker (HB) é uma plataforma digital que liga investidores à Bolsa de Valores, negociando títulos mobiliários. É pelo home broker que você tem acesso ao pregão eletrônico e pode fazer suas negociações de ações e outros ativos pela internet.

Pela plataforma home broker você também consegue acompanhar as cotações em tempo real e ver se de fato sua ordem foi executada ou cancelada, conforme seu comando. Na outra ponta, a corretora recebe a ordem e a envia para a B3. Para ter acesso ao home broker, você deve abrir conta em uma corretora. Será preciso responder um questionário sobre sua aversão ao risco. Esse questionário é chamado de suitability e, no final das contas, quer saber qual é seu estilo de investidor (mais para conservador(a), moderado(a) ou arrojado(a)).

Como começou o home broker

O home broker começou a funcionar no final dos anos 1990, quando a Bolsa de Valores havia implantado um novo sistema de negociação eletrônica da Bovespa, chamado de Mega Bolsa. O Mega Bolsa ampliou o volume de processamento de informações. E foi neste ambiente que nasceram o HB e o after market, que foi importado da Bolsa de Nova York. Em 2006, a Bovespa dá um novo salto e começa a operar somente por pregão eletrônico.

Stop loss e stop gain

Além de executar o que você manda, o home broker também pode oferecer os chamados stop loss (limite de perda) e stop gain (limite de ganho). A plataforma também traz informações sobre a cotação dos ativos. O bacana do HB é que você pode acompanhar o desempenho do seu investimento em tempo real.

Imposto de Renda, Renda Fixa, Investimentos, Poupança, Crédito, Reserva, Emergência, Dúvidas, Declaração, Onde Investir, Como declarar, Imposto
Ilustração: Felipe Mayerle

Antes de usar o home broker, conheça seu perfil

Escolheu sua corretora? Preencha o questionário, chamado de suitability. Ali, você fornecerá vários dados. O intuito é conhecer melhor seu perfil de pessoa que investe: se é conservadora, moderada ou arrojada. Conhecendo o perfil e sua realidade, a corretora também consegue evitar que você caia em ciladas. Por exemplo, investir mais do que o seu perfil toleraria.

Depois, é só transferir dinheiro do seu banco para a corretora, acompanhar pelo home broker e começar a dar lances em ações. Sim, o fato de você ter dinheiro não significa que a ação que você quer será sua. Isso porque tem várias pessoas vendendo a mesma ação, mas também tem várias pessoas querendo comprar.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett…

Leia Mais Ir para: Berkshire Hathaway
Direto ao Ponto Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.…

Leia Mais Ir para: Open banking
Direto ao Ponto Selic

É a taxa básica de juros da economia e é por ela que o Banco Central controla a inflação. A Selic influencia os juros que são cobrados em empréstimos e financiamentos - e ela ainda baliza os investimentos.…

Leia Mais Ir para: Selic
Direto ao Ponto Gestor de investimentos

É o profissional que administra um fundo de investimentos com o objetivo de fazer o patrimônio dos clientes crescer.…

Leia Mais Ir para: Gestor de investimentos
Direto ao Ponto Benchmark

Benchmark é um termo inglês para “referência padrão”, que, no contexto financeiro, é utilizado como métrica de desempenho de um determinado ativo. Nos casos dos fundos de investimento em ações brasileiros, o benchmark costuma ser o Ibovespa, principal índice acionário do país. Já os fundos de renda fixa geralmente têm como referência o CDI. …

Leia Mais Ir para: Benchmark
Direto ao Ponto Desdobramento de ações (ou split)

Desdobramento de ações (ou split) acontece quando uma empresa divide suas ações. O investidor que já tem as ações em carteira continua com o mesmo volume em dinhiero, mas com uma maior quantidade de ações.…

Leia Mais Ir para: Desdobramento de ações (ou split)

Você também pode gostar
POR
Redação IF 12 jun. 2024, 16:46
BofA diz gostar da resiliência de bancos brasileiros, mas reduz preços-alvo

Confira as novas estimativas da instituição estrangeira para Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual e outros

POR
Pedro Knoth 12 jun. 2024, 15:34
Ações da Suzano (SUZB3): como a aquisição de fatia da Lenzing afeta papéis da companhia

Aquisição de 15% de empresa austríaca aproxima Suzano (SUZB3) de novo mercado de celulose à procura de diversificar receita

José Eduardo Costa Publicado em 12.jun.2024 às 10h39
Fleury (FLRY3) já fez 18 aquisições e diz ter apetite para mais

Em entrevista à Inteligência Financeira Jeane Tsutsui, CEO do Fleury, fala da combinação de negócios que pôs a empresa em um novo patamar de receitas e diz que está de olho em novas oportunidades

5 min.
POR
Renato Eid 12 jun. 2024, 10:29
Renda passiva: a liberdade financeira

Intuito é construir uma carteira de investimentos que gere rendimentos

12 jun. 2024, 10:26
Ibovespa cai 1,40% e chega ao menor nível em 2024; entenda os motivos que levaram à queda

Ibovespa fecha a menor nível desde novembro de 2023 e dólar salta com comunicado do Fed; confira mais destaques da bolsa de valores hoje

POR
Lucas Andrade 12 jun. 2024, 09:48
Grupo Mateus (GMAT3) vai pagar R$ 0,06 por ação em JCP

Distribuição do provento terá como base a posição acionária em 14 de junho

POR
Redação IF 11 jun. 2024, 17:02
Elon Musk merece pacote de remuneração de US$ 46 bilhões? Acionistas da Tesla decidem até quinta-feira

O resultado da votação pode impactar as ações da Tesla, com alguns investidores preocupados que isso possa afetar a disposição de Musk em se concentrar na empresa em comparação com seus outros negócios

Clique e veja mais