Home broker

Home broker (HB) é uma plataforma digital que liga investidores à Bolsa de Valores, negociando títulos mobiliários. É pelo home broker que você tem acesso ao pregão eletrônico e pode fazer suas negociações de ações e outros ativos pela internet.

Pela plataforma home broker você também consegue acompanhar as cotações em tempo real e ver se de fato sua ordem foi executada ou cancelada, conforme seu comando. Na outra ponta, a corretora recebe a ordem e a envia para a B3. Para ter acesso ao home broker, você deve abrir conta em uma corretora. Será preciso responder um questionário sobre sua aversão ao risco. Esse questionário é chamado de suitability e, no final das contas, quer saber qual é seu estilo de investidor (mais para conservador(a), moderado(a) ou arrojado(a)).

Como começou o home broker

O home broker começou a funcionar no final dos anos 1990, quando a Bolsa de Valores havia implantado um novo sistema de negociação eletrônica da Bovespa, chamado de Mega Bolsa. O Mega Bolsa ampliou o volume de processamento de informações. E foi neste ambiente que nasceram o HB e o after market, que foi importado da Bolsa de Nova York. Em 2006, a Bovespa dá um novo salto e começa a operar somente por pregão eletrônico.

Stop loss e stop gain

Além de executar o que você manda, o home broker também pode oferecer os chamados stop loss (limite de perda) e stop gain (limite de ganho). A plataforma também traz informações sobre a cotação dos ativos. O bacana do HB é que você pode acompanhar o desempenho do seu investimento em tempo real.

Imposto de Renda, Renda Fixa, Investimentos, Poupança, Crédito, Reserva, Emergência, Dúvidas, Declaração, Onde Investir, Como declarar, Imposto
Ilustração: Felipe Mayerle

Antes de usar o home broker, conheça seu perfil

Escolheu sua corretora? Preencha o questionário, chamado de suitability. Ali, você fornecerá vários dados. O intuito é conhecer melhor seu perfil de pessoa que investe: se é conservadora, moderada ou arrojada. Conhecendo o perfil e sua realidade, a corretora também consegue evitar que você caia em ciladas. Por exemplo, investir mais do que o seu perfil toleraria.

Depois, é só transferir dinheiro do seu banco para a corretora, acompanhar pelo home broker e começar a dar lances em ações. Sim, o fato de você ter dinheiro não significa que a ação que você quer será sua. Isso porque tem várias pessoas vendendo a mesma ação, mas também tem várias pessoas querendo comprar.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Fundos multimercados

O fundo multimercado investe o dinheiro dos cotistas em diversos produtos. Ao contrário de outros fundos, que muitas vezes precisam cumprir percentuais específicos de aplicações em ativos e classes, o multimercado não tem o compromisso de concentração e, por isso, têm autonomia para definir uma estratégia mais ágil e arrojada. …

Leia Mais Ir para: Fundos multimercados
Direto ao Ponto Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação…

Leia Mais Ir para: Derivativos
Direto ao Ponto Minoritários

Acionista minoritário é aquele que tem menos de 50% das ações de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Minoritários
Direto ao Ponto C Level

C Level é o nome dos cargos mais altos dentro das empresas de capital aberto e fechado. O CEO (Chief Executive Officer) é o líder mais importante e a ele estão subordinados os demais cargos de direção, como CFO, CTO e CMO.…

Leia Mais Ir para: C Level
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.…

Leia Mais Ir para: Casa de análise

Você também pode gostar
Isabella Carvalho Publicado em 28.abr.2024 às 08h00
Por dentro da Suzano (SUZB3): vale a pena investir em ações da companhia? 

Conheça a história da empresa, seus planos ambiciosos e o que dizem os analistas sobre as ações da companhia

Anne Dias Publicado em 28.abr.2024 às 06h00
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Raphael Coraccini Publicado em 26.abr.2024 às 10h45
Ibovespa fecha em alta de 1,51% e sobe na semana; dólar cai 1,6% e recua a R$ 5,11

Bolsa de valores hoje avançou com notícias relacionadas ao comportamento dos preços aqui e nos EUA; dólar perdeu força. Veja detalhes

Clique e veja mais