Relação com Investidores (RI)

O RI combina marketing, comunicação institucional e finanças. Seu objetivo é fornecer ao mercado e stakeholders informações sobre o desempenho da empresa.

A função de relação com investidores, originalmente, surgiu em 1953 nos EUA, quando a General Electric implementou um programa formal de relacionamento com seus acionistas. A primeira tarefa desempenhada pelo RI foi, inicialmente, uma pesquisa com os acionistas, para levantar informações sobre as necessidades que eles tinham em relação à empresa, como manter contato e outros dados importantes.

Colagem da coluna de Fabio Gallo no dia 15 de julho de 2022.
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

No Brasil, o termo só se consolidou em 1997 com a criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). O principal objetivo era criar oportunidades para valorizar a atuação do profissional de RI.

Para que serve á área de relação com investidores?

A área de Relação com Investidores é um dos setores mais fortes de uma companhia de capital aberto — ou seja, que negocia ações na Bolsa de Valores, no caso do Brasil, a B3. Seu objetivo é mostrar ao mercado e aos investidores a quantas anda a saúde financeira da empresa.

O que faz o profissional de RI?

O profissional de RI, ou Relações com Investidores, trabalha como uma espécie de assessor da companhia. Dependendo da situação, ele é o porta-voz da empresa. Uma boa aproximação entre o mercado, a empresa e os investidores depende de uma boa comunicação, e é aí que entra o RI. O profissional deve conhecer o histórico financeiro e dominar os dados estratégicos da companhia.

Afinal, por que a relação com investidores é tão importante?

Toda empresa de capital aberto tem que ter uma área de RI (Relações com Investidores) estruturada e um profissional que responda por este setor. Esta é uma exigência da CMV (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado de ações no Brasil. Para tanto, empresas que se importam com a própria reputação perante o mercado e que queiram chamar a atenção de novos investidores precisam, consequentemente, ter uma área e um profissional de RI fortalecidos. São eles que zelam pela governança da companhia.

Colaborou Anne Dias


Você também pode gostar
POR
Aluísio Alves 26 jul. 2024, 11:14
Vale (VALE3) lucra mais, mas operacional frustra no 2º tri; dividendo extra depende de Samarco

Para analistas, indicadores qualitativos da mineradora tiveram deterioração e a expectativa para os preços do minério não animam

POR
Redação IF 26 jul. 2024, 08:15
Iene, rumos dos juros e mais: qual a previsão para o dólar nos próximos dias?

Dados do PCE, inflação preferida do Fed, devem mexer com a cotação da moeda americana nesta sexta-feira

3 min.
POR
Fernanda Bottoni 26 jul. 2024, 06:15
É possível investir na China? Como?

Especialista mostra alternativa prática para acessar mercado de ações do país

2 min.
POR
Redação IF 25 jul. 2024, 20:04
Vale (VALE3) lucra US$ 2,76 bilhões no 2º trimestre, alta de 210% na comparação anual

A receita líquida da empresa entre abril e junho foi de US$ 9,92 bilhões, uma alta de 3% na comparação com o segundo trimestre de 2023

Clique e veja mais