Relação com Investidores (RI)

O RI combina marketing, comunicação institucional e finanças. Seu objetivo é fornecer ao mercado e stakeholders informações sobre o desempenho da empresa.

A função de relação com investidores surgiu em 1953 nos EUA, quando a General Electric implementou um programa formal de relacionamento com seus acionistas. A primeira tarefa desempenhada pelo RI foi uma pesquisa com os acionistas, para levantar informações sobre as necessidades que eles tinham em relação à empresa, como manter contato e outros dados importantes.

Colagem da coluna de Fabio Gallo no dia 15 de julho de 2022.
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

No Brasil, o termo só se consolidou em 1997 com a criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). O principal objetivo era criar oportunidades para valorizar a atuação do profissional de RI.

Para que serve á área de relação com investidores?

A área de Relação com Investidores é um dos setores mais fortes de uma companhia de capital aberto — ou seja, que negocia ações na Bolsa de Valores, no caso do Brasil, a B3. Seu objetivo é mostrar ao mercado e aos investidores a quantas anda a saúde financeira da empresa.

O que faz o profissional de RI?

O profissional de RI trabalha como uma espécie de assessor da companhia. Dependendo da situação, ele é o porta-voz da empresa. Uma boa aproximação entre o mercado, a empresa e os investidores depende de uma boa comunicação, e é aí que entra o RI. O profissional deve conhecer o histórico financeiro e dominar os dados estratégicos da companhia.

Afinal, por que a relação com investidores é tão importante?

Toda empresa de capital aberto tem que ter uma área de RI estruturada e um profissional que responda por este setor. Esta é uma exigência da CMV, órgão que regula o mercado de ações no Brasil. Empresas que se importam com a própria reputação perante o mercado e que queiram chamar a atenção de novos investidores precisam ter uma área e um profissional de RI fortalecidos. São eles que zelam pela governança da companhia.

Colaborou Anne Dias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Fundo de investimento imobiliário

Fundo de Investimento Imobiliário, ou simplesmente FII, é um investimento coletivo que reúne pessoas com um mesmo objetivo: investir em negócios imobiliários. Fundos de renda (tijolo) e fundos de recebíveis (papel) são os dois principais tipos de fundo imobiliário. …

Leia Mais Ir para: Fundo de investimento imobiliário
Direto ao Ponto Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Acionista
Direto ao Ponto Grupamento de ações (ou inplit)

O grupamento de ações acontece sempre que uma empresa decide unir, ou, como preferem os analistas, condensar suas ações. O objetivo é reduzir a volatilidade dos papéis e os riscos inerentes a eles. …

Leia Mais Ir para: Grupamento de ações (ou inplit)
Direto ao Ponto Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.…

Leia Mais Ir para: Casa de análise
Direto ao Ponto ADR (American Depositary Receipt)

ADR, ou recibos depositários de ações, é um ativo negociado em dólar nos Estados Unidos, mas emitido em outros países.…

Leia Mais Ir para: ADR (American Depositary Receipt)
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição

Você também pode gostar
Isabella Carvalho Publicado em 28.abr.2024 às 08h00
Por dentro da Suzano (SUZB3): vale a pena investir em ações da companhia? 

Conheça a história da empresa, seus planos ambiciosos e o que dizem os analistas sobre as ações da companhia

Anne Dias Publicado em 28.abr.2024 às 06h00
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Raphael Coraccini Publicado em 26.abr.2024 às 10h45
Ibovespa fecha em alta de 1,51% e sobe na semana; dólar cai 1,6% e recua a R$ 5,11

Bolsa de valores hoje avançou com notícias relacionadas ao comportamento dos preços aqui e nos EUA; dólar perdeu força. Veja detalhes

Clique e veja mais