Relação com Investidores (RI)

O RI combina marketing, comunicação institucional e finanças. Seu objetivo é fornecer ao mercado e stakeholders informações sobre o desempenho da empresa.

A função de relação com investidores, originalmente, surgiu em 1953 nos EUA, quando a General Electric implementou um programa formal de relacionamento com seus acionistas. A primeira tarefa desempenhada pelo RI foi, inicialmente, uma pesquisa com os acionistas, para levantar informações sobre as necessidades que eles tinham em relação à empresa, como manter contato e outros dados importantes.

Colagem da coluna de Fabio Gallo no dia 15 de julho de 2022.
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

No Brasil, o termo só se consolidou em 1997 com a criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). O principal objetivo era criar oportunidades para valorizar a atuação do profissional de RI.

Para que serve á área de relação com investidores?

A área de Relação com Investidores é um dos setores mais fortes de uma companhia de capital aberto — ou seja, que negocia ações na Bolsa de Valores, no caso do Brasil, a B3. Seu objetivo é mostrar ao mercado e aos investidores a quantas anda a saúde financeira da empresa.

O que faz o profissional de RI?

O profissional de RI, ou Relações com Investidores, trabalha como uma espécie de assessor da companhia. Dependendo da situação, ele é o porta-voz da empresa. Uma boa aproximação entre o mercado, a empresa e os investidores depende de uma boa comunicação, e é aí que entra o RI. O profissional deve conhecer o histórico financeiro e dominar os dados estratégicos da companhia.

Afinal, por que a relação com investidores é tão importante?

Toda empresa de capital aberto tem que ter uma área de RI (Relações com Investidores) estruturada e um profissional que responda por este setor. Esta é uma exigência da CMV (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado de ações no Brasil. Para tanto, empresas que se importam com a própria reputação perante o mercado e que queiram chamar a atenção de novos investidores precisam, consequentemente, ter uma área e um profissional de RI fortalecidos. São eles que zelam pela governança da companhia.

Colaborou Anne Dias

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Balança Comercial

A diferença entre o valor adquirido com as exportações e o valor gasto com as importações em um país é chamado de balança comercial.…

Leia Mais Ir para: Balança Comercial
Direto ao Ponto Moeda única do Mercosul

A ideia é que as nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) usem a mesma moeda para transações comerciais. Dessa forma, ficaria mais fácil o pagamento, o comércio, as transferências financeiras e os negócios transacionados entre empresas e a população que estão dentro da organização.…

Leia Mais Ir para: Moeda única do Mercosul
Direto ao Ponto Circuit breaker

O circuit breaker é um mecanismo de proteção acionado pelas Bolsas de Valores. O objetivo é suspender temporariamente todas as negociações quando há uma queda brusca dos índices durante o pregão em relação ao fechamento anterior. …

Leia Mais Ir para: Circuit breaker
Direto ao Ponto Joesley Day

Joesley Day foi o nome dado ao histórico pregão de 18 de maio de 2017, em que a Bolsa de Valores despencou e o dólar disparou sob impacto da delação do empresário Joesley Batista, então presidente do grupo JBS, uma das empresas do grupo J&F.…

Leia Mais Ir para: Joesley Day
Direto ao Ponto Payroll

Payroll é um relatório mensal que traz indicadores e dados sobre o mercado de trabalho americano.…

Leia Mais Ir para: Payroll
Direto ao Ponto Hedge

Hedge significa proteção. Fazer hedge é uma estratégia de proteção contra variações de preços no mercado financeiro.…

Leia Mais Ir para: Hedge

Você também pode gostar
POR
Redação IF 23 jun. 2024, 18:16
Governo desiste de exigir diversidade em conselhos de distribuidoras de energia

As companhias brasileiras listadas em bolsa devem eleger para seu conselho de administração ou diretoria ao menos uma mulher e um integrante de comunidade sub-representada

POR
Redação IF 23 jun. 2024, 13:00
Apple e Meta discutem parceria no campo da Inteligência Artificial

As discussões entre Apple e Meta destacam as alianças improváveis ​​que estão a ser formadas entre grandes empresas tecnológicas na era da inteligência artificial

POR
Isabella Carvalho 23 jun. 2024, 08:00
HASH11: quanto rende o ETF de cripto?

Confira a performance do fundo nos últimos meses e se vale a pena investir no ativo

POR
Redação IF 22 jun. 2024, 12:50
Quer comprar ações da Sabesp (SBSP3)? Entenda o que acontece agora no processo de privatização

A venda de ações será dividida em dois lotes, sendo um deles, com cerca de 17% dos papéis, será aberto a todo o mercado, inclusive pessoas físicas, jurídicas e funcionários da companhia

POR
Aluísio Alves 21 jun. 2024, 16:19
Ibovespa perde R$ 660 bilhões em três anos. E contando…

Saída de recursos de investidores estrangeiros de ações brasileiros não para, diz levantamento do Bank of America

Clique e veja mais