Rali de Natal

É um fenômeno de alta no mercado acionário que, em geral, acontece nos últimos três meses do ano quando os investidores estão mais otimistas.

Há algumas razões para a tradicional alta do fim do ano, mas o principal fator parece ser o bom e velho espírito natalino, o otimismo das pessoas no fim de ano, que aparece não só nos investimentos, mas na vida, em geral. O último trimestre costuma ser bom para os mercados acionários em todo o mundo, então o rali de Natal também é conhecido como rali de fim de ano. Nos Estados Unidos, é chamado de Santa Claus Rally, ou, Rali de Papai Noel, em tradução livre.

– Ilustração: Marcelo Andreguetti/IF

Teorias sobre o rali de Natal

É importante deixar claro que o rali de Natal não passa de uma teoria, e não uma regra ou um movimento que tem explicação técnica. Portanto, há tentativas de explicar esse movimento. 

Um dos eventos que ajudam a explicar o movimento é o começo do ano fiscal nos Estados Unidos, que acontece em outubro. É a época em que os gestores de investimentos aproveitam para ir às compras e reorganizar as carteiras. 

Outro fator que contribui para o rali é o investimento de pessoas físicas. Elas ganham seus bônus de fim de ano e parte delas vai à Bolsa para investir. No Brasil, o 13º salário cumpre o papel do bônus, mais comum nos Estados Unidos. Soma-se a isto o fato de vários grandes investidores estarem descansando em dezembro. Quanto menor o volume, maior a tendência de volatilidade. Ainda há uma crença de que as pessoas físicas são mais otimistas que os investidores institucionais, e, já que o mercado está nas mãos dos investidores de varejo, a tendência de alta se acentua.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Bolsa de Valores

Bolsa de Valores é um ambiente de negociações financeiras. Nela, investidores realizam operações de compra e venda de ações, títulos de dívidas, dólar, juros futuros e commodities. Existem várias Bolsas de Valores espalhadas pelo mundo. NASDAQ, B3 e Australian Securities Exchange são algumas delas. …

Leia Mais Ir para: Bolsa de Valores
Direto ao Ponto ADR (American Depositary Receipt)

ADR, ou recibos depositários de ações, é um ativo negociado em dólar nos Estados Unidos, mas emitido em outros países.…

Leia Mais Ir para: ADR (American Depositary Receipt)
Direto ao Ponto Bancos de investimento (BI)

Bancos de investimento (BI) são instituições financeiras especializadas em operações estruturadas, emitindo ativos como debêntures, e prestando assessoria financeira, como nos processos de abertura de capital na Bolsa de Valores.…

Leia Mais Ir para: Bancos de investimento (BI)
Direto ao Ponto Oferta hostil

Também conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…

Leia Mais Ir para: Oferta hostil
Direto ao Ponto Bookbuilding 

Bookbuilding é o processo que determina o preço pelo qual uma ação é lançada no mercado via IPO (initial public offering). Os bancos que coordenam a oferta tomam como referência a demanda e o preço que os investidores institucionais estariam dispostos a pagar pelo ativo.…

Leia Mais Ir para: Bookbuilding 
Direto ao Ponto Anbima

Anbima é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma organização sem fins lucrativos que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.…

Leia Mais Ir para: Anbima

Você também pode gostar
Isabella Carvalho Publicado em 28.abr.2024 às 08h00
Por dentro da Suzano (SUZB3): vale a pena investir em ações da companhia? 

Conheça a história da empresa, seus planos ambiciosos e o que dizem os analistas sobre as ações da companhia

Anne Dias Publicado em 28.abr.2024 às 06h00
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Raphael Coraccini Publicado em 26.abr.2024 às 10h45
Ibovespa fecha em alta de 1,51% e sobe na semana; dólar cai 1,6% e recua a R$ 5,11

Bolsa de valores hoje avançou com notícias relacionadas ao comportamento dos preços aqui e nos EUA; dólar perdeu força. Veja detalhes

Clique e veja mais