Ação

Uma ação é um pedaço de uma empresa. Ao comprar uma ação, você se torna acionista minoritário daquela companhia.

 As ações são negociadas na bolsa de valores (B3) como um título de renda variável. Ou seja: o valor de uma ação oscila de acordo com uma série de fatores e com os movimentos do mercado financeiro. Além disso, a ação não tem vencimento (ao contrário da renda fixa). Dependendo do tipo, o papel pode dar direito ao investidor a receber uma parte do lucro da companhia e a participar das decisões da empresa por meio de assembleias.

Veja este e outros vídeos explicando o bê-a-bá das finanças e investimentos no nosso canal do Youtube: youtube.com/sigaif

Os tipos de ações

Há dois tipos de ação:

  1. as preferenciais, que, como o nome diz, dão preferência aos acionistas na distribuição de dividendos e, em uma eventual falência, a preferência no recebimento de bens da companhia;
  2. e as ordinárias, que dão ao acionista direito a votar nas assembleias e até ao pagamento de dividendos.

Como tudo começou 

Os primeiros relatos de negociação de ações são do século 16. Naquela época, os comerciantes precisavam levantar capital para viabilizar os negócios entre Índia, Américas e Europa.

Porém, para isso, um grupo de pessoas se uniu e, em troca do financiamento, teriam uma participação nos lucros. Surgiam ali os primeiros investidores.

Assim, o modelo avançou até que no início do século 17 a Companhia Holandesa das Índias Orientais fez o que é considerado o primeiro IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) da história, ao oferecer suas ações ao público geral.

Duas informações para você entender o universo das ações: 

Como você pode comprar e vender ações?  

A compra e a venda de ações são feitas via corretora de valores. Para isso, basta abrir uma conta em uma corretora, seguir os requisitos para o cadastro, ficar atento às taxas cobradas e ao Imposto de Renda

Muitos bancos têm corretoras em sua estrutura, não sendo necessária a abertura de uma segunda conta, além da conta corrente.  

Para adquirir ações, você tem a opção de comprar o lote padrão com 100 papéis da mesma empresa, ou o lote fracionado, que vai de 1 a 99. Sua carteira pode ser recheada com vários papéis ou apenas alguns, de um setor ou salpicar o dinheiro entre empresas de segmentos diferentes, que é o mais recomendado por especialistas. 

Você precisa ter muito dinheiro para comprar uma ação? 

A resposta é: não!

Ao contrário do que muitos pensam, para comprar uma ação não é preciso ter muito dinheiro.

Existem algumas ações cotadas por R$ 10. Outras que não chegam nem a isso… Obviamente esses valores podem mudar muito, principalmente ao longo dos anos. Mas investir em ações está cada vez mais barato, fácil e sem burocracia. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação…

Leia Mais Ir para: Derivativos
Direto ao Ponto Credit default swap (CDS) ou Risco-país

CDS (credit default swap) é a troca de risco de crédito. O CDS é um contrato derivativo que funciona como um seguro para quem empresta dinheiro. Por levar em sua precificação o risco de inadimplência do tomador do empréstimo, o CDS é muito usado como termômetro para o risco de um país. …

Leia Mais Ir para: Credit default swap (CDS) ou Risco-país
Direto ao Ponto O que é CDB (Certificado de Depósito Bancário)?

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. CDB é um título de renda fixa emitido por bancos. É como um empréstimo que o investidor faz a um banco com um prazo predeterminado e cuja taxa de remuneração varia de CDB para CDB. …

Leia Mais Ir para: O que é CDB (Certificado de Depósito Bancário)?
Direto ao Ponto Bolsa de Valores

Bolsa de Valores é um ambiente de negociações financeiras. Nela, investidores realizam operações de compra e venda de ações, títulos de dívidas, dólar, juros futuros e commodities. Existem várias Bolsas de Valores espalhadas pelo mundo. NASDAQ, B3 e Australian Securities Exchange são algumas delas. …

Leia Mais Ir para: Bolsa de Valores
Direto ao Ponto B3

A B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a bolsa de valores do Brasil, onde se negocia títulos de renda variável.…

Leia Mais Ir para: B3
Direto ao Ponto Plataforma de investimentos

A plataforma de investimentos é uma ferramenta pela qual o investidor consegue fazer suas operações de compra ou venda de ativos virtualmente. Você encontra renda fixa e variável, além de acompanhar o histórico das suas aplicações, e ainda tem acesso a notícias e análises.…

Leia Mais Ir para: Plataforma de investimentos

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 25.fev.2024 às 20h59
‘IPO privado’ aparece como opção nos EUA com seca de ofertas públicas de ações

Os IPOs privados não têm a cerimônia de estreia dos tradicionais e nem resultam em ações negociadas publicamente, mas permitem que as empresas evitem o potencial constrangimento de um novo registro não ser bem-sucedido

2 min.
Lucas Andrade Publicado em 25.fev.2024 às 10h00
PIBão ou PIBinho? Crescimento da economia do Brasil em 2023 será o destaque da semana

Agenda de indicadores ainda tem IPCA-15 de fevereiro e taxa de desemprego de janeiro; inflação preferida do Fed domina atenção lá fora

Pedro Knoth Publicado em 25.fev.2024 às 09h00
O que esperar dos resultados de Ambev (ABEV3), BRF (BRFS3) e Suzano (SUZB3)? Leia análise

Segundo Itaú BBA, BRF (BRFS3) deve reverter prejuízo trimestral com força das marcas brasileiras; Ambev (ABEV3) deve ter trimestre 'neutro'

Renato Eid Publicado em 25.fev.2024 às 08h00
Ganho extra com ETFs: é possível?

Você sabia que também é possível fazer aluguel quando tratamos dos seus investimentos? Saiba mais informações

Redação IF Publicado em 25.fev.2024 às 07h36
Buffet vê poucas oportunidades de investimento nos EUA e no exterior

No exterior, "basicamente não há nenhum candidato que seja uma opção significativa para aplicação de capital na Berkshire", acrescentou Buffet

Pedro Knoth Publicado em 25.fev.2024 às 07h00
A receita para o bilhão da Eletromidia (ELMD3)

Em entrevista exclusiva, Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia (ELMD3) abre o jogo: empresa tem recorde no Carnaval e pode pagar dividendos

Redação IF Publicado em 24.fev.2024 às 14h30
Cielo: CVM suspende registro de OPA em meio a pedidos de assembleia para questionar operação

Um grupo de gestoras que detém aproximadamente 10% do capital da empresa pediu a convocação da assembleia e alegando que, pelos termos propostos, os minoritários deixariam de ganhar R$ 3,6 bi

1 min.
Redação IF Publicado em 24.fev.2024 às 13h50
Warren Buffett cita investimentos na Coca Cola e Amex: ‘negócios maravilhosos’

Em carta anual aos acionistas, publicada hoje, Buffett destacou ainda dois investimentos ampliados em 2023 que pretende manter por tempo indeterminado: as participações na Occidental Petroleum e em cinco companhias japonesas

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site