Ação

Uma ação é um pedaço de uma empresa. Ao comprar uma ação, você se torna acionista minoritário daquela companhia.

 As ações são negociadas na bolsa de valores (B3) como um título de renda variável. Ou seja: o valor de uma ação oscila de acordo com uma série de fatores e com os movimentos do mercado financeiro. Além disso, a ação não tem vencimento (ao contrário da renda fixa). Dependendo do tipo, o papel pode dar direito ao investidor a receber uma parte do lucro da companhia e a participar das decisões da empresa por meio de assembleias.

Veja este e outros vídeos explicando o bê-a-bá das finanças e investimentos no nosso canal do Youtube: youtube.com/sigaif

Os tipos de ações

Há dois tipos de ação:

  1. as preferenciais, que, como o nome diz, dão preferência aos acionistas na distribuição de dividendos e, em uma eventual falência, a preferência no recebimento de bens da companhia;
  2. e as ordinárias, que dão ao acionista direito a votar nas assembleias e até ao pagamento de dividendos.

Como tudo começou 

Os primeiros relatos de negociação de ações são do século 16. Naquela época, os comerciantes precisavam levantar capital para viabilizar os negócios entre Índia, Américas e Europa.

Porém, para isso, um grupo de pessoas se uniu e, em troca do financiamento, teriam uma participação nos lucros. Surgiam ali os primeiros investidores.

Assim, o modelo avançou até que no início do século 17 a Companhia Holandesa das Índias Orientais fez o que é considerado o primeiro IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) da história, ao oferecer suas ações ao público geral.

Duas informações para você entender o universo das ações: 

Como você pode comprar e vender ações?  

A compra e a venda de ações são feitas via corretora de valores. Para isso, basta abrir uma conta em uma corretora, seguir os requisitos para o cadastro, ficar atento às taxas cobradas e ao Imposto de Renda

Muitos bancos têm corretoras em sua estrutura, não sendo necessária a abertura de uma segunda conta, além da conta corrente.  

Para adquirir ações, você tem a opção de comprar o lote padrão com 100 papéis da mesma empresa, ou o lote fracionado, que vai de 1 a 99. Sua carteira pode ser recheada com vários papéis ou apenas alguns, de um setor ou salpicar o dinheiro entre empresas de segmentos diferentes, que é o mais recomendado por especialistas. 

Você precisa ter muito dinheiro para comprar uma ação? 

A resposta é: não!

Ao contrário do que muitos pensam, para comprar uma ação não é preciso ter muito dinheiro.

Existem algumas ações cotadas por R$ 10. Outras que não chegam nem a isso… Obviamente esses valores podem mudar muito, principalmente ao longo dos anos. Mas investir em ações está cada vez mais barato, fácil e sem burocracia. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Liquidez

É a agilidade com a qual você resgata um investimento. Quanto maior a liquidez, mais fácil e rápido é o resgate. …

Leia Mais Ir para: Liquidez
Direto ao Ponto IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)

O IBC-Br é divulgado todos os meses pelo Banco Central (BC) desde março de 2010. O objetivo do índice é mensurar a evolução da atividade econômica do país e ajudar na estratégia de política monetária.…

Leia Mais Ir para: IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)
Direto ao Ponto Valuation

Valuation - ou avaliação de empresas, em tradução livre - é o processo de calcular o valor de uma empresa. É útil para investidores que negociam ações na Bolsa e empreendedores que vendem ou compram um negócio.…

Leia Mais Ir para: Valuation
Direto ao Ponto Volatilidade

É a variação de um ativo. Quando um investimento tem alta volatilidade, significa que seu preço varia muito e de maneira rápida. Se a volatilidade é baixa, aquele ativo não costuma ganhar ou perder preço com frequência e rapidez.…

Leia Mais Ir para: Volatilidade
Direto ao Ponto Diversificação

Diversificar é ter uma boa quantidade de ativos em carteira. Mas quanto? Não há um número redondo, mas os especialistas em finanças pessoais falam em algo entre 10 e 15 ativos. …

Leia Mais Ir para: Diversificação
Direto ao Ponto Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.…

Leia Mais Ir para: Ibovespa

Você também pode gostar
Isabella Carvalho Publicado em 28.abr.2024 às 08h00
Por dentro da Suzano (SUZB3): vale a pena investir em ações da companhia? 

Conheça a história da empresa, seus planos ambiciosos e o que dizem os analistas sobre as ações da companhia

Anne Dias Publicado em 28.abr.2024 às 06h00
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira

Veja como fica a situação em agências bancárias, corretoras, exchanges, bolsas de valores do mundo todo e CVM

Aluísio Alves Publicado em 27.abr.2024 às 08h00
Por que o balanço do Bradesco (BBDC4) do 1º tri pode ser um divisor de águas para as ações

Ações bastante atrasadas em relação aos rivais podem abrir espaço para reação, mas maioria dos analistas segue na defensiva

Raphael Coraccini Publicado em 26.abr.2024 às 10h45
Ibovespa fecha em alta de 1,51% e sobe na semana; dólar cai 1,6% e recua a R$ 5,11

Bolsa de valores hoje avançou com notícias relacionadas ao comportamento dos preços aqui e nos EUA; dólar perdeu força. Veja detalhes

Clique e veja mais