IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado é um indicador de inflação e balisa, por exemplo, os contratos de aluguel.

Quem mora em um imóvel alugado já conhece a cena: todo ano o proprietário avisa que vai corrigir o aluguel de acordo com o IGP–M do ano anterior e, dependendo do número, o valor da locação pode chegar nas alturas. Só deixando claro que não é uma surpresa o proprietário fazer isso. Vem especificado no contrato. O IGP-M também é usado para reajustar contas de luz. Daí a importância do indicador no nosso cotidiano. 

Como é calculado? 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pelo cálculo do IGP-M. Ela faz uma pesquisa no Brasil inteiro para saber a variação dos preços e descobre os valores de vários produtos em alguns estados do país. Para você ter uma ideia, a pesquisa cobre setores que vão da indústria à construção civil, passando pela agricultura, comércio varejista e serviços profissionais prestados nas casas das pessoas. Esse acompanhamento dos preços acontece todo santo mês, começando no dia 21 e terminando no dia 20 do mês seguinte.

Três índices com pesos diferentes compõem o cálculo do IGP-M: o IPA-M (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com peso de 60%; IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção), com peso de 10% na inflação do aluguel. 

– Ilustração: Renata Miwa

IGP-M x IPCA

A inflação oficial do Brasil é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto o IGP-M calcula todas as etapas de um produto – da fabricação à venda – o IPCA registra apenas os preços finais, mirando 90% das famílias que vivem em áreas urbanas. 

Ao final de um período, o IGP-M costuma apresentar variações maiores que o IPCA. Isto porque ao medir os preços em toda a cadeia produtiva, o IGP-M é mais afetado pela alta do dólar. Quando uma empresa tem um custo maior para produzir algo mas não sobe o preço para o consumidor, não há impacto no IPCA, enquanto o IGP-M registra o custo maior para o fabricante. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Debênture

Debênture é uma dívida que as empresas fazem com a sociedade para se financiarem. Este empréstimo é feito por meio de um título com vencimento, geralmente, entre dois e dez anos. …

Leia Mais Ir para: Debênture
Direto ao Ponto LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

A LCA é um ativo de renda fixa, emitido por instituições financeiras públicas e privadas. Na prática, ao investir em LCA, você estará emprestando dinheiro para o agronegócio. …

Leia Mais Ir para: LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Direto ao Ponto Mercado fracionário

O lote padrão de uma empresa listada na Bolsa de Valores tem 100 ações. No mercado fracionário, este lote é "quebrado" e o investidor pode comprar de uma a 99 ações.…

Leia Mais Ir para: Mercado fracionário
Direto ao Ponto O que é pix?

Pix é um meio de pagamento instantâneo, disponível a qualquer hora e dia. É gratuito para pessoas físicas, mas os bancos podem cobrar para que empresas usem o serviço. …

Leia Mais Ir para: O que é pix?
Direto ao Ponto Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.…

Leia Mais Ir para: Ibovespa
Direto ao Ponto Joesley Day

Joesley Day foi o nome dado ao histórico pregão de 18 de maio de 2017, em que a Bolsa de Valores despencou e o dólar disparou sob impacto da delação do empresário Joesley Batista, então presidente do grupo JBS, uma das empresas do grupo J&F.…

Leia Mais Ir para: Joesley Day

Você também pode gostar
Lucas Andrade Publicado em 26.abr.2024 às 09h01
IPCA-15: prévia da inflação desacelera a 0,21% em abril; taxa em 12 meses cai a 3,77%

A disparada do tomate, o reajuste dos remédios e a queda nos preços das passagens aéreas foram os destaques do índice no mês

Lucas Andrade Publicado em 23.abr.2024 às 08h40
Projeção da taxa Selic piora mais uma vez e sobe a 9,50% no fim de 2024, mostra Boletim Focus

Mercado financeiro também elevou as estimativas para IPCA, PIB e dólar neste ano

Redação IF Publicado em 21.abr.2024 às 09h22
Incerteza fiscal: cresce risco de IPCA 2025 superar o de 2024

Inflação pode não só diminuir menos do que se esperava como também voltar a acelerar na passagem de 2024 para 2025

Redação IF Publicado em 19.abr.2024 às 13h54
Diretora do FMI: devemos reconstruir colchões fiscais em meio à escalada da dívida global

Kristalina Georgieva ressaltou que a dívida pública está alta em todo o mundo, mas reconheceu que o problema é mais severo em alguns países

Redação IF Publicado em 19.abr.2024 às 13h39
Dirigente do Fed: queda da inflação parece que não será tão rápida quanto no último ano

Presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee acredita que política monetária restritiva atual está em uma boa posição para conter a inflação

Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 10h32
Campos Neto diz que está tentando entender ‘última milha’ para levar inflação à meta

Presidente do Banco Central mencionou o cenário no Brasil de alta do PIB, melhora do mercado de trabalho e retomada do mercado de crédito

Clique e veja mais