Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.

APIs (Application Programming Interfaces) realizam toda a jornada. Pelo open banking, padronizam-se os dados dos clientes e torna-se possível o mecanismo de compartilhamento. A ideia é customizar ainda mais as necessidades dos clientes, fazendo uma varredura no mercado para apresentar às pessoas os serviços e custos que têm mais a ver com o perfil delas.

Ilustração abstrata sobre tecnologia em finanças. Uma mão atravessa a tela de um celular e segura uma criptomoeda entre os dedos enquanto um cartão de crédito se digitaliza à esquerda.
– Ilustração: Marcos de Lima

Para que serve o open banking?

Então, ali você deve encontrar comparadores de taxas bancárias e uma maior facilidade de avaliação de crédito, por exemplo. Isso pode tornar produtos financeiros e serviços mais competitivos e, portanto, mais baratos e mais adequados às necessidades de cada um. Porque os bancos poderão conceder crédito bem adequado ao perfil da pessoa, mesmo que ela não seja cliente da instituição.

Você também poderá comparar as taxas cobradas em serviços, além de poder levantar os custos dos seguros, rentabilidade de investimentos, e por aí vai. Só que, para isso, avalia-se toda sua vida financeira. Informações como renda, movimentações financeiras e seus hábitos de consumo começam a ser compartilhadas se você permitir.

Depende do seu “sim”

Mas atenção: nada no open banking acontece sem sua autorização. Você decide quais dados quer compartilhar, com quais instituições e por quanto tempo. Você dá o aceite pelos canais digitais oficiais da instituição financeira onde tem conta. Há ainda as fases da autenticação e da confirmação antes do seu ok final.

Você acompanha todo o processo e fica sabendo se a instituição financeira enviou mesmo as informações. Então, você consegue ver quais são as instituições envolvidas, o período de validade da sua autorização e a finalidade do compartilhamento.

O que eu posso compartilhar pelo open banking?

Muitas informações a seu respeito. Desde seu endereço, estado civil, renda, até tipos de produtos e serviços que você usa no seu banco, sua conta-corrente, saldo, limites que você usa e crédito. Você ainda pode informar dados sobre operações de câmbio, pagamentos, investimentos, seguros e previdência privada.

E se eu me arrepender?

Se você se arrepender de ter liberado seus dados no open banking, você pode voltar atrás na sua decisão. Tudo é feito pela internet mesmo.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Minoritários

Acionista minoritário é aquele que tem menos de 50% das ações de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Minoritários
Direto ao Ponto Balança Comercial

A diferença entre o valor adquirido com as exportações e o valor gasto com as importações em um país é chamado de balança comercial.…

Leia Mais Ir para: Balança Comercial
Direto ao Ponto Ifix

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) foi criado em 2012 pela B3 para mostrar o retorno médio dos fundos imobiliários.…

Leia Mais Ir para: Ifix
Direto ao Ponto Entenda quem é o mercado financeiro e o que ele tem a ver com a sua vida

Você já ouviu falar que o mercado ficou ansioso, preocupado e até irritado. Mas quem é ele? O que come, onde vive?…

Leia Mais Ir para: Entenda quem é o mercado financeiro e o que ele tem a ver com a sua vida
Direto ao Ponto O que é o COE? E por que o ativo passou de vilão a mocinho do mercado?

O Certificado de Operações Estruturadas mescla renda fixa com a variável…

Leia Mais Ir para: O que é o COE? E por que o ativo passou de vilão a mocinho do mercado?
Direto ao Ponto Letra de câmbio

Letra de câmbio (LC) é um título de renda fixa, que pode ter rentabilidade pré, pós-fixada ou híbrida e é emitida por financeiras, que usam o dinheiro para emprestar para outros clientes.…

Leia Mais Ir para: Letra de câmbio

Você também pode gostar
POR
Lucas Andrade 11 jul. 2024, 15:03
Chegada da Temu não ameaça operações do Mercado Livre no Brasil, indica Itaú BBA

Banco avalia que os fundamentos de longo prazo da companhia permanecem sólidos e inalterados

POR
Aluísio Alves 10 jul. 2024, 12:23
Lá vêm eles de novo: bancos abrem temporada de balanços do 2° trimestre

Para o Bofa, ritmo de expansão de lucros das empresas listadas dos EUA deve diminuir mas se disseminar entre os setores da economia

2 min.
POR
Daniel Fernandes 10 jul. 2024, 07:00
Nubank (ROXO34) vai divulgar seus resultados no próximo dia 13 de agosto; confira detalhes

Banco tem surpreendido o mercado e no primeiro semestre trouxe retorno de investimento superior aos seus pares

1 min.
POR
Redação IF 08 jul. 2024, 11:59
Preço alvo de R$ 52: BofA vê WEG (WEGE3) com otimismo e eleva recomendação neutra para compra

Analistas do banco norte-americano banco afirmam que múltiplo elevado das ações é justificado, dado o otimismo dos investidores com as perspectivas de crescimento futuro

POR
Redação IF 08 jul. 2024, 11:22
Bancos brasileiros elevam projeção de expansão do crédito este ano para 10%

De acordo com pesquisa da Febraban, a grande maioria dos participantes (85%) entendeu que a decisão Copom de interromper, de forma unânime, o ciclo de queda da taxa Selic foi adequada

3 min.
Clique e veja mais