Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.

O Ibovespa é um bom indicador de desempenho da Bolsa. Ele se assemelha a índices internacionais, como os americanos S&P500 e Dow Jones. Sua composição é reavaliada a cada quatro meses pela B3, responsável pelo índice, de modo a corresponder a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado local. São incluídas apenas ações e units. Porém, BDRs ficam de fora. Muitas pessoas acham que Bolsa e Ibovespa são a mesma coisa. Mas não cometa esse erro. O Ibovespa é o índice que mede o desempenho das principais ações da Bolsa.  

Como tudo começou 

O indicador surgiu da necessidade de uma métrica para se acompanhar o mercado de ações na década de 1960. Em 1967, seu embrião, chamado Índice Bolsa de Valores, foi criado na Bolsa do Rio de Janeiro, onde a maior parte das empresas era negociada. Baseado neste índice carioca, a Bolsa Valores de São Paulo criou o Ibovespa logo em seguida, em 1968. 

O índice que conhecemos hoje nasceu das 27 maiores empresas daquela época, como Banespa, Arno e Kibon. Para atribuir a pontuação, somou-se o valor de mercado destas companhias e igualou-se o valor a 100 pontos, que foram evoluindo conforme a valorização dos papéis. Ou seja, se o índice subisse 1%, iria para 101 pontos. 

Nova composição do Ibovespa: como funciona? O que cai? O que o investidor PF deve fazer qdo tem a mudança? Como é isso na Bolsa de NY?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Naquela época, a moeda do Brasil era o cruzeiro novo e, desde então, a divisa brasileira passou por seis mudanças e a inflação chegou às alturas. Para acompanhar a economia, o índice foi adaptado, mas a suas principais características seguem as mesmas. 

Os pontos do Ibovespa 

O índice tem como critério o retorno total das ações que ele congrega, refletindo assim as variações dos ativos, bem como a distribuição de proventos das empresas que as compõem, como dividendos e JCP (juros sobre capital próprio). A pontuação reflete o valor das empresas em seu portfólio. Hoje, um ponto corresponde a R$ 1. 

Empresas que compõem o índice 

O Ibovespa é reavaliado e pode ter sua composição alterada em três momentos no ano: janeiro, maio e setembro. É o que a B3 chama de “rebalanceamento”. 

Você sabia que é possível investir no Ibovespa? 

Pois é. Você consegue investir no índice através de produtos a ele indexados, como: 

  • ETF
  • Futuro de Ibovespa 
  • Futuro Mini de Ibovespa 
  • Opção sobre Ibovespa 
  • Operação Estruturada de Rolagem de Minicontrato de Ibovespa 
  • Operação Estruturada de Rolagem de Ibovespa 
  • Opção Flexível de Ibovespa 
  • Opção Flexível de BOVA11 

Mas calma. Não se impressione com esses nomes todos e siglas assustadoras. Aos poucos, e com a IF, você vai ver que é tudo muito simples! 


Você também pode gostar
POR
Redação IF 03 dez. 2024, 10:26
Hapvida (HAPV3) vai investir R$ 2 bilhões em expansão de sua rede própria até 2026

A operadora vai erguer dez novos hospitais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Belém e Campo Grande

POR
Aluísio Alves 03 dez. 2024, 07:00
Santander (SANB11): vale a pena investir de olho nos dividendos?

Analistas apostam no papel como uma tese de recuperação, mas cenário de juros altos preocupa com possível aumento da inadimplência

POR
Raphael Coraccini 02 dez. 2024, 18:36
Ambev lidera ganhos no Ibovespa em dia bom para algumas ações de consumo e frigoríficos

Ações em alta: Além da ABEV3, empresas como PETZ3 e MGLU3 também ficaram entre as melhores

POR
Lucas Andrade 02 dez. 2024, 09:46
BB aposta em Vale (VALE3) e JBS (JBSS3) na carteira de dividendos para dezembro

Petrobras (PETR4) e Taesa (TAEE11) também figuram no portfólio do banco focado na distribuição de proventos; confira a lista completa

POR
Daniel Fernandes 02 dez. 2024, 06:00
Semana começa com investidores de olho no pacote fiscal (ainda) e na divulgação do PIB

Confira mais informações sobre o que esperar do mercado nesta segunda-feira. Morning call resume o noticiário para você.

Clique e veja mais