Liquidez diária: 4 investimentos para você resgatar a qualquer momento

Com eles, é possível diversificar e ter uma reserva de emergência
Pontos-chave:
  • Resgatar o dinheiro com facilidade te salva em imprevistos
  • Tesouro Selic, CDBs e Fundos DI são algumas das opções mais populares

Ter uma carteira de investimentos balanceada inclui reservar uma parte do seu patrimônio para ativos com liquidez diária.

Afinal, a rentabilidade não deve ser o único item considerado no momento de investir.

Resgatar seu dinheiro com facilidade e em menos tempo pode te salvar em casos de imprevistos e gastos inesperados. 

“A liquidez nada mais é do que a facilidade que o investidor tem de acessar o seu recurso. O dinheiro pode ser resgatado em dias, meses ou até anos, dependendo da modalidade escolhida. É interessante ter uma reserva justamente para necessidades não planejadas. Se o investidor não se planeja, pode acabar resgatando dinheiro com prejuízo ou até mesmo se endividando”, explica Juliana Andrade, sócia e Head da Mesa de Renda Fixa da Quattro Investimentos.

Quais são o investimentos com liquidez diária?

Separamos 4 investimentos com liquidez diária. Isto é, para resgatar a qualquer momento:

Tesouro Direto

É o governo emite os títulos do Tesouro Direto para pessoas físicas. Eles são negociados 100% pela internet.

Neste tipo de investimento é oferecido a possibilidade de venda diária, resgate em D+1. Ou seja, apenas um dia útil.

“No caso desses títulos, é importante se atentar à chamada marcação a mercado: os títulos prefixados sofrem variação diária de preço, de acordo com as expectativas do mercado”, explica Luciana Maia Campos Machado, superintendente acadêmica da Faculdade Fipecafi e professora de Finanças.

A marcação a mercado não tem influência no rendimento no caso do Tesouro Selic. E é por isso que ele pode ser resgatado sem perdas.

“Neste caso, ele é vinculado às variações da taxa de juros básica da economia – que pode ser uma boa opção para o investidor pensar em liquidez diária e garantia de resgate sem perdas em uma situação emergencial”, ressalta Luciana. 

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são títulos de renda fixa oferecidos por instituições financeiras e que podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos.

“Os CDBs seguem a tendência da Taxa Selic. Assim, se um CDB oferece 100% do CDI, ele praticamente acompanha as variações de mercado da taxa básica da economia”, explica Luciana. 

Por isso, os CDBs com liquidez diária estão entre os investimentos mais indicados para quem quer investir com segurança.

Mas, é importante atentar aos prazos de vencimento e carência.

Nem todos os CDBs oferecem liquidez diária – alguns oferecem possibilidade de resgate somente no vencimento. 

Fundos DI

Os Fundos DI, ou fundos de Renda Fixa referenciados DI, podem oferecer liquidez diária e acompanham a rentabilidade do CDI.

A gestão é profissional, ou seja, a alocação de recursos fica a critério de um gestor, que direciona o investimento majoritariamente em renda fixa. 

“Diferente dos CDBs, essa modalidade de investimentos não é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito. Outro ponto de atenção para os Fundos DI é a tributação. Além da tabela regressiva, há o chamado “come-cotas“, que é um adiantamento do pagamento do IR que ocorre duas vezes ao ano”, ressalta Luciana. 

Contas remuneradas

Por fim, uma outra opção de investimento com liquidez diária são as contas digitais com ganhos acima da poupança.

Os rendimentos oferecidos pelas carteiras digitais se referem a um percentual do CDI.

Em muitas delas, o rendimento é automático.

“Com os bancos digitais, vemos muitos casos que remuneram 100% do CDI. Diria que esse é o mínimo que o investidor com esse perfil precisa buscar de rentabilidade”, ressalta Juliana.

Aprenda em 1 minuto: exemplos práticos de liquidez