D+0, D+1? Entenda essa sigla e o que ela tem a ver com seus investimentos

Esse código nada mais é do que os prazos de resgaste dos investimentos. Saiba mais no Glossário IF

Quando você compra um ativo tem uma descriminação que aparece como a letra D, de dia, e um número ao lado, que começa no zero e o céu é o limite.

Você pensa: ‘ué, mas que raios é isso?’, ou apenas ignora! Porém, é importante saber seu significado, até para ver se de fato faz sentido colocar seu dinheiro naquele investimento, com aquela condição.

Vamos logo pra explicação pra você não ficar perdido! É o seguinte, D+0, D+1, D+2, D+30 nada mais são do que os prazos de resgaste dos investimentos. Isso mesmo! A quantidade de dias úteis que o dinheiro leva pra cair na sua conta.

D+0, D+1: o que significa?

D+0 significa zero dias pro resgate, ou seja, cai na conta no mesmo dia em que a aplicação é encerrada; D+1 é o prazo de um dia útil pro dinheirinho aparecer no seu saldo; D+2, dois dias úteis; e assim por diante. Você também pode encontrar a sigla D+ para descrever o tempo de compensações bancárias e transferências, como TED ou DOC.

Ah mais uma curiosidade: aqui usamos o D para representar o Dia, em inglês, a letra D é substituída pela letra T, se referindo a “transaction”. No começo, a duração da transação era combinada entre o comprador e o vendedor do ativo, porque era tudo manual, com entrega do certificado em papel. Outro mundo, né? Aí veio a mudança nos preços dos ativos que exigiu uma transação mais dinâmica. Foi quando a primeira regra surgiu nos States, em 1975: prazo de 5 dias úteis pra liquidação do negócio.

Depois, em 93, o órgão regulador americano, por causa da internet, encurtou o prazo pra 3 dias úteis e, em 2017, caiu para 2 dias. Fora os que são imediatos, como a poupança, né? E vem cá: não queria ir embora sem falar sobre a liquidez rapidinho, porque ela tem tudo a ver com os Ds e os números.

Liquidez é exatamente a agilidade com que você pode resgatar seu dinheiro de um investimento. Quanto menos dias para compensação dos ativos, mais alta é a liquidez, ok?