CDB: como funciona um dos investimentos mais tradicionais do mercado

O CDB é a porta de entrada de quem quer abandonar a poupança e buscar mais rentabilidade. Saiba mais no vídeo do Glossário IF

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos títulos de renda fixa mais tradicionais do mercado. O CDB é a porta de entrada para os investimentos por quem quer abandonar a poupança e buscar opções mais rentáveis.

Ele funciona de uma forma muito simples. Lembra que os ativos de renda fixa são sempre um empréstimo? No Tesouro Direto você empresta dinheiro para o governo, debêntures para empresas, e o CDB para bancos! Negociar com dinheiro faz parte das operações do banco.

Você pega o seu dinheiro, faz um contrato com o banco. Esse acordo diz que você empresta para o banco, que, por sua vez, empresta para outras pessoas. Dali algum tempo, você terá esse dinheiro de volta, mas com parte dos juros que ele lucrar. Ou seja, você empresta o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele paga com juros no fim do período combinado. Assim funciona o CDB.

Como surgiu o CDB?

O investimento surgiu na década de 60, em Nova York, criado pelo First National City Bank of New York, hoje conhecido com Citibank. A ideia ao elaborar o CDB foi justamente facilitar e agilizar a captação de recursos pelos bancos.

Existem alguns tipos de CDB. Por exemplo, o prefixado, aquele em que o investidor sabe exatamente a remuneração que vai receber até o vencimento do papel. Ou seja, independente da taxa Selic ou da inflação, a rentabilidade será fixada e predeterminada.

Agora, se o CDB for pós-fixado, quer dizer que ele está atrelado a um indicador do mercado e dependerá da variação desse indicador até o seu vencimento. Se o índice subir muito, você se dá muito bem. Se for mais ou menos, você vai mais ou menos. Por fim, existe o CDB Híbrido, que junta as duas taxas, uma prefixada até o vencimento, e uma pós-fixada, que acompanha um índice como a inflação, por exemplo.

Quer saber mais sobre o CDB? Veja o vídeo!


Investir em quê? Encontre e compare investimentos de todo o mercado

Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação

Você também pode gostar
Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 07h47
Maior parte das ações na Bolsa acumula queda desde início de 2021

Das 100 ações do IBrX, 64 têm perda no período

Diogo Rodriguez Publicado em 16.maio.2022 às 17h04 Duração 1 min.
O que é investir? Basicamente, é emprestar dinheiro

A gente ouve falar muito em investimentos. Mas o que é investir? O que significa esse ato? Veja mais no Me Explica na IF

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 15h16
Estrangeiros já sacaram R$ 12,6 bilhões da Bolsa em maio

Movimento positivo no ano diminuiu para R$ 45,03 bilhões

Manhã Inteligente Publicado em 16.maio.2022 às 10h50
Greve no Banco Central, dados econômicos de Brasil e EUA, novo índice agro na B3

Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos