CDI
CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para quase todas as aplicações no Brasil.
O CDI é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. Seu custo é definido pela taxa DI, que é uma média das operações realizadas entre bancos e que acompanha a Selic, definida pelo Banco Central, com um desconto de 0,10 ponto percentual. O que chamamos de CDI, é, na verdade a taxa DI praticada entre bancos.
Como tudo começou
Ele foi criado na década de 1980 para ampliar a liquidez de bancos. Ele funciona como um CDB, só que na outra ponta do empréstimo para um banco está outro banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI que conhecemos como CDI e usamos como parâmetros para os investimentos.
Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações. Assim, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário e fechar o caixa de forma simples. No dia útil seguinte, há a compensação do CDI, com o empréstimo corrigido pela taxa DI.
Três fatos que você deve saber sobre o CDI
- Investimentos grudados no CDI
Entre os principais investimentos que acompanham a rentabilidade do CDI estão o CDB, a LC (Letra de Câmbio), o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário).
- Quanto vale o show?
O valor do título corresponde a uma taxa de juros (taxa DI), que muda de acordo com a Selic. Este juro, por sua vez, tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). O comitê se reúne a cada 45 dias para definir a Selic. Nesta reunião, a taxa pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país.
A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do CDI. A taxa de DI atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI.
O CDI mensal corresponde à média das taxas diárias do DI no mês. Para calcular o CDI mensal também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano.
- Pegue a calculadora
Para calcular o rendimento de um produto atrelado ao CDI basta multiplicar o percentual do CDI utilizado pela taxa DI. Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%.
Glossário
Investimentos
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…
Leia MaisLIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …
Leia MaisAcionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…
Leia MaisAlavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…
Leia MaisExchange é a plataforma digital onde você consegue comprar e vender suas criptomoedas e tokens. São corretoras que operam unicamente criptomoedas. …
Leia MaisVocê também pode gostar
Novas projeções para o PIB mostram expansão da economia entre 1,5% e 2% neste ano
Moeda americana cai pela terceira sessão consecutiva frente ao real
Atualmente, são 62 nomes - indivíduos ou famílias - do Brasil que seguem com fortunas acumuladas acima de US$ 1 bilhão
As ações do setor bancário lideraram os ganhos
Ambos eventos são aguardados pelo mercado financeiro
Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos
A casa tem recomendação de compra para as ações da companhia
Mapeamento revela as expectativas para 33 investimentos
Aval para emissões com incentivo fiscal bate recorde e outros R$ 13,8 bilhões já estão em análise
Custos altos travam o desenvolvimento de fazendas sustentáveis
Números refletem mudanças na metodologia de cálculo dos volumes nas ofertas